Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Os lançamentos da Volkswagen para o Brasil em 2026

Montadora alemã investirá em eletrificação buscando a ampliar a liderança e ganhando emplacamentos em outros segmentos
Por
03.01.2026 às 08:13
Compartilhe:

Mesmo com poucos dias, 2026 já começa com muitas expectativas no setor automotivo. Em 2025, algumas tendências foram antecipadas e servem como termômetro do que vem pela frente, com destaque para o avanço da eletrificação e a consolidação dos SUVs. Pensando nisso, a Volkswagen já prepara os seus lançamentos.

Depois de encerrar 2025 afirmando que todos os projetos fabricados no Brasil e no restante da América do Sul a partir de 2026 terão ao menos uma versão híbrida leve, plena ou híbrida plug-in, podemos esperar por muitas novidades importantes.

Você também pode se interessar por:

Atualmente, a Volkswagen é uma das poucas montadoras no cenário nacional que ainda não possui nenhum carro eletrificado à venda. Seus únicos elétricos disponíveis, ID.Buzz e ID.4, estão disponíveis apenas para assinatura. Mas isso mudará esse ano e a VW, enfim, entrará na corrida de híbridos.

Veja quais são os lançamentos da Volkswagen aguardados para 2026:

Volkswagen Tiguan

Divulgação/VW

Divulgação/VW

Além de confirmado para o Brasil em 2026 pelo CEO e presidente da VW Brasil, Ciro Possobom, o novo Tiguan já foi visto circulando em testes pelo país, já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), gabaritou o teste de colisão Latin NCAP e já estreou em mercados vizinhos, como Argentina.

Tudo indica que sua chegada ao Brasil está próxima e deve estar entre os primeiros lançamentos da Volkswagen em 2026.

Como já mencionado pela Mobiauto, a VW, aos poucos, reforça a hipótese de que a atual geração do Tiguan, vendida em versão única Allspace R-Line, está próxima de ser substituída. Já está em falta em algumas concessionárias e é oferecida com mais de R$ 50 mil de descontos no catálogo de ofertas.

O novo SUV chegará ao Brasil ainda importado do México, com o visual atualizado, que adota um design mais refinado e coerente com a nova assinatura da Volkswagen já presente no Volkswagen Tera. Com os faróis interligados por uma faixa preta preenchida por linhas cromadas que interligam as luzes ao logo central da marca. E a grade posicionada a parte, logo abaixo do conjunto óptico.

Falando sobre tamanho, o novo Tiguan se manterá como SUV médio, mas ficará ainda maior, mantendo apenas as medidas de 2,79 metros de entre-eixos e 1,66 m de altura. No comprimento, crescerá cinco milímetros, totalizando 4,77 m, e na largura ganhará dois milímetros, somando 1,85 m.

Ainda sem confirmações, o novo Tiguan deve chegar ao Brasil na configuração que comporta até sete ocupantes para não disputar mercado com o Taos.

Sob o capô, motorização não foi confirmada, mas há expectativa de a nova geração do SUV utilize o motor 2.0 TSI turbo de 265 cv de potência, semelhante ao do Golf GTI.

Volkswagen Amarok

Projeção IA/Copilot

Projeção IA/Copilot

Fruto da parceria com a montadora chinesa, SAIC, a nova Volkswagen Amarok será um produto exclusivo para o mercado latino-americano. Baseada na Maxus Terron T9, a nova picape média terá visual totalmente repaginado e deve estrear como o primeiro modelo híbrido da VW no país.

Sem abrir mão do lendário motor V6, ela deve ganhar um conjunto semelhante ao do novo Audi Q5 vendido na Europa, que foi apresentado com motor 3.0 V6 turbo a diesel combinado ao motor elétrico com sistema de 48V híbrido leve (MHEV).

No caso do SUV de quatro argolas, essa motorização rende 300 cv de potência e os mesmos 59,1 kgfm de torque. O motor elétrico tem 24 cv e 23 kgfm de torque, com possibilidade de recuperar 25 kW de energia durante as desacelerações. E espera-se que a nova VW Amarok receba o motor com a mesma calibração.

Além de ganhar novo visual e motor, a nova picape média ficará ainda maior. E ganhará 15 centímetros de comprimento, um milímetro de altura e 20 cm de entre-eixos, totalizando:

  • Comprimento: 5,50 metros
  • Altura: 1,86 metros
  • Entre-eixos: 3,30 metros

A única medida que será reduzida é a largura, que terá 1,95 metros e não mais 2 metros.

Volkswagen Nivus híbrido

Projeção IA/Copilot

Projeção IA/Copilot

Além da Amarok, a Volkswagen confirmou que terá um produto híbrido flex fabricado na unidade da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). E uma nova geração do Nivus é uma forte candidata.

Ainda sem confirmações oficiais da montadora, a apuração da Mobiauto atestou que o primeiro híbrido de fabricação nacional será produzido no Polo Automotivo de São Bernardo do Campo (SP) e terá plataforma MQB37 como base. Sabendo disso, o SUV cupê se encaixa nas características do projeto.

E o conjunto motor esperado é o propulsor 1.5 TSI Evo2, o mesmo utilizado pelo Golf GTE na Europa baseado na mesma arquitetura que Nivus. Aliado ao motor a combustão estará o sistema MHEV de 48V da Audi. Que não deve alterar potência e torque do conjunto motriz e apenas o auxiliará em momentos de necessidade como ultrapassagens e reduzirá o consumo de combustível.

Versões especiais

Como aguardadas em todos os anos, em 2026 a Volkswagen também deve lançar versões especiais dos carros.

Em 2025 a VW marcou presença em festivais com edições limitadas do Tera e Amarok, lançadas no The Town e Festa do Peão de Barretos, respectivamente. E o mesmo deve acontecer em 2026, com a montadora marcando presença na próxima edição do Rock In Rio e em outros eventos.

Além disso, podemos esperar pela chegada oficial do Taos, que foi apresentado em 2025, mas que ainda não chegou às lojas. Com visual renovado, o modelo quer reduzir a diferença de vendas para os líderes da categoria, Toyota Corolla Cross e Jeep Compass

Imagem abertura: IA/Copilot

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: