Novo Honda Civic híbrido que vem ao Brasil tem 184 cv e supera 20 km/l

Marca japonesa apresentou a inédita configuração e:HEV da família de médios, que será lançada em nosso mercado no segundo semestre na carroceria sedan
LF
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23.03.2022 às 17:14
Marca japonesa apresentou a inédita configuração e:HEV da família de médios, que será lançada em nosso mercado no segundo semestre na carroceria sedan

Foi em julho de 2021 que a Mobiauto cantou a bola: o Honda Civic deixaria de ser produzido no Brasil, conforme noticiado certeiramente pelo colega César Tizo, do Autoo – e que, de fato, consumou-se no fim do ano passado –, mas sobreviveria em nosso mercado como importado e com motorização híbrida.

Na época, nossa previsão soou um tanto estranha, visto que a fabricante japonesa sequer havia apresentado uma variante eletrificada para 11ª geração da família de médios. Agora, cada vez mais ela vem se mostrando certeira, porque a marca apresentou nesta quarta-feira (23) o Civic e:HEV.

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Por enquanto, a configuração híbrida convencional (sem recarga externa) foi revelada apenas na Europa e com carroceria hatchback. Não deve tardar, porém, para que surja também no formato sedan, conforme será comercializada no Brasil, importada do México, a partir do último trimestre deste ano.

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Protótipos do novo Civic e:HEV sedan vêm sendo flagrados frequentemente em testes de homologação pelo interior do Estado de São Paulo, sempre próximos ao Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da Honda, na cidade de Sumaré. O da imagem abaixo foi cedido à nossa reportagem pelo @overboost.

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Segundo a Quatro Rodas, o três-volumes homologado pela Honda no país traz o mesmo trem de força 2.0 híbrido do irmão maior Accord, recentemente tirado de linha. Sem nenhuma coincidência, o novo Civic hatch e:HEV apresentado no Velho Continente traz sob o capô exatamente esse conjunto motriz. Bingo!

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Para a nova geração do Civic, a Honda fez atualizações na arquitetura a fim de elevar a eficiência térmica a impressionantes 41%. O motor a combustão tem 2 litros de deslocamento, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e funciona sob ciclo Atkinson. 

Leia também: Avaliação: Honda City hatch é melhor que o Fit. Terá o mesmo sucesso?

Como funciona o sistema híbrido e:HEV da Honda

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Só que o nome e:HEV remete à Honda e:Technology, divisão interna dedicada a produtos eletrificados da marca. Por isso, aliam-se ao 2.0 dois motores elétricos, um de tração, outro gerador. A transmissão é direta ao diferencial, sem caixa de câmbio, através de uma engrenagem única que faz a transição entre o motor elétrico e o térmico.

Nas arrancadas e retomadas mais vigorosas, bem como em subidas, apenas o propulsor elétrico energiza as rodas. Nesse ínterim, o motor a combustão opera também como gerador de energia para as baterias. Apenas a velocidades mais altas, de cruzeiro, o motor a combustão se acopla ao diferencial e passa a tracionar as rodas dianteiras.

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A potência máxima é de 184 cv, gerada pelo motor elétrico, e o torque, de 32,1 kgfm. A Honda não informou se haverá mudança nos dados do 2.0, que no Accord rendem 145 cv e 17,8 kgfm. Como não há ação conjunta entre ambos para tracionar as rodas, não há uma potência combinada. 

Ainda assim, os números são superiores aos 123 cv combinados e 14,5 kgfm (combustão) ou 16,6 kgfm (elétrico) do Corolla Hybrid. Assim como o rival da Toyota, o Civic e:HEV disporá de frenagem regenerativa para alimentar as 72 células de bateria de íons de lítio. Com todo esse conjunto, o consumo prometido é de mais de 20 km/l no ciclo europeu WLTP.

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Outras mudanças

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Em dimensões, o Civic de 11ª geração crescerá 3,3 cm em comprimento (para 4.674 mm), , 0,2 cm em largura (para 1.801 mm) e 3,6 cm em entre-eixos (para 2.736 mm), mas perderá 1,5 cm em altura (caindo para 1.415 mm).

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Seu visual será mais delgado e menos musculoso que o da geração 10. Por dentro, terá central multimídia estilo flutuante, painel que integra os difusores de ar central e lateral direito através de uma falsa saída contínua, console central elevado e quadro de instrumentos 100% digital. 

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Podemos esperar pelas tecnologias semiautônomas do pacote Honda Sensing, já presentes nos recém-lançados Honda City sedan e hatch. E pelo inédito sistema My Honda Connect, que inclui Wi-Fi a bordo e fará sua estreia um pouco antes, na segunda geração do HR-V, conforme revelado em primeira mão pela Mobiauto. 

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