Os SUVs que mais ganharam ou perderam valor em um ano de pandemia

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização
Camila Torres
Por
02.04.2021 às 08:00
SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Levantamos os dez SUVs que mais valorizaram e desvalorizaram em um ano de pandemia do coronavírus no Brasil. Para calcular a desvalorização, consideramos o período de março de 2020 a março de 2021. 

O ranking dos dez SUVs mais valorizados é formado por apenas quatro marcas: Mercedes-Benz, Jeep, Lexus e Toyota. E assim como a fabricante japonesa dominou na lista geral de carros mais valorizados em 2020, o mesmo aconteceu na categoria de SUVs. Como se poderá notar, das quatro marcas, a mais acessível é a Toyota. 

O ranking de SUVs mais desvalorizados em um ano de pandemia é mais democrático, pois é formado por sete marcas distintas e modelos mais populares, com exceção do Volvo XC 90 T-8 Hybrid Excellence, que ocupa o terceiro lugar, com 15,39% de desvalorização. Em um ano, o modelo perdeu R$ 82.317 de valor.

O que é muito curioso, já que modelos híbridos e inclusive da Volvo apareceram no ranking geral de carros mais valorizados em 2020. Mas os pontos pitorescos não param por aqui, então só conferindo as listas completas para saber. Aprecie. 

Leia também: 5 verdades sobre carros em 2021 que deveriam ser piada de 1º de abril

10 SUVs com maior valorização em um ano de pandemia

O Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT é o SUV com maior valorização em um ano de pandemia. O mais interessante é que a segunda e terceira posições do ranking são ocupadas por outras versões do modelo, F-Sport Hybrid e Dynimic Hybrid, respectivamente. 

Na lista de carros mais valorizados em 2020, o Lexus UX-250h F-Sport também ocupa o segundo lugar. Mesmo em um cenário adverso, devido aos efeitos dramáticos que a Covid-19 provocou em um ano no Brasil, cada versão do UX-250 teve quase 18% de valorização.

Assim, quem comprou um Lexus UX-250h Luxury está com um carro R$ 34 mil mais valorizado na garagem hoje do que se decidisse revendê-lo um ano atrás. 

Voltando para o ranking dos SUVs, mais um Lexus aparece na lista. Trata-se do NX-300h Luxury Hybrid, que o ocupa a quinta posição. Ou seja, dos cinco SUVs mais valorizados no último ano, quatro são híbridos e da marca de luxo da Toyota. 

Curioso para saber de quem é o quarto lugar? De Toyota e de ecologicamente correto ele não tem nada. É o aventureiro Jeep Wrangler Sahara Overland, que inclusive volta a aparecer no top 10, na oitava posição, com a versão Sahara. 

Leia também: Os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020

A Mercedes-Benz também se destacou com três representantes entre os SUVs mais valorizados: GLC 220 (sexto lugar, com 15,18%), GLC 300 Coupé (sétimo, com 14,31%) e GLC-63 S AMG (décimo, com 13,66%). 

Mas quem realmente dominou o ranking foi a família japonesa Toyota-Lexus, visto que o RAV4 ocupou o nono lugar e fez a fabricante japonesa alcançar participação de 50% na lista de SUVs mais valorizados em um ano de pandemia. 

Leia também: Exclusivo: Chevrolet Tracker 2022, veja todos os preços e versões


10º Mercedes-Benz GLC-63 S AMG 4MATIC Coupé 4.0 Bi-TB V8

Valorização: 13,66%

Preço 0km março de 2020: R$ 599.720

Preço seminovo março de 2021: R$ 681.666 


Toyota RAV4 2.5 S 4x4 Hybrid AT

Valorização: 13,84%

Preço 0km março de 2020: R$ 176.962

Preço seminovo março de 2021: R$ 201.455


Jeep Wrangler Sahara 2.0 4x4 271 cv AT

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Valorização: 14%

Preço 0km março de 2020: R$ 269.100

Preço seminovo março de 2021: R$ 306.781 

Confira as melhores ofertas de SUV perto de você


Mercedes-Benz GLC 300 Coupé 4MATIC 2.0 TB AT

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Valorização: 14,31%

Preço 0km março de 2020: R$ 360.580

Preço seminovo março de 2021: R$ 412.189


Mercedes-Benz GLC 220 Diesel 2.0 4Matic Off-Road

Valorização: 15,18%

Preço 0km março de 2020: R$ 299.580

Preço seminovo março de 2021: R$ 345.049 


Lexus NX-300h Luxury Hybrid 2.5 AT 

Valorização: 15,51%

Preço 0km março de 2020: R$ 232.650

Preço seminovo março de 2021: R$ 268.745 

Confira as melhores ofertas de SUV perto de você


Jeep Wrangler Sahara Overland 2.0 4x4 AT

Valorização: 17,36%

Preço 0km março de 2020: R$ 283.540

Preço seminovo março de 2021: R$ 332.770


Lexus UX-250h Dynamic Hybrid 2.0 AT

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Valorização: 17,48%

Preço 0km março 2020: R$ 173.450

Preço seminovo março 2021: R$ 203.772 


Lexus UX-250h Hybrid F-Sport 2.0 AT

Valorização: 17,54%

Preço 0km março 2020: R$ 214.990

Preço seminovo março 2021: R$ 252.698

Confira as melhores ofertas de SUV perto de você 


Lexus UX-250h Luxury 2.0 Hybrid AT

Valorização: 17,56% 

Preço 0km março 2020: R$ 193.990

Preço seminovo março 2021: R$ 228.057


10 SUVs com maior desvalorização em um ano de pandemia

Apesar de uma maior diversidade de marcas na lista de SUVs mais desvalorizados, cinco das dez primeiras colocações são ocupadas por SUVs de marcas francesas. Isso mostra que o estigma sobre modelos vinculados ao país do iluminismo continua alto no Brasil. 

