Novo Jeep Compass diesel: por que donos terão de usar ureia no SUV

Segundo site, motor MultiJet será recalibrado para mais de 200 cv, mas precisará da substância para se encaixar nas normas de emissões
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09.03.2021 às 11:12
Segundo site, motor MultiJet será recalibrado para mais de 200 cv, mas precisará da substância para se encaixar nas normas de emissões

O novo Jeep Compass será lançado no dia 4 de abril. Não será à toa, já que a data, “4/4”, foi escolhida a dedo para representar o dia dos veículos 4x4. O grupo Stellantis não quer perder tempo e vai aproveitar a oportunidade para revelar a renovação de meia vida do SUV em meio à chegada dos rivais Toyota Corolla Cross e VW Taos.

Conforme a Mobiauto já contara em outras reportagens, o novo Compass será o responsável por estrear o motor 1.3 quatro-cilindros turboflex com injeção direta (T4) da família GSE. Ao que tudo indica, ele virá acoplado ao mesmo câmbio automático de seis marchas da Aisin que atualmente se alia ao 2.0 Tigershark do modelo atual.

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Resta saber se a potência será a mesma da nova Toro e do futuro Jeep de sete lugares, acima de 180 cv com etanol, ou se a engenharia optará por uma calibração mais mansa, disponível em outros mercados, na faixa de 150 cv. Nossa reportagem aposta mais na primeira opção.

Segundo site, motor MultiJet será recalibrado para mais de 200 cv, mas precisará da substância para se encaixar nas normas de emissões
Para-choque dianteiro do novo Compass flex será diferente

Outra novidade estará no motor 2.0 MultiJet quatro-cilindros turbodiesel. Segundo o site Autos Segredos, a usina foi recalibrada para entregar laudatórios 203 cv de potência. O torque deve se aproximar dos 40 kgfm, enquanto a tração continuará sendo 4x4 e o câmbio, automático de nove velocidades fornecido pela ZF.

Entretanto, para ampliar a força do propulsor sem ferir as regras de emissões do Proconve L7, que entra em vigor no ano que vem (se não for adiado por pressão da indústria, por conta do coronavírus), a Stellantis teve de apelar a um tratamento de gases poluentes já comum na área de pesados. Assim, o Compass diesel 2022 contará com um tanque de Arla 32.

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Segundo site, motor MultiJet será recalibrado para mais de 200 cv, mas precisará da substância para se encaixar nas normas de emissões
O motor 2.0 MultiJet do Compass turbodiesel

Para quem não é familiarizado, Arla é a abreviação de Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio. Trata-se de uma solução concentrada formada 32,5% por ureia de alta pureza – daí o número 32 no nome – e o restante, por água desmineralizada. Gestores de frotas e motoristas de ônibus e caminhão mais modernos conhecem bem o seu funcionamento.

Mas calma! Ninguém está falando em extrair ureia da urina ou do suor de alguma pessoa. O elemento em questão é sintético, sendo extraído do cianato de amônio, vulgo sal inorgânico. Tal composto já é usado há anos na fabricação de resinas e fertilizantes agrícolas. Mas voltemos ao escopo de nossa reportagem.

O Arla 32 faz parte da Redução Catalítica Seletiva (SCR) e é uma forma mais eficiente e incisiva de reduzir a emissão de poluentes na queima do diesel do que o sistema de recirculação de gases, utilizado atualmente pelos Jeep Compass e Renegade diesel, além da Fiat Toro, todos com 170 cv e 35,7 kgfm.

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Como será a traseira do novo Compass

Os engenheiros optaram por usá-lo porque só assim conseguiriam ampliar a potência e o torque e ainda cumprir as metas mais rígidas do Proconve L7 ao mesmo tempo. Um reservatório extra será inserido à direita do cofre do motor para ser abastecido pelos motoristas com o Arla 32 de tempos e tempos. 

Em caminhões, 1 litro de Arla 32 é demandado a cada 20 litros de diesel. No Compass 2022, a proporção deve ser menor.

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Novo Compass diesel apresentado na China

A lógica é similar à dos tanquinhos de partida a frio usados por carros flex de modo abrangente até poucos anos atrás: o proprietário precisa ficar atento para, de tempos em tempos, preencher o recipiente. Caso não o faça, no caso do novo Compass, o motor entrará em modo de segurança e disponibilizará menos potência e torque para emitir menos gases tóxicos.

Segundo o Autos Segredos, para acoplar o tanque de Arla 32, a Stellantis modificou o sistema de escape do Compass 2022, alterando a saída do lado direito para o esquerdo. A solução também será aplicada ao Jeep de sete lugares, que chega no fim do ano, mas ainda não se sabe se estará presente na nova Toro, a ser lançada no fim do primeiro semestre.

Caso não aconteça, pode ser um indicativo de que a picape compacta-média da Fiat seguirá com a calibração de 170 cv do MultiJet.

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Novo Compass a gasolina apresentado na China 

Além da motorização, o Compass 2022 receberá retoques mais perceptíveis dentro da cabine do que fora. Externamente, o visual receberá faróis full-LED e mais afilados na parte interna. Já os sete gomos da grade terão novo desenho, apostando nas divisórias internas tipo cascata e deixando o de colmeia. 

Os para-choques das configurações flex e a diesel serão diferentes tanto no ângulo de ataque quanto nos recortes internos. Na traseira, unificada entre as duas opções, uma falsa ponteira dupla de escape ficará à mostra e haverá novidades na disposição interna dos elementos das lanternas.

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Na cabine, as mudanças serão mais relevantes, com utilização de materiais que deixarão o acabamento com aspecto mais sofisticado. Isso inclui novos materiais suaves ao toque no painel e nas guarnições de porta, e faixas em tons contrastantes. Além disso, o desenho do painel mudou, dividindo as faixas horizontalmente de modo mais proeminente.

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O Compass ganhará também um novo volante, quadro de instrumentos 100% digital, console central elevado em preto brilhante, nova régua de comandos para o ar-condicionado (ufa!) e uma central multimídia flutuante de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Terá, ainda, carregador de celular por indução, tomadas USB-C e assistências semiautônomas. 

Outra curiosidade é que o SUV compacto-médio mais vendido no país ficará ligeiramente maior. Na China, foi apresentado com 4.424 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2636 mm de entre-eixos. Comparando com o atual, são 8 mm a mais de comprimento e 14 mm a mais de altura.

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