Novo Corolla Cross resolve freio de mão, mas mantém polêmica marmita

SUV está pronto para chegar ao mercado e ficou até mais econômico
Renan Bandeira
Por
15.04.2024 às 13:05
SUV está pronto para chegar ao mercado e ficou até mais econômico

O novo Corolla Cross será lançado ainda neste mês no Brasil. O SUV compacto-médio rival de Jeep Compass e Volkswagen Taos já foi flagrado a caminho das concessionárias e receberá atualizações no visual e no motor, para ficar mais econômico.

O visual dele será igual ao que vemos na Tailândia, com uma dianteira mais futurista e que lembra a de que carros elétricos. Na traseira, o visual é bem parecido com o que vemos atualmente, inclusive na parte da “marmita”, como é popularmente conhecido o silencioso do escapamento.

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Nada de levantar a peça ou deixá-la totalmente pintada de preto, como mostra as imagens do _canaltechnocars, cedidas gentilmente para a nossa reportagem. A solução é a mesma que vemos agora, com a marmita parcialmente pintada de tinta preta. A expectativa é de que pelo menos a tinta da peça suporte a temperatura e não venha a descascar, como aconteceu.

Pelo menos o freio de estacionamento, ou de mão, foi resolvido. O acionamento era feito por meio de pedal, que ficava no lugar da embreagem. No entanto, foi resolvido na Tailândia para um sistema eletrônico por botão no console central, que já era oferecido nos Estados Unidos, e que chegará ao Brasil agora na linha 2025.

Outras novidades na parte interna serão o carregador por indução, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além de uma multimídia de 10,5 polegadas com conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Mecanicamente, o motor 2.0 aspirado flex passará a oferecer 169/175 cavalos de potência (G/E) e 21,3 kgfm de torque. Seu consumo saltou de 9,0 km/l para 9,3 km/l com etanol na estrada, e 13 km/l para 13,3 km/l, com gasolina. Quanto à cidade, o gasto com etanol se manteve o mesmo, 8,2 km/l e se tornou maior com gasolina, de 11,7 km/l para 11,6 km/l.

Para o motor eletrificado, que é o 1.8 Hybrid flex, não houve alterações em seu rendimento e o destaque fica para sua eficiência com combustível vegetal. Na cidade, o consumo com etanol passou de 11,8 km/l para 12,5 km/l, e na estrada foi de 9,7 km/l para 10,1 km/l. Quanto ao consumo com gasolina, ele sofreu leves pioras, indo de 17,8 km/l para 17,7 km/l na cidade e de 14,7 km/l para 14,6 km/l na estrada.

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