Os 17 carros chineses que chegarão ao Brasil em 2024

Depois do sucesso puxado pelo BYD Dolphin, 2024 deve ficar marcado pela chegada de outras fabricantes chinesas ao mercado nacional
Vinicius Moreira
Por
29.04.2024 às 17:42
Depois do sucesso puxado pelo BYD Dolphin, 2024 deve ficar marcado pela chegada de outras fabricantes chinesas ao mercado nacional

Recentemente, a BYD lançou o tão aguardado Dolphin Mini no Brasil. Há pouco, a montadora chinesa também trouxe o BYD Tan, um SUV premium de sete lugares para brigar com Mercedes-Benz, Audi e BMW. Esse movimento de atuar em mercados tão distantes aponta para um cenário que vai muito além da montadora chinesa.

Esse ano deve ficar marcado, não só pela chegada, como o lançamento de diversas marcas e modelos chineses no Brasil. Além de BYD e GWM, outras marcas como Jaecoo e Omoda prometem fazer sua estreia no mercado automotivo nacional.

Você também pode se interessar por:

Dessa forma, listamos alguns modelos que tiveram sua chegada confirmada, inclusive para esse primeiro semestre, além de outros que virão ou estão cogitados para a segunda metade de 2024.

Volvo

Volvo EX30

Você deve estar se perguntando o que uma montadora de origem escandinava (Suécia) está no início desta lista. Mas a Volvo agora pertence ao grupo chinês Gelly, mesmo conglomerado que vai trazer a Zeeker para cá.

Dito isso, o Volvo EX30 foi apresentado ainda ano passado no Brasil. Posicionado para ser o modelo mais em conta da marca, o SUV elétrico deverá ser lançado em maio deste ano, conforme apurado com concessionários.

São duas configurações de bateria, uma com 51 KWh e a outra com 69 KWh, o que oferece até 250 km e 338 km de autonomia, já no ciclo do Inmetro. Ambas possuem 271 cv de potência e 35 kgfm de torque, além de uma velocidade máxima de até 180 km/h.

Volvo EX90

Com seu lançamento adiado para este ano, o Volvo EX90 vai chegar como o topo da gama elétrica da montadora. O SUV vai se juntar ao já vendidos aqui XC40 e C40, ambos elétricos também.

A motorização do elétrico vai oferecer 517 cv de potência e 92,8 kgfm de torque, pois o SUV possui dois motores elétrico, um posicionado em cada eixo, o que garante tração integral. No ciclo WLTP, o EX90 te até 600 km de autonomia por conta do conjunto de baterias de 111 KWh.

BYD

BYD King

O sedan híbrido plug-in será o próximo lançamento da montadora chinesa no Brasil. Em conversa com a Mobiauto, o supervisor de Marketing de Produto da BYD, Natan Baranauskas, confirmou que o King chegará ainda nesse primeiro semestre.

Por aqui, o modelo chinês quer medir forças com o Toyota Corolla no segmento de híbridos. Ainda sem medições no ciclo do Inmetro, lá fora, o sedan faz até 26 km/l e possui uma autonomia de até 1.200 km.

BYD Song Pro

Também confirmado para o primeiro semestre à Mobiauto, o BYD Song Pro é um SUV médio do porte de Corolla Cross e Jeep Compass. O modelo chega para reforçar o catálogo da montadora chinesa ao lado do já presente por aqui Song Plus.

Para o Brasil, o SUV deverá ter um conjunto híbrido plug-in equipado com um motor 1.5 aspirado, combinado com outro motor elétrico. Ambos rendem 197 cv de potência.

BYD Shark

A picape elétrica da BYD pode mexer com o segmento aqui no Brasil. Batizada de Shark, a picape tem previsão de lançamento para o próximo mês de maio, no México, e deve chegar ao Brasil no fim deste ano ou mais tardar começo de 2025.

O que mais chama atenção na picape são seus dados de potência. Ainda sem a confirmação da montadora, o mais provável é que a Shark venha equipada com motor 1.5 térmico, que vai atuar com outros dois motores elétricos. Ambos rendem 480 cv de potência combinada.

GWM

GWM Haval H4 

A Mobiauto já tinha confirmado que o Haval H4 será produzido pela GWM na planta de Iracemápolis (SP). O que ainda não está certo é quando o SUV será lançado por aqui. Existem chances de que o modelo chegue ainda este ano, mas o mais provável é 2025.

Inspirado no Jolion, o Haval H4 possui a mesma plataforma LMN do irmão Haval H6. Outra semelhança que pode ser replicada por aqui é o trem de força. Combinando o motor 1.5 a um motor elétrico, o SUV tem 243 cv de potência e até 54 kgfm de torque. O conjunto tem uma transmissão automatizada de dupla embreagem.

GWM Tank 400

Primeiro da linha Tank previsto para chegar ao Brasil, o SUV híbrido com cara de jipe tem mais em comum com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Ambos são derivados das picapes Poer, Chevrolet S10 e Toyota Hilux, respectivamente.

Com visual carregado de linhas bem demarcadas e formas mais angulosas, o Tank 400 é um híbrido plug-in. Seu conjunto motriz é composto por um motor 2.0 de 16v, que rende 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Outros dois motores elétricos entregam 163 cv. Combinados oferecem 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque.

