Os carros que vêm mantendo os preços sem ou quase sem aumento em 2021

Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum
Camila Torres
Por
29.04.2021 às 08:00
Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum

Depois de levantarmos os dez carros com maior alta de preço no começo de 2021, aproveitamos para apurar os dez modelos que tiveram os menores reajustes no valor nestes primeiros quatro meses do ano. 

Para realizar nosso estudo, reunimos os catálogos oficiais de preços de janeiro a abril de todos os modelos das oito marcas mais populares do mercado, como: Chevrolet, Fiat, Hyundai, Honda, Jeep, Renault, Toyota e Volkswagen.

Simule online o financiamento do carro dos seus sonhos

Durante a pesquisa, descobrimos também alguns modelos que, por incrível que pareça, não passaram por nenhum aumento. 

Entre os destaques estão carros voltados para o público PCD, tais como Honda Fit Personal CVT, Honda City Personal CVT, Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT e Chevrolet Tracker Turbo AT.

Porém, modelos mais caros também abrilhantam a lista de carros que ainda não sofreram reajuste no preço em 2021. Honda CR-V Touring 4WD CVT, Honda Accord Touring e Jeep Grand Cherokee Limited são alguns deles. 

É interessante notar que estes três últimos são importados, e provavelmente estão com as mesmas etiquetas de antes porque sua cota de importação é antiga, tendo chegado ao país em um outro cenário cambial. 

Com a alta do dólar em meio a crise mundial que estamos vivendo, carros importados vêm sofrendo aumentos ainda mais incisivos e a hora desses modelos deve chegar com a importação de novos lotes. 

De qualquer forma, no final da matéria você pode conferir a lista completa dos 13 carros que mantiveram seus valores congelados desde janeiro.

Agora vamos falar daqueles que tiveram os menores reajustes. Nesse ranking, o grande destaque foi para os modelos da Chevrolet, que marca presença com três modelos no top 10. Porém, os automóveis da GM que tiveram os reajustes menores são justamente os mais caros. Explicamos com detalhes abaixo, confira:

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Nove carros que quase não aumentaram o preço no começo de 2021

10. Renault Duster - 1,64%

Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum

A Renault deu uma segurada no valor da versão Intense 1.6 CVT do Duster. De janeiro a abril o reajuste foi de 1,64%. No início do ano o modelo custava R$ 97.490 e agora é ofertado por R$ 99.090. Em compensação a fabricante francesa pesou mais a mão na hora de precificar outras versões do modelo, com reajuste de 2,17% a 4,11%. 

Renault Duster Zen 1.6: R$ 82.990 - R$ 86.090

Renault Duster Zen 1.6 CVT: R$ 89.990 - R$ 93.690

Renault Duster Intense 1.6 CVT: R$ 97.490 - R$ 99.090

Renault Duster Iconic 1.6 CVT: R$ 101.490 - R$ 103.690

Leia também: Qual versão do novo Renault Duster 2021 vale mais a pena?


9. Hyundai Creta - 1,57%

Mais um SUV que teve um dos menores reajustes no preço nos primeiros quatro meses de 2021. A versão topo de linha do Hyundai Creta e a única com motor 2.0, foi a que menos sentiu impactos no preço, com um acréscimo de R$ 1.800. Todas as outras versões tiveram aumentos superior a 2%, chegando a quase 3% na versão de entrada.

Hyundai Creta 1.6 MT: R$ 78.990 - R$ 80.890

Hyundai Creta 1.6 AT: R$ 84.990 - R$ 87.490

Hyundai Creta 1.6 AT: R$ 95.990 - R$ 97.990

Hyundai Creta 1.6 AT: R$ 104.990 - R$ 107.190

Hyundai Creta 2.0 AT: R$ 114.990 - R$ 116.790

Leia também: Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo para chegar?


8. Jeep Wrangler – 1,44%

Eis aqui um modelo importado que não teve grandes reajustes motivados pela alta do dólar. O Jeep Wrangler na versão de entrada, a Sahara 2.0 Turbo AT8 4x4 2P teve aumento de 1,44%, o que equivale a R$ 5 mil a mais no valor do aventureiro Wrangler. A versão topo de linha teve acréscimo de 1,62%, já a intermediária de 4,04% ou R$ 15 mil.

