Nova Ford Transit chega com câmbio de F-150 e versão elétrica
Desde que fechou suas fábricas no Brasil, a Ford deixou claro que seus investimentos seriam em SUVs, picapes e veículos comerciais. Agora, a marca estadunidense anunciou novidades para o mercado brasileiro nesse último segmento.
A primeira delas já era conhecida e prometida, a E-Transit, versão elétrica do furgão da Ford. A configuração tem motor elétrico de 269 cv e 63,8 kgfm de torque.
No entanto, as baterias de 67 kWh garantem apenas 317 km de autonomia. Segundo a Ford, isso não é um problema, já que a ideia é o uso urbano, onde, em média, um veículo comercial roda 120 km por dia.
A recarga pode ser feita em até 35 minutos em corrente contínua (DC) de 115 kW. No wallbox, que tem corrente alternada (AC), o tempo previsto é de 8 horas.
Neste caso, o foco da marca é reduzir custos de operações para frotistas. Segundo as contas da Ford, o custo operacional é 40% menor, comparando tanto o custo de recarga em relação ao de abastecimento de uma van a diesel quanto os custos de revisão e manutenção.
Leia também: Honda Civic ressuscita no começo de 2023 híbrido contra o Corolla Altis
Transit a diesel automática
Pela primeira vez no Brasil, uma van terá configuração automática. E não é qualquer câmbio. A Transit ganhará a caixa automático de 10 marchas que equipa o muscle Mustang já vendido no Brasil e a picape F-150 que será lançada no país em 2023. Que, por sinal, é um câmbio de origem GM e também está presente no atual Chevrolet Camaro.
Já o motor é o 2.0 turbodiesel EcoBlue com 170 cv de potência e torque de 41,3 kgfm. A tração é traseira e a capacidade de carga é de 1.151 kg. A transmissão estará disponível também nas versões minibus, voltada para passageiros, em carrocerias de 15 ou 18 lugares.
Segundo a Ford, a ideia é aumentar conforto dos motoristas, além de reduzir custos de manutenção, já que o plano de revisão prevê troca de óleo da transmissão após 250.000 quilômetros rodados ou dez anos de uso, o que vier primeiro.
Leia também: Ford testa SUV elétrico do Mustang no Brasil. Será que vem?
Transit chassi
Encerrando as novidades, a Ford apresentou a Transit Chassi. Como o nome diz, essa versão é preparada para receber implementos rodoviários.
Pensando nisso, a Ford já estuda com sua engenharia local todas as possibilidades para a van. A empresa espera atender 40% do mercado que não eram atendidos pela marca.
Dessa maneira, após crescer 12% entre os minibus e 4% entre vans, a Ford espera novo aumento nas vendas em 2023, mas não deixou claro o quanto vai crescer no próximo ano.
Você também pode se interessar por:
Ford prevê faturar R$ 500 milhões com centro de tecnologia no Brasil
Chefão da Ford aponta o terremoto que abala a indústria de carros
VW quer virar megafornecedora de carros elétricos e Ford será 1ª cliente
Avaliação: Ford Maverick tem porte de Toro e preço de Ranger. Dá certo?
Avaliação: Ford Bronco Sport vende mais que Compass nos EUA. Por que não aqui?
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.