Novo Caoa Chery Tiggo 2 vai se chamar Tiggo 3X para conviver com antigo

Fabricante adotará a mesma tática, revelada pela Mobiauto, entre Tiggo 8 e Tiggo 8 Plus: antecessor e facelift conviverão juntos no mercado brasileiro
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26.03.2021 às 16:13
Fabricante adotará a mesma tática, revelada pela Mobiauto, entre Tiggo 8 e Tiggo 8 Plus: antecessor e facelift conviverão juntos no mercado brasileiro

A Caoa Chery anunciou nesta sexta-feira (26) o início da produção, ainda em unidades pré-série, do novo Tiggo 2 no Brasil. O anúncio confirma a previsão dada pela Mobiauto em novembro do ano passado, de que o modelo chegaria ao nosso mercado em abril deste ano.

A surpresa é que o modelo não se chamará Tiggo 2! A fabricante ainda não anunciou o novo nome, mas nossa reportagem entende que será adotada a nomenclatura Tiggo 3X, a mesma usada pelo modelo na China.

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Com isso, ele vai conviver com o atual Tiggo 2, que seguirá em produção. Ambos serão montados em Jacareí (SP), que também produz os sedans Arrizo 5 e Arrizo 6. Segundo a Caoa Chery, o complexo vem recebendo atualizações nas áreas de armação de carroceria, solda e montagem para comportar a produção do Tiggo 3X.

“A pré-produção tem início ainda neste mês e toda a equipe produtiva passa por treinamentos e atualizações para receber o novo carro, que ocupará a posição entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5X”, diz o comunicado, confirmando que Tiggo 3X e Tiggo 2 serão mantidos juntos em linha.

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A tática, aliás, será replicada no SUV de sete lugares Tiggo 8, como a Mobiauto revelou nesta semana: até o fim do ano, a operação lançará no país o Tiggo 8 Plus, um facelift profundo do próprio Tiggo 8 (assim como o Tiggo 3X em relação ao Tiggo 2), mas que será comercializado junto com o antecessor no mercado.

Se o Tiggo 8 custa R$ 175.000 e o Tiggo 8 Plus ficará um degrau acima, perto de R$ 200.000, com Tiggo 2 e Tiggo 3X acontecerá a mesma coisa: o modelo mais antigo ocupará a faixa de R$ 75.000 a R$ 90.000, enquanto o Tiggo 3X deve custar entre R$ 90.000 e R$ 100.000. O Tiggo 5X ficará posicionado acima disso.

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O Tiggo 3X será o responsável por estrear no Brasil a nova identidade visual da Chery, chamada Life in Motion 3.0. Ainda em 2021, ela será aplicada também ao já mencionado Tiggo 8 Plus e, talvez, ao Tiggo 7 Pro.

Em relação ao Tiggo 2, os faróis do SUV renovado serão divididos em dois níveis e terão o topo muito mais afilado. A grade será alargada e ganhará formato hexagonal, com divisórias internas formando efeito cascata. As rodas serão igualmente inéditas e a traseira seguirá quase sem alterações, com exceção a novos arranjos internos para as lanternas e para-choque.

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Por dentro, o painel será renovado, incluindo a adoção de um novo volante, um quadro de instrumentos com computador de bordo digital maior e central multimídia mais atual, com tela maior e de melhor resolução, além de Android Auto e Apple CarPlay. O acabamento interno ganhará, ainda, novos revestimentos para painel, portas e bancos.

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Outra grande novidade do Tiggo 3X será a adoção de um motor 1.0 três-cilindros turboflex com injeção direta, 12 válvulas, duplo comando e admissão variável. Trata-se de uma adaptação de um propulsor de 1,2 litro produzido pela Acteco, a divisão de motores da Chery, na China.

Ele deve render cerca de 120 cv de potência e 17 kgfm de torque com etanol, e será aliado ao já conhecido câmbio CVT com simulação de nove marchas de Arrizo 5 e Arrizo 6. Já o Tiggo 2 manterá o atual propulsor 1.5 aspirado flex de 110/115 cv, com transmissão manual de cinco ou automática de quatro velocidades.

Os rivais do Tiggo 3X serão o Volkswagen Nivus e o Progetto 363, SUV pequeno que a Fiat lançará entre setembro e outubro deste amo. Vale lembrar que, assimo como ocorre com o Tiggo 2, a plataforma e boa parte da carroceria do 3X provêm do extinto Celer, um hatchback lançado no mercado em 2009.

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