Novo Nissan Sentra tem tudo para ocupar o lugar do Civic

Nissan Sentra voltará ao Brasil importado do México para brigar com versões 2.0 do Toyota Corolla
LF
Por
02.02.2023 às 22:00
Compartilhe:
Nissan Sentra voltará ao Brasil importado do México para brigar com versões 2.0 do Toyota Corolla

Após dois anos fora de linha, o Nissan Sentra está de volta para brigar com Toyota Corolla e o Honda Civic, que também ficou uma temporada longe das vitrines brasileiras. 

A história do Sentra no Brasil começou um pouco mais tarde que os rivais. Enquanto a dupla Corolla e Civic desembarcaram por aqui no começo dos anos 90, o sedan da Nissan só chegou no nosso mercado em 2004, mais de dez anos depois. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Nessa altura do campeonato, os sedans da Toyota e Honda já eram modelos consagrados. A Nissan já sabia que a briga não seria fácil, e de fato não foi. Mas o fato de também ser uma marca japonesa e usar a tática de ofertar o Sentra por um valor mais competitivo que os rivais permitiram que ele pouco a pouco fosse ganhando espaço no mercado, mas nunca tão expressivo quanto Corolla ou Civic. 

Quando o Nissan Sentra chegou aqui, ele já estava em sua quinta geração, mas só ganhou aderência no mercado na sexta geração, que foi inclusive, o período que ele fez mais sucesso no país. A sétima geração foi perdendo fôlego pouco a pouco até que morreu em maio de 2021 com cinco emplacamentos no acumulado do ano e sem direito a despedida. 

Mas o insucesso do Sentra não foi causado somente por ele ou pela concorrência. O Nissan Kicks, quando foi lançado em 2016, em um momento em que os SUVs começaram a conquistar o mercado com mais ímpeto, acabou por abocanhar boas vendas do irmão.

Você pode se interessar por:
Os 10 lançamentos de carro mais importantes do Brasil em 2023
Nissan Sentra diz adeus ao Brasil após emplacar 5 unidades em 2021
Toyota GR Corolla chega sem cara de tiozão com câmbio manual e 304 cv
Avaliação: Honda Civic 2023 é R$ 54.000 mais caro que o Corolla. Vale?

Enquanto o Nissan Sentra estava em decadência no Brasil, na outra ponta do continente, na América do Norte, ele ganhava uma nova geração, com um design apelativo, se distanciando da estética mais conservadora dos rivais japoneses. Além disso, o interior ganhou vários toques de requinte e modernidade, algo bem superior ao modelo vendido por aqui naquela época. 

Não demorou para que os fãs de sedan começassem a especular quando a oitava geração desembarcaria em solo nacional. A Nissan pouco falava sobre o assunto, como uma típica fabricante japonesa costuma fazer. 

O sigilo em torno do modelo teve fim ano passado, quando a Nissan finalmente confirmou a estreia do novo Sentra ao Brasil em 2023, e este ano confirmou que o lançamento acontecerá em março. 

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Como o modelo será o mesmo comercializado no México, inclusive será importado de lá, poucas informações permanecem em segredo. As dimensões, por exemplo, são bem parelhas com o Civic de 11ª geração: 4,64 m de comprimento,2,71 m de entre-eixos, 1,82 m de largura e 1,45 m de altura. 

Já para a motorização, podemos esperar versões com o motor 2.0 aspirado com injeção direta, 150 cv de potência  e um pouco mais de 20 kgfm de torque casado a um câmbio do tipo CVT. Até o Inmetro já divulgou o consumo: 11 km/l na cidade e 13,9  km/litro na estrada. Já a versão híbrida, que tantos esperavam, não virá para o nosso mercado por enquanto. 

Segundo o site da Quatro Rodas o sedan virá para o Brasil em três versões de acabamento, todas com a mesma motorização, e seus valores devem ficar entre R$ 140 mil e R$ 180 mil reais. 

Ficou curioso e quer saber mais? Confira agora o novo Nissan Sentra no quadro: O Que Vem pra Pista, no canal da Mobiauto no Youtube:

Comentários