Jeep Wrangler Sahara 2.0 Turbo AT8 4x4 2P: R$ 347.990 - R$ 352.990

Jeep Wrangler Sahara Unlimited Overland 2.0 Turbo AT8 4x4 4P: R$ 370.990 - R$ 385.990

Jeep Wrangler Rubicon 2.0 Turbo AT8 Turbo 4P: R$ 432.590 - R$ 439.590

Leia também: Jeep Wrangler Rubicon 392 V8 é tudo que o Renegade queria ser


7. Citroën C4 Cactus - 1,42%

Com apenas um modelo em linha, a Citroën ponderou no reajuste de preço. Por isso está aqui no sétimo lugar do nosso ranking. A versão com menor aumento 1.6 Feel Pack AT ainda do ano 2021. As outras configurações do SUV também não tiveram grandes variações, ficando entre 1,58% e 1,96%. 

C4 Cactus 1.6 Live Auto 21/21: R$ 94.990 - R$ 96.490

C4 Cactus 1.6 Feel Aut 21/21: R$ 101.990 - R$ 103.990 

C4 Cactus 1.6 Feel Pack Aut 21/21: R$ 105.990 - R$ 107.490

C4 Cactus 1.6 THP Shine Pack 21/21: R$ 120.990 - R$ 122.990

Leia também: Citroën enterra C3, Aircross e C4 Lounge, e vira marca de um carro só


6. Toyota Yaris Sedan - 1,33% 

Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum

O Toyota Yaris Sedan conseguiu um lugar entre os carros que menos aumentaram em 2021 graças à versão 1.5 CVT XLS Connect, cujo reajuste foi de 1,33%, agregando R$ 1.200 de valor ao produto. 

As versões XLS e XL Plus (1,35% a 1,42%) também tiveram reajustes que podem ser considerados baixos. Mas em compensação, o aumento da versão PCD foi de 14,57%.

Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XLS Connect:  R$ 96.090 - R$ 97.390 

Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XS Connect: R$ 89.990 - R$ 91.190

Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XL PLUS Connect:  R$ 84.690 - R$ 85.890

Toyota Yaris Sedan 1.5 CVT XL LIVE: R$ 69.990 - R$ 80.190

Leia também: Avaliação Toyota Yaris Sedan


5. Toyota Yaris Hatch - 1,08%

O hatch Yaris 1.5 XLS Connect CVT teve exatos R$ 1.000 de aumento de janeiro a abril. Foi o modelo da Toyota com o menor reajuste. Melhor que a versão 1.5 XLS Connect CVT só as configurações 1.5 S CVT e 1.3 XL Live MT, que sequer passaram por reajuste e ainda são ofertadas pelos mesmos valores com os quais abriram o ano. 

A versão 1.5 X-Way Connect CVT teve 1,31% de aumento, enquanto a 1.5 XS Connect CVT subiu 1,37%. Já a antiga versão PCD, a 1.3 XL Live CVT, foi a mais impactada no preço, subindo 10%. 

O mesmo se repete no Toyota Yaris sedan, que teve reajustes baixos em todas as versões, com exceção da PCD, que teve 14,57% de aumento. O motivo para isso: a Toyota simplesmente desencanou do teto de R$ 70.000.

Leia também: Enquanto Toyota Etios sai de linha, Yaris será renovado

Toyota Yaris Hatch 1.5 XLS Connect CVT: R$ 92.990 - R$ 93.990

Toyota Yaris Hatch 1.5 S CVT: R$ 89.990 - R$ 89.990

Toyota Yaris Hatch 1.5 X-WAY Connect CVT:  R$ 91.490 - R$ 92.690

Toyota Yaris Hatch 1.5 XS Connect CVT: R$ 87.490 - R$ 88.690

Toyota Yaris Hatch 1.5 XL PLUS CONNECT CVT: R$ 81.190 - R$ 82.290

Toyota Yaris Hatch 1.3 XL Live CVT: R$ 69.990 - R$ 76.990

Toyota Yaris Hatch 1.3 XL Live MT: R$ 68.490 - R$ 68.490

Leia também: Jeep Compass 2022: todas as versões, preços e itens de série


4. Chevrolet Montana LS - 1,04% 

Em linha somente com uma versão, a picape Chevrolet Montana teve 1,04% de aumento de janeiro a abril, indo de R$ 77.980 para R$ 78.790.  É interessante notar que, mesmo há quase dez anos sem mudanças significativas, a versão LS da Montana está mais cara que a nova Fiat Strada Cabine Plus Endurance 1.4, ofertada por R$ 72.590.

Leia também: 12 carros que estão ameaçados de morte em 2021


3. VW Jetta Comfortline - 1,01%

Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum

As duas versões do Volkswagen Jetta tiveram 1,01% de aumento de janeiro a abril. A configuração de entrada, 250 TSI, passou de R$ 136.340 para R$ 137.720. Já a R-Line 250 TSI foi de R$ 144.270 para R$ 145.720. Trata-se do menor reajuste na linha Volkswagen. 

