Nova Era: Renault reforça novo posicionamento com Koleos e Niagara em 2026
A Renault aproveitou o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo para mostrar dois novos produtos da marca para o mercado brasileiro: o SUV Koleos e a picape Niagara, ambos serão lançados por aqui ema 2026. A dupla segue a estratégia da fabricante de colocar seu status em um ticket mais elevado no país, oferecendo produtos mais modernos.
Se nos irmãos Renault Kardian e Boreal não há eletrificação, no Koleos isso irá mudar. O SUV é equipado com um 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, que juntos, entregam 245 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. O propulsor trabalha com um câmbio do tipo DHT com apenas três marchas físicas, e as relações a partir disso são completas pelo conjunto elétrico.
Você também pode se interessar por:
- Renault Geely anuncia investimento de R$ 3,8 bilhões para a fabricação de novos modelos
- Renault Koleos é híbrido como Corolla Cross e será próximo lançamento da marca
- Renault Boreal: 10 coisas do novo SUV que o Duster sempre sonhou em ter
- Novo Renault Boreal é tecnológico e conquista pelo design contra Corolla Cross
Visualmente, o Koleos tem uma grade com acabamento em formato de colmeia e que simula um efeito 3D. Os faróis de LED possuem desenho retangular e uma fina linha de LED responsável pela função de DRL.
Já vendido em outros mercados, o SUV é equipado com três telas de 12,3 polegadas, cada uma destinada para uma função específica: central multimidia, painel digital e do passageiro, essa última, pode ser desativada no Brasil devido à legislação.
Em proporção, o Koleos mede 4,77 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,84 m de entre-eixos, (números próximos aos encontrados no Toyota SW4), o modelo será posicionado acima de Kardian e Boreal.
Sua chegada está confirmada para o mercado brasileiro durante o primeiro semestre de 2026 e o SUV será vendido com a exclusiva versão “esprit Alpine”.
Divulgação/Renault
O último modelo do plano da marca para o Brasil é a Renault Niagara, a picape ainda não passa de um conceito, mas vai estar à disposição do público durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A Niagara foi apresentada pela primeira vez em outubro de 2023 e será lançada no segundo semestre do próximo ano.
A picape será construída na mesma plataforma de Kardian e Boreal, chamade de RGMP (Renault Global Modular Platform) que pensando no mercado de picapes, oferece possibilidade tração integral.
Em relação a motorização, nada ainda foi confirmado, mas a picape deverá ter como base o mesmo motor encontrado no Renault Boreal. Dessa forma, a picape deverá ser equipada com o 1.3 turbo de até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque,
Novo Patamar
Vinicius Moreira/Mobiauto
O modelo que iniciou esse plano no mercado brasileiro foi o Renault Kardian. O SUV compacto construído sobre a plataforma RGMP foi lançado em 2024 sendo um produto global e com um visual que se diferenciava em relação a outros produtos da marca.
Mesmo com a modernidade do projeto, a Renault foi mais conservadora em termos mecânicos, sem equipar o SUV com qualquer tipo de eletrificação. O Renault Kardian utiliza uma usina 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. O propulsor pode ser acoplado a um câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, em ambos os casos são seis marchas.
Algo que já mostrava o foco do Renault Kardian é que o SUV foi o primeiro modelo fabricado no Brasil da marca a ser lançado com o novo logo da fabricante, que estreou por aqui no Megane E-Tech.
Em 2025, a Renault deu mais um passo para o seu plano, com a chegada do Renault Boreal. O SUV médio chama a atenção principalmente devido ao seu visual. Na dianteira, a grade e o para-choque possuem linhas retas com alta angulação. Já na parte de trás o Renault Boreal não possui lanternas interligadas. No entanto, as linhas traseiras do SUV remetem ao logo da fabricante francesa.
Raphael Panaro/Mobiauto
Um toque de destaque está no interior do modelo, além de partes com acabamento macio ao toque, a central multimídia é equipada com sistema Google e têm sua moldura conectada ao painel de instrumentos, com a tela de ambas as funções medindo 10 polegadas cada.
Com a mesma plataforma do Kardian, o modelo também não foi escolhido para ser híbrido - pelo menos nesse momento. Dessa forma, o Renault Boreal trabalha com um motor 1.3 turbo de até 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o mesmo encontrado no Renault Duster, Oroch e no Mercedes-Benz GLA. Sua transmissão é a mesma automatizada e equipada no Kardian.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