Outro ponto interessante é que, dos dez SUVs mais desvalorizados, seis passaram por atualização (facelift ou troca de geração) no período. Ou seja, a culpa não é apenas da marca ou do país dela, mas também da idade do projeto.

Por exemplo, as duas versões do Renault Duster e a única do Nissan Kicks são presentes na lista são das renovações pelas quais passaram. Já o Renault Captur aguarda uma reestilização visual com direito a motor turbo criado em parceria com a Mercedes-Benz nos próximos meses.

Há também o caso emblemático do Ford EcoSport, que saiu de linha no começo deste ano. Isso justifica as duas versões presentes na lista, ambas com uma desvalorização tão expressiva.

Em valores absolutos, o Peugeot 2008 Griffe (oitavo lugar) perdeu R$ 13.879 de valor em um ano, enquanto o Renault Captur Intense (sétimo) ficou R$ 12.593 mais barato e o Citroën C4 Cactus Feel (sexto lugar) teve R$ 11.387 de desvalorização.

Partindo para o top 5, encontramos o Jeep Renegade Longitude 1.8 AT, com quase 14% de desvalorização. Acima dele surgem as duas versões já citadas do EcoSport (-14,58% e -16,03%), mas as duas primeiras posições são ocupadas pelo Volvo XC90, como já foi citado acima, e pelo já extinto Renault Duster GoPro 4x4 2.0 Hi-Flex MT. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

O SUV campeão de desvalorização no Brasil em um ano de pandemia teve queda de 16,65% em seu valor de março de 2020 para março de 2021, o que em espécie significa uma desvalorização de R$ 14.551. Vale lembrar que estamos falando da geração anterior do modelo e de uma motorização (2.0 manual) já extinta na gama.

Uma dica para não perder tanto dinheiro por conta de desvalorização é ficar atento aos carros que vão sair de linha ou trocar de geração, pois são os que mais desvalorizam e esta lista comprova isso. Para ajudar nossos leitores, levantamos quais são os carros que estão ameaçados de morte em 2021.


10º Renault Duster GoPro 1.6 Flex AT

Desvalorização: -13,01%

Preço 0km março de 2020: R$ 82.293

Preço seminovo março de 2021: R$ 71.585


9º Nissan Kicks Special Ed. 1.6 16V Flex AT

Desvalorização: -13,07%

Preço 0km março de 2020: R$ 87.801

Preço seminovo março de 2021: R$ 76.326


8º Peugeot 2008 Griffe 1.6 Turbo Flex AT

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Desvalorização: -13,51%

Preço 0km março de 2020: R$ 102.707

Preço seminovo março de 2021: R$ 88.828

Leia também: 22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021


7º Renault Captur Intense 2.0 16V Flex AT

Desvalorização: -13,51%

Preço março de 2020: R$ 93.240

Preço março de 2021: R$ 80.647


6º Citroën C4 Cactus Feel 1.6 Flex AT

Desvalorização: -13,56%

Preço março de 2020: R$ 83.948

Preço março de 2021: R$ 72.561


5º Jeep Renegade Longitude 1.8 4x2 Flex AT 

Desvalorização: -13,93%

Preço março de 2020: R$ 103.690

Preço março de 2021: R$ 89.251 

Leia também: Cinco razões para pensar bem antes de comprar um SUV


4º Ford EcoSport 100 Anos 1.5 Flex AT

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Desvalorização: -14,58%

Preço março de 2020: R$ 82.432

Preço março de 2021: R$ 70.412 


3º Volvo XC 90 T-8 Hybrid Excellence 2.0

Desvalorização: -15,39%

Preço março 2020: R$ 534.950

Preço março de 2021: R$ 452.633 


2º Ford EcoSport STORM 2.0 4WD 16V Flex AT

Desvalorização: -16,03%

Preço março de 2020: R$ 101.619

Preço março de 2021: R$ 85.329 

Leia também: Qual versão do novo Renault Duster 2021 vale mais a pena?


1º Renault Duster GoPro 4x4 2.0 Hi-Flex Mec.

SUVs japoneses e híbridos são os mais valorizados, enquanto os franceses são os que mais sofrem com alta desvalorização

Valorização: -16,65%

Preço março de 2020: R$ 87.405

Preço março de 2021: R$ 72.854

Talvez você também se interesse:

10 Melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil 

Avaliação: Caoa Chery Tiggo 8 é mesmo a 8ª maravilha do mundo?

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hybrid é para rodar manso na cidade

Comentários