Novo Yaris Cross terá início de produção atrasada para 2025; entenda

Modelo será fabricado em Sorocaba e vai chegar no Brasil apenas ano que vem
LF
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12.03.2024 às 17:33
Modelo será fabricado em Sorocaba e vai chegar no Brasil apenas ano que vem

O Toyota Yaris Cross pode ser considerado um dos maiores lançamentos da fabricante japonesa no Brasil nos últimos anos. O SUV virá mais barato que o atual Corolla Cross, e vem justamente para dar um reforço ao irmão contra as marcas chinesas que seguem dominando o mercado de modelos eletrificados.

Contudo, essa tão aguardada chegada que anteriormente estava prevista para ser lançada no mercado ainda neste ano, irá atrasar, com a produção sendo iniciada somente em 2025. Tal informação foi dada pela própria montadora, juntamente com um investimento de R$ 11 bilhões até 2030 e a mudança da produção do Corolla de Indaiatuba (SP) para Sorocaba (SP).

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Em nota à imprensa, a Toyota afirmou que parte desse “montante [R$ 11 bilhões], R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025."

A marca não fala diretamente do Yaris Cross, mas em seu plano de produção apenas ele está confirmado. Por isso, podemos contar que o tal novo veículo híbrido flex é o SUV compacto.

Como é o novo Toyota Yaris Cross

O novo SUV da Toyota virá para o Brasil com o mesmo visual que já é vendido em mercados asiáticos. Na frente é possível encontrar uma grade diamantada em formato de trapézio, além de contar faróis em led, com DRL, e farol de neblina.

A traseira é mais simples, sem lanternas interligadas, ou algo do tipo. As dimensões do Toyota Yaris Cross são: 4.310 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos, 1.620 mm de altura e 1.770 mm de largura.

O maior triunfo do Yaris Cross estará em sua motorização,. As versões de entrada deverão utilizar um motor 1.5 de 106 cv de potência e 14,3 kgfm de torque na gasolina. No Brasil, com versão flex, a potência deverá chegar a 111 cv de potência e 15 kgfm de torque no etanol.

Já as versões com motor híbrido deverão utilizar o mesmo motor 1.5 a combustão, mas com potência de 91 cv, e 12,3 kgfm de torque. Esse conjunto se alinha a um motor elétrico de 80 cv de potência, e 14,4 kgfm de torque. Gerando assim 111 cv de potência, porém sem o torque divulgado. No etanol a potência combinada deverá chegar a 113 cv.

A maior força do conjunto híbrido está na sua economia, pois como dado em primeira mão pela Mobiauto, o Yaris Cross focará na economia, e deverá ter uma média superior a 20 km/l, superando os irmãos Corolla e Corolla Cross.

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