Os carros que saíram de linha em 2023

Chevrolet Cruze, Renault Captur, VW Voyage e Peugeot 2008 são alguns dos modelos
Diego Dias
Por
14.12.2023 às 12:10
Chevrolet Cruze, Renault Captur, VW Voyage e Peugeot 2008 são alguns dos modelos

Mais um ano vai se encerrando e aqui vai a tradicional lista de carros que deram adeus ao mercado ou que ainda dão os últimos respiros no Brasil, já que tem carro que terá sua produção encerrada no último mês do ano. Nesta seleção vamos abordar os carros mais populares que tiveram ao longo de sua passagem um volume considerável, mas também alguns outros exclusivos.

A lista agrega desde carros hatches compactos, passando por sedans médios, SUVs compactos e até mesmo esportivos e roadsters. Os motivos para a saída de veículos do mercado desta lista são variados e passam por fim de ciclo de vida de uma geração ou mesmo um fim definitivo, enquanto outros veículos sairão de linha para abrir espaço para um novo modelo.

Você também pode se interessar por:

Confira abaixo a lista dos carros que já deram ou darão adeus ao mercado automotivo em 2023.

Chevrolet Cruze e Cruze Sport6 – dezembro

Sem dúvidas os carros que causam menos impacto ao sair de linha são os Chevrolet Cruze e Cruze Sport6. Mas isso ocorre não por falta de importância no mercado, mas sim porque ambos tiveram sua aposentadoria anunciada ainda no começo deste ano pela montadora. Ambos terão sua produção encerrada na fábrica de Santa Fe, na Argentina, agora em dezembro.

Com isso, o segmento de hatches médios praticamente acabará no Brasil, pois restará apenas carros premium como Audi A3 e Mercedes-Benz Classe A. Já o fim do Cruze traduz a recessão da categoria de sedans médios, que será ainda mais dominado pelo Toyota Corolla.

Chevrolet Bolt e Bolt EUV - dezembro

Ainda dentro da Chevrolet, temos outra dupla que dará adeus. Tanto o Bolt quanto o Bolt EUV têm sua despedida marcada desde o lançamento, pois a empresa garantiu que apenas um lote de 200 carros seria comercializado no Brasil.

Isso porque os dois carros elétricos da GM terão sua produção encerrada neste ano, assim abrirão espaço para Equinox EV e Blazer EV no futuro. A questão é que, desde o início, ambos desembarcaram com preço alto e ficaram menos competitivos com a chegada dos chineses.

Chevrolet Camaro – dezembro

O icônico muscle car da Chevrolet terá suas últimas unidades fabricadas neste mês nos Estados Unidos. Vendido nesta sexta geração no Brasil desde 2018, o Chevrolet Camaro selará a sua despedida no país depois de cinco anos e uma reestilização nesse período. Mas isso não acontecerá sem uma versão especial, que será lançada no Brasil e que foi confirmada para surgir no próximo dia 17 na Stock Car.

Além do motor V8 6.2 de 461 cv e 62,9 kgfm de torque, o chamado Camaro Collection terá pintura preta com faixas cinza no capô e porta-malas e interior com a mesma tonalidade nos bancos. Com isso temos o fim para o esportivo americano V8 e para uma das maiores rivalidades da indústria com o Mustang – que segue vivo.

Jaguar F-Type

Não tão lembrado quanto outros carros dessa lista, o Jaguar F-Type também será outro que vai pendurar as chuteiras. Com isso o esportivo britânico será o último com motor a combustão da marca, pois a empresa contará apenas com carros elétricos a partir de 2025.

O esportivo se despedirá como F-Type 75, sendo que apenas 12 unidades foram destinadas ao Brasil ao custo de R$ 612.977 cada. Debaixo do capô tem o 2.0 turbo de 300 cv, enquanto os detalhes especiais ficaram para a pintura verde Giola Green, interior marrom e rodas aro 20.

Kia Cerato – agosto

Sem muita expressividade no mercado de sedans médios desde aquela que fez sucesso até meados de 2013, o Kia Cerato saiu de linha no final do primeiro semestre. A última geração do modelo três volumes tinha sido lançada no mercado nacional em 2019, mas acabou não decolando nas vendas, nem mesmo nos anos seguintes. Com isso acabou esquecido e em 2023 o Kia Cerato emplacou somente 16 carros, número baixíssimo para um veículo dessa categoria.

Peugeot 2008 – dezembro

Vendido no país desde 2015, o Peugeot 2008 finalmente vai dar adeus após 8 anos de serviços prestados, motores 1.6 aspirado e 1.6 turbo THP. Mas o encerramento da produção neste mês da primeira geração do SUV compacto acontece por um bom motivo: vem aí a nova geração do 2008, que será feita a partir de 2024 na Argentina, trazendo o novo visual da variante comercializada na Europa, algo que antecipamos no final de outubro.

Renault Stepway e Logan – dezembro

Com bons anos nas costas e baixo número de vendas, não é muito segredo que em breve o Renault Stepway e Logan darão adeus. Apesar de terem prestados bons serviços ao longo desses anos e ajudarem a marca trilhar um bom caminho no mercado nacional, sobretudo o sedan, ambos deixarão a linha de montagem da fábrica de São José dos Pinhais (PR) para dar lugar ao novo Renault Kardian, SUV compacto que chegará nas lojas a partir de março e que será muito estratégico para a empresa conquistar mais mercado no país.

Renault Captur – outubro

Com fim melancólico, o Renault Captur saiu definitivamente de linha em outubro deste ano após sucessivos meses de quedas nas vendas. O SUV compacto da marca francesa nunca foi sucesso de vendas em terras tupiniquins, já que teve à sua sombra uma concorrência forte e também o irmão de plataforma Duster – que sempre teve mais tradição e racionalidade em sua proposta. Para se ter ideia de como o utilitário acabou esquecido com o tempo, vendeu somente 304 unidades ao longo de todo 2023.

VW Voyage e Gol – fevereiro e maio

Apesar da produção do Gol ter sido encerrada em dezembro de 2022, muitas unidades do hatch permaneceram em estoque. Assim que esse montante foi todo vendido, a Volkswagen tirou do seu catálogo no site o Gol de linha, o que aconteceu em maio. Já o Voyage parou de ser fabricado em fevereiro, mas também teve alguns veículos comercializados, com 2.074 carros emplacados até novembro (o Gol teve 3.025). Assim, definitivamente, ambos passarão o bastão para Polo e Virtus.

Comentários