Nova Fiat Strada: o que esperar da próxima geração da picape
O sucesso das picapes para além do mercado de trabalho não é uma exclusividade brasileira, mas é aqui que a tendência está em outro patamar. Afinal, a Fiat Strada é o veículo mais vendido do país há quatro anos seguidos. E a picape compacta já tem previsão de ganhar uma nova geração.
Será a terceira geração da Strada no país, a primeira com a possibilidade de eletrificação. Isso porque a picape será fabricada em Betim (MG) com a mesma plataforma que os demais lançamentos. A montadora italiana também prometeu um lançamento por ano até 2030, o que de acordo com a marca somatiza cinco carros inéditos. O início será em 2026 como parte da comemoração pelos 50 anos da Fiat no Brasil.
Você também pode se interessar por:
- Novo Fiat Grande Panda: 39 fotos exclusivas do hatch que vem ao Brasil
- Jeep Avenger: conheça o SUV híbrido confirmado para o Brasil em 54 fotos
- Como será o futuro de Volkswagen Saveiro e Fiat Strada no Brasil?
- Nova Fiat Strada 2026: Cronos pode ajudar a desvendar novidades da picape
Nova plataforma e híbrida
Próximos carros de Fiat e Jeep no Brasil serão mais Citroën e Peugeot do que agora. Esse título foi usado pela Mobiauto para descrever como os próximos carros da montadora italiana, incluindo a Strada vão usar a plataforma Smart Car, versão simplificada da CMP (Plataforma Modular Comum) criada por Peugeot e Citroën.
Essa base já é vista aqui no Brasil nos modelos da Citroën (C3, Aircross e Basalt) e nos Peugeot (208 e 2008). A arquitetura permite a combinação entre motor a combustão e sistema elétrico.
No caso da Strada, o mais provável é que a picape receba o conjunto T200 hybrid, que combina o motor 1.0 turbo de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque com o sistema elétrico de 12V, como no Pulse e Fastback.
Visual atualizado
No conceito apresentado pela Stellantis, a picape mostra um visual bem futurista, já visto com no Grande Panda italiano. Para o mercado brasileiro, a impressão de porte maior e as linhas deverão ser mantidas. Porém, os faróis pixelados e a traseira tem poucas chances de ser como no veículo pré-série.
Flagrada no Brasil
A Mobiauto já mostrou que uma unidade da nova Strada foi flagrada em um guincho, próximo de Betim (MG), não por acaso local onde a Fiat tem sua principal fábrica no Brasil.
A montadora ainda não iniciou o teste da nova geração, ao menos não os externos, os quais costumam ser flagrados e publicados na internet.
Pois bem, a Strada já chegou à linha 2026 sem nenhuma alteração visual e não será a primeira novidade dos cinco modelos globais da Fiat apresentados por aqui. Esse papel caberá ao sucessor do Argo, inspirado no Grande Panda e que já tem emprestado sua linguagem visual nas atualizações de Pulse e Fastback.
Quando chega a nova Strada?
Com o substituto do novo Argo previsto para o primeiro semestre de 2026, o mais provável é que a Strada inicie os testes em 2026, mas com lançamento mesmo só para 2027 já como linha 2028.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
