Nova geração do Fiat Fastback vai trocar base de Cronos pelo sucessor do Argo
O Fiat Fastback é mais um modelo da marca italiana que irá receber uma nova geração nos próximos anos. Nesta semana, o modelo foi flagrado em testes como a Mobiauto já explicou neste outro artigo, mesmo em desenvolvimento e camuflado, uma coisa já é certa sobre a nova geração do SUV cupê.
Estamos falando da mudança de plataforma que o modelo irá receber. Atualmente, o Fiat Fastback é construído sobre a base MLA (Modular Architecture), a mesma presente no Fiat Cronos, Argo e Pulse.
Com a nova geração, o modelo irá ser construído sobre a Smart Car. A plataforma é uma evolução simplificada da CMP (Common Modular Platform), encontrados no país em modelos como o Citroën C3 e Peugeot 208.
Você também pode se interessar por:
- Flagra: nova geração do Fiat Fastback já revela mudanças no visual
- Novo Fiat Fastback: já sabemos qual o tamanho da próxima geração do SUV
- Fiat Grande Panda: sucessor do Argo vai repetir estratégia do Uno no Brasil
- Donos de Fiat Fastback reclamam de furtos da câmera de ré
A Smart Car também é a base do Fiat Grande Panda, que deverá ser lançado no Brasil para o próximo ano como substituto do Argo. Além disso, a base também estará presente na próxima geração da Fiat Strada.
Reprodução/Motor.Es
Apesar do Fiat Fastback já ser vendido com configurações híbridas, mais especificamente, hibridas-leve, com o motor de T200 atuando com um sistema de 12V. A Smart Car permite diferentes tipos de eletrificação. Como referência, no Velho Continente, o Fiat Grande Panda possui versões puramente a combustão, híbridas e elétricas.
Para o Brasil, uma das possibilidades é que o SUV receba o propulsor T270 1.3 turbo unido a um sistema híbrido de 48V. Além de manter o sistema híbrido já presente no nosso mercado.
Quando chega o novo Fiat Fastback?
Ainda não é possível afirmar quando a nova geração do Fiat Fastback será lançada. O que se sabe é que o seu lançamento deverá acontecer primeiro na Europa, já que o modelo será global, algo já confirmado pela marca.
Divulgação/Stellantis
Para o Brasil, a marca italiana confirmou o lançamento de cinco modelos inéditos para o mercado até 2030, um em cada ano. O esperado é que 2026 seja o ano do Grande Panda e 2027 o lançamento da Strada, com isso a Mobiauto entende que o Fastback ficaria entre 2028 e 2030.
Além da mesma plataforma, outra questão que o Fastback deverá se inspirar está no visual. Assim como no hatch, o esperado que o SUV receba elementos retrofuturistas, como linhas mais retas e faróis e lanternas simulando “pixels”.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
