Novo Kia Sportage é salada visual que te faz confundir faróis com grade

Quinta geração do SUV segue tendência de design cada vez mais agressiva das marcas coreanas, ficando quase impossível identificar o que é o quê
LF
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09.06.2021 às 15:54
Quinta geração do SUV segue tendência de design cada vez mais agressiva das marcas coreanas, ficando quase impossível identificar o que é o quê

A Kia apresentou nesta semana a quinta geração do SUV médio Sportage. O modelo traz o novo logotipo da marca e mantém o topo da grade com o desenho de “nariz de tigre”, porém com um novo estilo. 

Porém, o que mais chama a atenção é a verdadeira salada visual feita pelo time de design da fabricante, de modo que faróis, tomadas de ar e elementos puramente estéticos do balanço dianteiro, que se confundem como se fossem uma coisa só.

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Quinta geração do SUV segue tendência de design cada vez mais agressiva das marcas coreanas, ficando quase impossível identificar o que é o quê

Tanto que identificar quais são exatamente os elementos do conjunto óptico é exercício para poucos. Os faróis contam com dois projetores e são contornados por dois filetes em forma de bumerangue que invadem os para-lamas frontais e funcionam como luzes diurnas. Tudo em LED. 

E para que servem as três lâminas horizontais no topo dos faróis? Provavelmente são as luzes de seta. Há outros dois projetores de LED de cada lado na base do para-choque frontal, operando como iluminação de neblina e de direcionamento dinâmico em curvas. 

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Tudo isso permeado por uma ampla tomada de ar central, cuja moldura engloba todos os componentes. Segundo a fabricante, o projeto visual do novo Sportage foi “resultado de um esforço cooperativo entre as redes globais de design [da empresa] na Coreia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e China”. Talvez isso explique o excesso de arrojo... 

A parte traseira é mais comedida. As lanternas bipartidas têm um desenho criativo, mas não tão arrojado, e são integradas por um fino refletor que cruza a tampa do porta-malas. 

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Quinta geração do SUV segue tendência de design cada vez mais agressiva das marcas coreanas, ficando quase impossível identificar o que é o quê

Pelo ângulo lateral, ganha destaque a moldura preta que contorna os vidros da coluna A ao spoiler traseiro, dividindo a pintura da carroceria e criando um teto flutuante. E ficam evidentes as diferenças entre as duas configurações estéticas reveladas pela fabricante.

Na opção X-Line, os apliques de plástico nas portas são largos e elaborados, as rodas têm acabamento bicolor diamantado diferente, molduras na base dos vidros em tom preto e rack longitudinal de teto. Na outra opção apresentada, tais molduras são em cromo acetinado, as barras de teto são mais simples e as rodas possuem outro desenho. 

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Internamente, as soluções são mais convencionais. Quadro de instrumentos e central multimídia são 100% digitais e integrados por uma régua flutuante em preto brilhante no painel, mas isso já se vê nos Mercedes-Benz mais modernos. 

A saída de ar central se une à lateral direita como se fossem um difusor só e o console central é elevado, com um seletor giratório operando como manopla de câmbio.

Quinta geração do SUV segue tendência de design cada vez mais agressiva das marcas coreanas, ficando quase impossível identificar o que é o quê

Por enquanto, a fabricante não revelou quais serão os motores, as versões, os preços ou detalhes de pacotes de equipamento, mas já se sabe que o novo Kia Sportage será lançado na Europa em setembro e terá configurações híbridas plug-in. No Brasil, por enquanto, não há previsão para a chegada do SUV, mas espera-se que ele venha ao nosso mercado em 2022. 

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