Novo Chevrolet Monza chinês diz muito sobre como ficará o nosso Onix

Compacto brasileiro deve seguir mesma linha visual do primo médio chinês, visto que os projetos de lá são a base da atual gama de produtos nacionais da GM
Renan Rodrigues
Por
14.09.2022 às 13:16
Compacto brasileiro deve seguir mesma linha visual do primo médio chinês, visto que os projetos de lá são a base da atual gama de produtos nacionais da GM

Em 2018, a GM ressuscitou o Chevrolet Monza para o mercado chinês. O visual do sedan, que tem um porte próximo ao do Cruze, certamente serviu de inspiração para a nova geração da família Onix, revelada em 2019. 

Agora, apesar de seguir distante do Brasil, o Monza deve mais uma vez influenciar nosso mercado. Isso porque ganhou sua primeira reestilização e meia vida e, novamente, seus traços devem antever as mudanças estéticas pelas quais Onix e Onix Plus devem passar no ano que vem.

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O facelift também agrega novas tecnologias, com destaque para uma inédita versão híbrida leve. Neste caso, estamos falando do apoio de um sistema de 48V, que recupera energia dissipada nas desacelerações para otimizar o consumo de combustível.

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Novo visual deve aparecer no Onix

Compacto brasileiro deve seguir mesma linha visual do primo médio chinês, visto que os projetos de lá são a base da atual gama de produtos nacionais da GM

Apesar da diferença de porte, Onix Plus e Monza eram bem parecidos visualmente, com diferenças mais notáveis na dianteira, onde o modelo exclusivo para a China tinha faróis mais afilados e visual mais agressivo no para-choque. 

Agora, o Monza reforça essas diferenças. A grade está maior e adotou um formato de carretel, enquanto a base do para-choque é formada por um pequeno filete. No centro da grade, sobre uma barra cromada, repousa o símbolo da gravata da Chevrolet, que está mais fina e acompanha o desenho inferior da tomada de ar.

Os faróis ficaram ainda mais afilados e se integraram à parte superior da grade. Como o Onix Plus também é vendido na China, mas sob o nome de Onix Sedan, o visual certamente será inspirado no Monza, mas com algumas diferenças, como ocorria anteriormente, confira abaixo.

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A traseira não mudou, mas o interior ganhou importantes novidades. Com interior quase idêntico ao SUV cupê Seeker, além do Tracker RS, o Monza ganhou cluster de instrumentos digitais e central multimídia integrada. 

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Há novo console central, elevado, além de manopla do câmbio e matérias e cores de acabamento. Esse interior deve estrear no Brasil na nova geração da Montana. 

Motorização

O que mais distancia o Monza do Onix Plus, especialmente do brasileiro, é a motorização. Por lá, as versões de entrada usam um motor 1.5 aspirado de 114 cv e 14,3 kgfm de torque. 

As de topo agora possuem um 1.3 turbo de 163 cv e 23,4 kgfm com sistema híbrido leve de 48 Volts – que, convenhamos, seria uma ótima opção para nossa futura Chevrolet Montana. O câmbio é sempre automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

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Além da China, o novo Monza deve ser vendido em mercados como o México.

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