Os 10 SUVs zero-quilômetro mais baratos do Brasil em 2023

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000
Camila Torres
Por
01.03.2023 às 19:46
Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Queridinhos dos brasileiros, os SUVs sempre marcam presença entre os carros mais vendidos do Brasil. Com visual mais robusto, posição de dirigir mais alta e bom espaço interno, esse tipo de veículo fisgou o consumidor brasileiro. O problema é o preço, já que é mais caro que hatches e sedans de mesmo porte.

Há opções para diversos gostos. Desde os mais compactos, como o Fiat Pulse e o VW Nivus, até os mais espaços e com porta-malas generosos, como Renault Duster e Hyundai Creta. Tem ainda aqueles mais potentes como o T-Cross que tem 128 cv, e os mais econômicos, como o Fiat Pulse em sua versão mais básica e com câmbio manual.

Talvez você também se interesse:

10 Carros mais baratos do Brasil em 2023
10 carros que ficaram mais baratos de 2022 para 2023 (acredite!)
Os SUVS mais econômicos do Brasil para rodar na cidade
SUVs compactos com maiores e menores porta-malas do mercado

Com o segmento em ascensão, todas as marcas generalistas já têm um SUV para chamar de seu e tentar abocanhar uma fatia das concorridas vendas. Pensando em quem sonha em comprar seu primeiro SUV zero-quilômetro, Mobiauto listou os modelos mais baratos (ou menos caros) da categoria, com valores que vão de R$ 98.990 a R$ 128.290.

Vale lembrar que os SUVs estão listados do maior para o menor valor - considerando os preços oficiais das marcas divulgados nesta quarta-feira (01/03). Agora é só escolher qual deles merece um lugar na sua garagem.


10 SUVs mais baratos do Brasil 

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

10. Hyundai Creta Comfort 1.0 TGDi AT

Preço: R$ 128.290

O Hyundai Creta tem um perfil mais ousado e até polêmico, com elementos futuristas nos faróis e lanternas. Das opções desta lista, ele é um dos que oferece espaço interno mais avantajado, lista de itens série honesta e desempenho satisfatório. Infelizmente ele cobra um pouco mais que os outros para entregar isso. 

Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm / 0 a 100 km/h em 11,5 segundos / Velocidade máxima: 180 km/h

Principais itens de série: seis airbags, freio a disco nas quatro rodas, faróis com projetor, DRL em LED, central multimídia, câmera de ré, rodas de liga leve aro 16, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade cruzeiro com limitador de velocidade.

Leia também: Avaliação: Hyundai Creta é mais racional com motor do HB20 do que o 2.0


9. VW Nivus Comfortline

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 125.890

Derivado do irmão VW Polo, o Nivus é uma boa opção para os indecisos que ficam entre um hatch e um SUV. O seu porte é bem compacto por isso é uma boa pedida para famílias menores. A lista de itens de série é generosa, entregando itens como ACC desde a versão de entrada, mas o acabamento ainda lembra muito um carro de proposta mais simples. Vale ressaltar que seu desempenho é um dos mais interessantes nessa faixa de preço. 

Desempenho: 116/128 a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 9,9 segundos / Velocidade máxima: 189 km/h

Principais itens de série: ACC, sistema autônomo de frenagem de emergência, seis airbags, câmera de ré, carregamento do celular por indução, faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada e lanternas em LED, rodas de liga leve aro 16, star & stop, aletas atrás do volante para trocas de marcha. 

Leia também: VW Nivus 2023: tudo sobre versões, equipamentos e preços do SUV cupê


8. Peugeot 2008 Allure 1.6 AT

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 117.990

O Peugeot 2008 sempre marca presença entre os SUVs mais baratos. Porém, ele nunca esteve entre os mais vendidos. Acontece que o modelo tem perdido apelo com o passar do tempo por causa do visual defasado e a lista de equipamentos mais simples diante dos concorrentes. 

Ele compensa um pouco com seu espaço interno bem acertado e um desempenho agradável para o dia a dia na cidade. 

Desempenho: 113/120 cv a 6.000 rpm e 15,7 a 15,4 kgfm de torque a 4.500 rpm / 0 a 100 km/h em 14 segundos / Velocidade máxima: 186 km/h 

Principais itens de série: dois airbags, central multimídia, ar-condicionado, piloto automático, câmera de ré e faróis de neblina.

Leia também: Avaliação: Peugeot 2008 possui bom custo benefício?


7. VW T-Cross 200 TSI

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 116.550

O VW T-Cross agrada em vários quesitos. Tem um visual mais contido que faz sucesso com consumidores mais conservadores e bom espaço interno, apesar de ficar devendo em porta-malas. A lista de itens de série é honesta e, assim como o Nivus, tem como principal arma contra os rivais o desempenho do motor 200 TSI. 

Desempenho: 116/128 a 5.500 rpm e 20,4 kgfm de torque entre 2.000 e 3.500 rpm / 0 a 100 km/h em 10,1 segundos / Velocidade máxima: 187 km/h

Principais itens de série: quatro airbags, alerta de não colocação do cinto de segurança para os ocupantes dianteiros, luz de condução diurna em LED e lanternas em LED, sensor de estacionamento traseiro e start & stop.

Leia também: VW T-Cross 2024: entenda tudo que vai mudar na linha do SUV


6. Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 113.490 

O Chevrolet Tracker é um dos SUVs com lista de equipamentos mais completa entre os mais baratos do Brasil, mesmo na versão de entrada - basta comparar com os outros modelos aqui listados para constatar. Como referência, o espaço interno dele está entre o que um Nivus e um T-Cross oferecem, o que é um bom tamanho. De forma geral, o Tracker é bem acertado desde o acabamento até o desempenho, além de ser econômico. 

Desempenho: 116 cv a @5500 e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm / 0 a 100 km/h em 10,5 segundos / Velocidade máxima: 177 km/h

Principais itens de série: seis airbags, alarme antifurto, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro, cintos de segurança do motorista com ajuste de altura, faróis dianteiros tipo projetor, roda de aço aro 16" com calotas integrais, ar-condicionado, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, partida sem chave, controlador de velocidade cruzeiro, central multimídia.

Leia também: Chevrolet Tracker: por que ele é o SUV mais vendido do Brasil?


5. Hyundai Creta Action 1.6 MT (antigo)

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 112.690

Esse daqui é o Hyundai Creta antigo, antes de o modelo receber a renovação visual controversa. O visual está desatualizado para o nosso mercado e sua lista de itens de série é bem suscinta, oferecendo o básico para a categoria, Mas tem dois trunfos: seu visual agrada consumidores mais tradicionais que não engoliram o design arrojado da nova geração e ainda tem um desempenho mais esperto que o motor 1.0 turbo usado na linha atual. 

Desempenho: 123/130 a 6.000 rpm e 16/16,5 kgfm de torque a 4.500 rpm / 0 a 100 km/h em 12 segundos / Velocidade máxima: 172 km/h

Principais itens de série: rodas de liga leve aro 16, start & stop, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus e frenagem autônoma de emergência. 

Leia também: O Hyundai Creta antigo vale a pena?


4. Nissan Kicks Active 1.6 CVT

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 110.990

O Nissan Kicks tá na média, sendo uma opção para quem procura algo entre um Fiat Pulse e um Renault Duster. Na cidade, o seu desempenho agrada, assim como seu nível de conforto ao dirigir. O visual é para consumidores mais conservadores, mas sem perder a modernidade. Por fim, a lista de itens de série estaria dentro do esperado para um SUV de entrada se não ficasse devendo a central multimídia e câmera de ré.

Desempenho: 110/113 cv a 5.600 rpm e 15,2 e 15,3 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,8 segundos / Velocidade máxima: 175 km/h

Principais itens de série: seis airbags, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, rodas em aço aro 16, alerta de não colocação do cinto de segurança para todos os passageiros, luz de freio em LED, piloto automático, rádio.

Leia também: Avaliação: Nissan Kicks 2023 é mais equipado, econômico… e mais fraco 


3. Renault Duster Intense 1.6 MT 

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 110.990

Quem que procura prioritariamente um carro espaçoso, o Renault Duster é o que tem melhor espaço interno e porta-malas nesta lista. Ele fica devendo em acabamento e itens de série por ter uma proposta mais econômica, afinal, é preciso considerar que o Duster é um dos três SUVs mais baratos à venda no Brasil. O desempenho não é seu ponto de destaque, mas na cidade o motor 1.6 faz um bom trabalho.

Desempenho: 118/120 cv a 5.500 rpm e 16,2 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,4 segundos / Velocidade máxima: 173 km/h

Principais itens de série: central multimídia, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, piloto automático com limitador de velocidade e start & stop. 

Leia também: Avaliação: Renault Duster TCe 2023 posto à prova por um mês e 2.100 km


2. Citroën C4 Cactus 1.6 AT Live

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 108.990

O Citroën C4 Cactus é outro que precisa de uma repaginada no visual e a lista de itens de série é uma das mais enxutas. O desempenho também não é um ponto de destaque com o motor 1.6 flex aspirado, mas se a ideia é ter um carro para ir para o trabalho, buscar as crianças na escola e passear no final de semana, ele cumpre seu papel. Inclusive, vale citar que mesmo tendo o mesmo conjunto mecânico que o Peugeot 2008, ele consegue ser ligeiramente mais ágil. 

Desempenho: 113/120 cv a 6.000 rpm e 15,4/15,7 kgfm de torque a 4.500 rpm / 0 a 100 km/h em 12 segundos / Velocidade máxima: 190 km/h

Principais itens de série: dois airbags, DRL em LED, central multimídia, câmera de ré, alarme, regulador e limitador de velocidade, ar-condicionado digital. 

Leia também: Citroën C4 Cactus 2023 THP se apoia no motor BMW e esquece de se atualizar


1. Fiat Pulse Drive 1.3 MT

Entre os mais baratos, as opções se dividem em modelos recentes e outros com mais tempo de mercado, e apenas um desses SUV está abaixo de R$ 100.000

Preço: R$ 98.990

O Fiat Pulse também é um dos queridinhos dos consumidores. Seu porte é bem compacto e agrada quem quer uma posição de dirigir mais alta, mas não precisa necessariamente de um carro tão robusto ou com espaço interno generoso. Ele acomoda bem até quatro adultos. O acabamento é simples, não aparenta fragilidade. O motor é o menos potente listado aqui, mas é o mais econômico. Um bom SUV para o trânsito cotidiano e o último abaixo dos R$ 100.000. 

Desempenho: 98/107 cv a 6.250 rpm 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm / 0 a 100 km/h em 11,7 segundos / Velocidade máxima: 178 km/h

Principais itens de série: quatro airbags, ar-condicionado automático e digital, faróis e lanternas em LED, piloto automático, alerta de não colocação do cinto de segurança para todos os ocupantes, alarme antifurto, central multimídia, monitoramento de pressão dos pneus, repetidores de seta laterais em LED

Leia também: Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil

Comentários