O que é luz de condução diurna ou DRL? Item obrigatório para carros em 2024

Todos os carros lançados a partir de 2024 deverão ser equipados com DRL como item de série, conforme regra do programa Rota 2030
Vinicius Moreira
Por
15.01.2024 às 18:15
Todos os carros lançados a partir de 2024 deverão ser equipados com DRL como item de série, conforme regra do programa Rota 2030

Conhecido como DRL (Daytime Running Light), as tais luzes de condução diurna passaram a ser item de segurança obrigatório nos veículos vendidos no Brasil em 2024. Embora também seja um recurso de design para as fabricantes (principalmente quando os DRL são de LED), o recurso tem sua importância e geralmente é posicionado ou não nos faróis e permite que o carro seja visualizado durante o dia.

Vale lembrar que o acionamento do DRL independe do motorista. Ou seja, basta o veículo ter a ignição ligada para que as luzes diurnas se acendam. O item de segurança tem como principal função sinalizar a presença do carro para outros motoristas em períodos diurnos, situação que comumente nem sequer o farol baixo está acionado.

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Diferenças entre DRL, luzes de posição e de neblina

Como forma de enxugar os custos de produção, algumas marcas acabam alocando o DRL junto dos faróis de neblina ou luz de posição. Por isso, há uma certa confusão e muitas vezes os dispositivos de iluminação são considerados a mesma coisa, o que é um erro.

Luz de neblina: normalmente, os mais conhecidos como faróis de neblina estão posicionados na parte mais baixa do para-choque. Quando acionados pelo motorista, o dispositivo tem a função de aumentar a visibilidade do condutor em lugares sob nevoeiro ou com chuva intensa.

A posição dos projetores perto do chão não é por acaso, o faixo ajuda a aumentar o campo visual do terreno em que se trafega, já que fica numa posição mais baixa que a neblina. Outro ponto importante é que o uso do farol de neblina não pode ser confundido com farol baixo, pois um não substituiu o outro.

Luz de posição: esse nome parece estar bem longe do imaginário popular. Agora, caso seja dito lanterna, rapidamente será identificado. Pois bem, luz de posição e lanterna são a mesma coisa, só que uma é o nome técnico e a outra entrou para o vocabulário automotivo do brasileiro.

Como o próprio nome já diz, o motorista aciona a lanterna como primeiro estágio do conjunto óptico do carro. Na sequência, o farol, aquele usado após o pôr-do-sol, é próximo mecanismo de iluminação de qualquer veículo e que realmente tem a função de iluminar a via de noite.

DRL: Por fim, na linha do tempo, o DRL é o último dos projetores a ser inserido na parte dianteira do veículo. Como já dito, o item agora é obrigatório e entra para o time de dispositivos de segurança para auxiliar o condutor. Vale lembrar que a tal luz diurna (DRL) pode ter iluminação halógena (com lâmpadas convencionais) ou em LEDs (diodos emissores de luz) – esse último utilizado normalmente em carros mais equipados. As fabricantes utilizam o DRL em LED também para dar uma assinatura visual interessante ao conjunto óptico do veículo.

Quais os carros que devem ter DRL?

Todos os veículos, sejam híbridos, elétricos ou a combustão que foram ou serão lançados a partir de 2024. Independente da categoria e até mesmo versão, os carros comercializados no país sem o item não estarão em conformidade com a lei.

Alguns dos itens de segurança obrigatórios estabelecidos pelo programa Rota 2030 foram postergadas para 2024. Por conta, principalmente, da pandemia de Covid-19, o governo acatou um pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ainda em 2020, para adiar a implementação desses equipamentos.

Nesse sentido, a indústria automobilística conseguiu retomar aos poucos suas atividades sem ter no encalço as obrigações estipuladas em lei. Entretanto, o prazo concedido termina com o ano de 2023. Com isso, os modelos lançados em 2024 já devem contar com ao menos cinco novos itens de segurança:

  • Luzes de condução diurna/ DRL
  • Controle de estabilidade
  • Teste de colisão lateral
  • Alerta de cinto não afivelado
  • Setas laterais

 

 

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