GWM Wey 05

A linha Wey da GWM atua como marca do grupo GWM fora do Brasil, mas como aqui a dinâmica é diferente, o Wey 05 fará parte da linha da montadora chinesa dedicada ao segmento premium.

Conforme publicado pelo jornalista Guilherme Fontana, da Revista Quatro Rodas, o Wey 05 deve fazer sua estreia em terras brasileiras ainda este ano ou no começo de 2025.

JAC

JAC Hunter

O segmento de picapes médias é mais um nicho no radar da JAC Motors. Exemplo disso é que Sérgio Habib, presidente da SHC Motors, represente da JAC no Brasil, confirmou à Mobiauto a chegada da picape Hunter entre julho e agosto desse ano. O modelo terá versões a diesel e elétrica.

JAC QX

Assim como a BYD e a GWM, a Jac Motors também vai mirar o segmento de híbridos no Brasil. O modelo escolhido da marca para marcar presença é o JAC QX, um SUV híbrido que chegará para medir forças com o GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

Em flagra da Mobiauto, o SUV foi visto já sem camuflagem, ou seja, em fase final de testagem. O SUV combina um motor 1.5 aspirado de 110 cv e 13,5 kgfm de torque a propulsores elétricos que rendem 204 cv e 30,6 kgfm de torque. Outro dado que chamou atenção é o consumo do JAC Qx, que é de 75,2 km/l. Ele pode rodar 120 km no modo elétrico graças a baterias de 21,68 kWh.

JAC Yiwei 3

Já lançado na China, o JAC Yimei 3 deve chegar em breve ao Brasil. O modelo que vem para brigar com GWM Ora 03 e BYD Dolphin tem até 330 km de autonomia, isso no ciclo de medição chinês. A marca chinesa ainda não confirmou qual trem de força vai equipar o hatch elétrico.

Zeekr

Zeekr 001

Aproveitando a onda de crescimento nas vendas de chineses no Brasil, a Zeekr deve chegar ao Brasil em breve. Seu primeiro lançamento tem tudo para ser ainda este ano com o Zeekr 001, um SUV elétrico cupê posicionado no mercado de luxo. A informação foi divulgada pela Revista Quatro Rodas ainda em 2023.

O nome da marca até pode soar distante, mas a montadora pertence ao grupo chinês Gelly, que também é dona da Volvo. O 001 inclusive já foi flagrado em testes pelo Brasil.

Na versão mais básica, o SUV é equipado com um motor elétrico que rende 272 cv de potência. Nas outras duas, são 543 cv de potência com dois motores elétrico um em cada eixo atuando combinados. A diferença entre as três versões está na autonomia, com 620 km, 585 km e 594 km respectivamente.

Zeekr X

Cotado para ser o primeiro produto da Zeekr no Brasil, o 001 deverá ter a companhia de outro modelo, o Zeekr X. Com um posicionamento voltado para brigar com Mercedes-Benz, BMW e Porsche, o Zeekr X tem em sua versão básica um motor elétrico posicionado na parte de trás o veículo. Ou seja, o SUV tem tração traseira e oferece 272 cv de potência.

Já na segunda configuração, para versões superiores, o SUV recebe outro motor na dianteira, o que rende 428 cv de potência combinados. Em termos de autonomia, o Zeekr X permite até 446 km de autonomia, isso no ciclo WLTP.

Omoda

Omoda C5

Apesar de também pertencer ao grupo Chery, a Omoda chega ao Brasil sem qualquer tipo de vínculo com o grupo Caoa. Um dos modelos que a montadora vai trazer ao país é o Omoda C5.

Diferente da configuração vendida na China, o SUV cupê deve ser vendido aqui com o motor 1.6 TGDi a gasolina com 187 cv de potência e 28 kgfm de torque, que vai atuar com motor elétrico composto por sistema de 48 v. Esse conjunto caracteriza o C5 como um híbrido leve.

Omoda 5 EV

Já no Brasil, inclusive com avaliação feita pela Mobiauto, o Omoda 5 EV é uma certeza de lançamento para este ano. No entanto, a Omoda ainda confirmou qual motorização elétrica vai equipar o SUV que será vendido por aqui.

Mas o SUV poderá ter duas opções de propulsores. A primeira possui 204 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, enquanto a segunda tem 224 cv de potência e 40,7 kgfm. Vale lembrar que o modelo testado pela Mobiauto estava equipado com a última motorização citada.

Jaecoo

Jaecoo j7

Ao melhor estilo jipe, o Jaecoo J7 é um SUV híbrido que pretende medir forças com os já bem-posicionados no Brasil GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

A marca chinesa ainda não confirmou qual motorização híbrida vai equipar o SUV. Na China, ele é equipado com motor 1.6 turbo e mais dois motores elétricos. Combinados, essas usinas rendem 197 cv de potência. São 1.200 km de autonomia e 100 km apenas no modo elétrico.

Jaecoo J9

Diferente do J7, o Jeacoo J9 é um SUV com dimensões de grande porte para levar até sete pessoas. São 4,82 metros de comprimento e 2,82 m de entre-eixos, maior que um Jeep Compass e bem próximo de um Tiggo 9.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários