Novo Nissan Sentra: onde ele GANHA e PERDE para o Toyota Corolla

LF
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23.03.2023 às 09:07

O Nissan Sentra 2023 finalmente chegou ao mercado e trouxe duas versões para tentar incomodar o líder do segmento, Toyota Corolla. Para isso, o sedan trocou de geração, modernizou o visual, voltou mais refinado e com preço competitivo. 

Curiosamente, o novo Sentra copia um dos itens mais polêmicos que o Corolla Cross, irmão do Corolla sedan, utiliza, e que gerou críticas na chegada do SUV compacto-médio ao mercado, em 2021. Será que o mesmo se repetirá com o Sentra? 

E não, não estamos falando do abafador de escapamento excessivamente aparente na traseira, algo que os internautas nunca perdoaram no Corolla Cross e que usuários do modelo tentam desesperadamente disfarçar. Mas, sim, do freio de estacionamento por pedal.  

A explicação das marcas nesses casos é que a solução deixa o console central mais limpo e com mais espaço para os ocupantes, dispensando a alavanca manual – que, por sinal, ainda é usada pelo Corolla sedan -, além de melhorar o visual.  

No entanto, assim como no Corolla Cross, não deixa de ser a saída mais barata para isso, visto que o Sentra poderia ter adotado um freio de estacionamento eletrônico por tecla, como carros de segmentos mais baratos, caso do Jeep Renegade, já fazem. 

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Só que o freio eletrônico deixaria o sedan médio um pouco mais caro e escaparia da proposta de ser mais barato que o Toyota Corolla por aqui. Por isso, os compradores do novo Sentra terão de se acostumar com o terceiro pedal dentro da cabine. 

Vale explicar que ele fica posicionado próximo ao que seria o lugar do pedal da embreagem dos carros com câmbio manual. Como o sedan é automático, esse espaço acaba sobrando e fica disponível para o freio de estacionamento por pedal ser instalado. 

Se serve de consolo, o novo Sentra é importado do México e vem ao Brasil em configuração muito similar àquela vendida nos mercados da América do Norte, incluindo os Estados Unidos. Lá, o três-volumes também possui freio de estacionamento por pedal. 

Já o Corolla Cross adota esta solução como um barateador de custos apenas em mercados emergentes como o nosso, assim como o silencioso de escapamento mais rústico e a suspensão traseira por eixo de torção no lugar da arquitetura independente multilink, do abafador transversal mais bem escondido e do freio eletrônico presentes nos EUA. 

Nissan Sentra 2023 quer lugar do Civic 

A Nissan tenta com o Sentra pegar o espaço que o Honda Civic deixou como vice-líder de vendas do Corolla no mercado, já que a nova geração deste chegou apenas híbrida, em versão única, Touring, custando R$ 244.900 e importada da Tailândia em lotes pequenos, para um grupo limitado de concessionárias.  

Para isso, o Sentra 2023 terá as configurações Advance e Exclusive, que partem, respectivamente, de R$ 148.490 e R$ 171.590. Sua briga mais direta será com as versões 2.0 flex do Corolla. A Mobiauto, inclusive, já testou o modelo e você pode ver aqui. 

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Em ambas as opções ele terá motor 2.0 aspirado a gasolina com 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, sempre gerenciado por uma caixa automática do tipo CVT que simula oito marchas. E promete fazer 11 km/l dentro da cidade, desempenho bom pra um carro desse porte. 

Com tudo isso e acabamento mais refinado que o do rival da Toyota, só restou mesmo o toque final com o freio de estacionamento eletrônico. Resta saber se o pedal para acionamento será bem aceito ou se será criticado como foi o Corolla Cross em seu lançamento.  

A julgar pelo freio de estacionamento do Corolla sedan por alavanca, é bem capaz que o novo Sentra consiga escapar dessa ileso... 


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