Novo Toyota Corolla 2024 começa a chegar às lojas. Veja o que muda

Versão intermediária XEi, com motor 2.0 flex, antecipa mudanças visuais e de equipamentos do sedan médio líder de mercado
Diego Dias
Por
13.09.2023 às 11:44
Versão intermediária XEi, com motor 2.0 flex, antecipa mudanças visuais e de equipamentos do sedan médio líder de mercado

O Toyota Corolla 2024 já está chegando às concessionárias, conforme antecipado pela Mobiauto em outubro do ano passado e comprovado pelas imagens cedidas gentilmente pelos colegas do @autorealidade. Por enquanto, só a versão intermediária, XEi, com motor 2.0 Dynamic Force flex de até 177 cv de potência, está nas lojas.

Na variante XEi, o Corolla 2024 apresenta uma leve atualização no visual da grade dianteira, bem como a chegada de novos equipamentos. O preço ainda não é público, mas deve ficar entre R$ 155.000 e R$ 160.000.

Você também pode se interessar por:

Com a saída do Chevrolet Cruze do mercado, no fim deste ano, e a transformação do Honda Civic em um carro de nicho, só o Nissan Sentra parece ter condições mínimas de brigar com ele. Por isso, o Corolla se renovará para ser ainda mais líder em vendas.

Ainda não vazaram imagens das configurações Altis Premium, nem mesmo das configurações híbridas. Estas, além das novidades em equipamentos, devem ganhar um motor híbrido flex um pouco mais potente, saltando dos atuais 122 cv para cerca de 140 cv combinados.

Toyota Corolla XEi 2024 – Mudanças visuais

Basicamente, o novo Corolla XEi 2024 vai contar com um discretíssimo facelift, que mudará de leve somente a grade frontal do modelo, que passará a contar com acabamento tipo colmeia no lugar dos filetes horizontais usados até a linha 2023. É uma mudança até difícil de visualizar num eventual jogo de sete erros.

Além disso, a versão intermediária virá com novas rodas de liga leve de 17 polegadas, pintadas em tom de cinza, que continuam trazendo o desenho de raios, mas em uma versão atualizada. Pelos registros do Corolla 2024 em outros mercados, não haverá atualizações no desenho da traseira.

Toyota Corolla XEi 2024 – Painel de RAV4

Além do facelift que deverá passar batido para muitos, o Corolla XEi 2024 contará com mudanças mais importantes dentro cabine. A maior delas é chegada do quadro de instrumentos 100% digital configurável com tela de 12,3 polegadas – conjunto igual ao do RAV4 reestilizado no exterior.

Ele até muda de cor quando se alterna entre os modos de condução Normal e Sport, como você pode conferir pelas imagens. Vale lembrar que, antes, apenas as variantes topo de linha vinham com display parcialmente digital, que era menor (de 7 polegadas). A versão XEi 2023 tinha cluster analógico com uma pequena tela TFT de 4 polegadas.

Toyota Corolla XEi 2024 – Multimídia antirreflexo

Como pode-se conferir pelo layout, a central multimídia também é nova. No exterior, o sedan recebeu um sistema com tela de 10,5 polegadas antirreflexo e dotada de um novo sistema operacional, algo que deverá se repetir no mercado nacional.

Toyota Corolla XEi 2024 – Saída de ar traseira

Uma mudança importante para quem vai sentado no banco traseiro: agora existem saídas de ar traseiras direcionáveis, algo que já estava disponível para o Corolla Cross e que agora chega ao Corolla. O sedan traz ainda novas entradas USB para a recarga de smartphones, entre outros aparelhos eletrônicos.

Toyota Corolla 2024 - Motor

Nada muda debaixo do capô do novo Corolla XEi 2024, que mantém o motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex de 169 cv de potência com gasolina e 177 cv com etanol, a 6.600 rpm, sendo 21,4 kgfm de torque com qualquer combustível a 4.400 rpm.

O câmbio segue automático do tipo CVT com simulação de dez marchas e uma engrenagem mecânica de auxílio à arrancada na primeira marcha. O que segue como mistério ainda é a motorização híbrida das versões Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium.

Enquanto o Corolla eletrificado atual tem motor 1.8 de até 122 cv de potência combinada, o modelo global trouxe uma atualização no propulsor elétrico para ficar mais potente e, assim, chegar aos 140 cv combinados. Houve, ainda, uma evolução nas baterias e até uma redução de 18 kg no peso do conjunto.

Resta saber se a Toyota adotará o mesmo caminho para o sedan nacional, que traz um motor 1.8 híbrido flex (podendo ser abastecido a etanol ou gasolina), enquanto o Corolla global traz o 1.8 híbrido a gasolina.

Fotos: @autorealidade

Comentários