Curiosamente, o maior aumento dos modelos da marca também pertence a um sedan, o pequenino Voyage, na versão 1.6 MT, cujo valor saltou 8,90% ou R$ 6.170, indo de R$ 69.350 em janeiro para R$ 75.520 em abril.

Leia também: Nem T-Cross nem Tiguan: VW Taos ameaça mesmo é o Jetta


2. Chevrolet Camaro - 0,5% 

Como se pode perceber, a maioria dos modelos que a Chevrolet escolheu para os reajustes mais brandos é formada pelos carros mais caros da marca, incluindo aí o cultuado Camaro. 

O reajuste de 0,5% no Camaro Coupè significou R$ 2.000 a mais na etiqueta. Já a configuração conversível, com alta de 0,51%, encareceu R$ 2.300 na prática. 

Chevrolet Camaro Coupe: R$ 401.000 - R$ 403.000

Chevrolet Camaro Conversível: R$ 449.000 - R$ 451.300 

Ao mesmo tempo, o Chevrolet Joy Plus, um dos carros mais baratos da fabricante em nosso mercado, teve um reajuste de 9,97% no período, o que elevou o valor do sedan em R$ 6.240. Apenas pela curiosidade... 

Leia também: Os carros que mais aumentaram o preço no começo de 2021


1. Chevrolet S10 - 0,5% 

Acredite: há modelos que vêm passando o ano praticamente sem reajuste. Veja dez cujos valores subiram muito pouco e outros 13 que não tiveram reajuste nenhum

Das nove versões da picape em linha, oito tiveram alta de 0,5% e somente a configuração LS Cabine Simples 4×4 teve uma variação de 0,51%. Em valores absolutos, os aumentos ficaram entre R$ 750 e R$ 1.170. Veja abaixo a comparação de preços de janeiro e abril.

Chevrolet S10 Advantage Cabine Dupla Flex MT: R$ 150.090 -R$ 150.840

Chevrolet S10 LT Cabine Dupla Flex 4×2 AT: R$ 169.890 - R$ 170.740

Chevrolet S10 LTZ Cabine Dupla Flex 4×2 AT: R$ 175.590 - R$ 176.470

Chevrolet S10 LTZ Cabine Dupla Flex 4×4: R$ 187.490 - R$ 188.430

Chevrolet S10 LS Cabine Simples 4×4: R$ 182.790 - R$ 183.720

Chevrolet S10 LS Cabine Dupla Diesel 4×4: R$ 184.990 - R$ 185.920

Chevrolet S10 LT Cabine Dupla Diesel 4×4: R$ 204.990 - R$ 206.020

Chevrolet S10 LTZ Cabine Dupla Diesel 4×4: R$ 225.290 - R$ 226.420

Chevrolet S10 High Country Cabine Dupla Diesel 4×4: R$ 233.190 - R$ 234.360

Leia também: Avaliação: Chevrolet S10 2021 é mais marrenta, mas tem valentia?


13 carros que não sofreram reajuste nenhum em 2021 (ainda)

  1. Honda FIT Personal CVT: R$ 68.190
  2. Honda CITY Personal CVT: R$ 68.190
  3. Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo AT: R$ 68.390
  4. Toyota Yaris Hatch 1.3 XL Live MT: R$ 68.490
  5. Chevrolet Tracker Turbo AT (PCD): R$ 70.000
  6. Peugeot 2008 Allure 1.6 AT: R$ 84.990
  7. Toyota Yaris Hatch 1.5 S CVT: R$ 89.990
  8. Peugeot 2008 Allure Pack 1.6 AT: R$ 96.990
  9. Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP AT: R$ 116.490
  10. Chevrolet Equinox Premier 1.5: R$ 178.900
  11. Honda CR-V Touring 4WD CVT: R$ 239.900
  12. Honda ACCORD Touring AT: R$ 257.900
  13. Jeep Grand Cherokee Limited 3.0 V6 Turbo Diesel AT8 4P: R$ 389.990

Talvez você também se interesse: 

Os carros que mais aumentaram o preço no começo de 2021
Os SUVs que mais ganharam ou perderam valor em um ano de pandemia
Estes são os últimos SUVs abaixo de R$ 100 mil
13 Carros que inacreditavelmente já estão custando R$ 100 mil
Quando vale a pena ter uma picape?

Comentários