Nova Chevrolet Spin: como veterana se prepara contra o Citroën C3 Aircross

Facelift (mais um) da minivan está na fase final de testes e apostará em várias novidades para conter o novato SUV rival
Renan Rodrigues
Por
20.09.2023 às 10:14
Facelift (mais um) da minivan está na fase final de testes e apostará em várias novidades para conter o novato SUV rival

A Chevrolet Spin é, por enquanto, a única opção de sete lugares no Brasil na casa dos R$ 100.000. Em breve, a veterana minivan terá a concorrência do Citroën C3 Aircross, SUV que será derivado do hatch C3 e promete dificultar a vida da veterana.

O que pouca gente sabe é que a GM chegou a cogitar um crossover derivado da Montana para substituir a atual Spin. Por questões de custo, agravadas durante a pandemia, o chamado projeto Twins foi cancelado e só a picape saiu do papel.

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Só que a, obviamente, a Chevrolet não quer perder o filão e tentará seguir vendendo bem a Spin. Para isso, renovará o modelo na linha 2025. A novidade deve chegar ao mercado no primeiro semestre do ano que vem. E a Mobiauto revela abaixo tudo que já sabe sobre a Chevrolet Spin 2025 renovada.

Cara de Montana

A primeira informação a respeito desse facelift foi dada em maio de 2021, pelos amigos do Autos Segredos. Na época, já estava determinado que o modelo manteria a plataforma Gamma II ou GSV, da primeira geração do OnixPrisma e do extinto Cobalt, assim como deve conservar praticamente todos os elementos da atual carroceria, bem como o conjunto de suspensões.

Apenas o balanço dianteiro deve mudar mais substancialmente, com direito a nova grade e para-choque, alinhados à mais atualizada identidade visual da marca. Os faróis serão novos e usarão o mesmo truque do próprio C3, com uma parte escondida pelo para-choque para parecer que são divididos em peças duplas. Haverá, ainda, aplicação de LED. O capô deve receber novos recortes de estamparia.

Portanto, esse rostinho novo será inspirado na nova geração da Montana. Na traseira, espere por poucas mudanças: o desenho geral com lanternas horizontais invadindo a tampa do porta-malas deverá ser mantido, bem como toda a folhagem de metais.

Nova Spin deverá copiar esquema de molduras da Montana

No interior, espere por melhorias importantes nos itens de acabamento, vindas da própria Montana e do Tracker, como bancos dianteiros, quadro de instrumentos e central multimídia MyLink com moldura integrada ao envolvente do cluster, a mesma utilizada pelos demais carros da Chevrolet.

Haverá, ainda um novo volante, também herdado do Tracker. Segundo o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, a partira da versão LT haverá a presença de painel digital,soluçãoinédita entre os GM nacionais.

Mais segurança

Spin deverá ser equipada com seis airbags na linha 2025

Um dos objetivos da nova Spin é aumentar o nível de segurança. Para isso, terá airbags laterais de série, conforme revelado pela Mobiauto em junho de 2022. Também terá itens como controles de estabilidade e tração, repetidores de luzes de seta nas laterais ou retrovisores, luzes de condução diurna e alerta de frenagem emergencial, que passarão a ser obrigatórios nos próximos anos.

Ainda de acordo com o Autos Segredos, a minivan contará com frenagem autônoma de emergência em baixa velocidade. Todas as versões terão faróis full-LED, assim como acontecerá com os guias de posição das lanternas.

Motor veterano

O motor 1.8 flex de quatro cilindros, batizado como Ecotec, não foi recalibrado à toa. Ele estará presente na Spin renovada. Para isso, ganhou bicos injetores aquecidos no lugar do tanquinho de partida a frio.

O veículo também recebeu um novo catalisador e um tanque com multicamadas e filtros para evitar que o combustível evapore e vá para atmosfera, além de uma nova programação dos softwares de gerenciamento do propulsor e do câmbio automático de seis marchas.

Veterano motor 1.8 aspirado deverá ser mantido

Tudo para ter o nível de emissões de poluentes reduzido em 43%, mesmo mantendo os 106 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com gasolina, sendo 111 cv e 17,7 kgfm com etanol. Ainda não está claro se a fabricante pretende aplicar o 1.0 turboflex de 116 cv e 16,8 kgfm de Onix e Onix Plus, ou o 1.2 turboflex de até 133 cv e 21,3 kgfm do Tracker.

Fato é que a nova Chevrolet Spin deve seguir sendo comercializada em configurações de cinco ou sete lugares. O lançamento deverá ocorrer no começo de 2024, como ano-modelo 2025

Projeção: Kleber Silva/@KDesignAG.

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