Nova Chevrolet Silverado terá sinal de R$ 30.000 e entrega só em 2024

Picape terá motor V8 do Camaro com torque menor que da Ranger, mas preço é o mesmo da versão mais cara da F-150
Diego Dias
Por
22.08.2023 às 14:20
Picape terá motor V8 do Camaro com torque menor que da Ranger, mas preço é o mesmo da versão mais cara da F-150

A nova Chevrolet Silverado está pronta para estrear no Brasil. A Mobiauto revelou na semana passada que a picapona custará por aqui R$ 519.990, e pode afirmar que ela já está em pré-venda com sinal de R$ 30.000 e que chegará só em 2024 aos compradores.

A Chevrolet Silverado será responsável por completar o leque de opções da marca da gravata dourada em nosso mercado. No entanto, os interessados terão de ter paciência para recebê-la. Em contato com concessionárias, nossa reportagem apurou que o tempo de espera para a chegada das primeiras unidades é de até 180 dias.

Você também pode se interessar por:

Ou seja, apenas em fevereiro de 2024 é que os compradores receberão suas unidades. A picape grande será vendida em versão única High Country e terá um enorme V8 sob o capô, como suas rivais Ford F-150 e as Ram 1500 e Classic.

Ao todo serão disponibilizadas 500 unidades da Silverado 2024 neste período de pré-venda, quem reservar a caminhonete ganhará a capota marítima elétrica de brinde – algo já divulgado anteriormente. O que descobrimos em nossas consultas com lojistas é que a picape será comercializada em quatro opções de cores: branca, cinza, preta e vermelha.

O motor V8

A Chevrolet já confirmou a motorização da Silverado. Ela será comercializada em versão única High Country e, assim como as rivais, ostentará um enorme V8 a gasolina sob o capô. Com 5.3 litros, o propulsor renderá 360 cv de potência e 53 kgfm de torque, que é sua especificação para o mercado americano.

Confirmamos essa potência e torque para a versão que será vendida no Brasil, afinal, a picape poderia chegar com potência ou torque mais baixos para adaptá-la à gasolina vendida no Brasil (algo semelhante com o que ocorreu com o Civic Type R). Mas se temos a boa notícia que a caminhonete manteve os números da norte-americana, a má é que ela tem torque menor que a Ford Ranger V6 3.0 turbodiesel (53 kgfm x 61,2 kgfm).

Sem contar que a Silverado High Country V8 será a mais fraca (embora bem potente) entre as picapes grandes vendidas no Brasil. Para efeito de comparação, a Ford F-150 tem um V8 de 405 cv e 56,7 kgfm, enquanto as Ram Classic e 1500 Rebel ostentam um V8 de 400 cv e 56,7 kgfm.

Com isso, a Silverado terá pelo menos 40 cv e 3 kgfm de torque a menos do que as rivais da Ford e Ram. Porém, ainda continua com boa dose de força e, pelo que foi divulgado até o momento pela GM, a picape apostará no bom consumo de combustível.

Para isso, a Silverado terá no seu motor V8 5.3 aspirado o sistema DFM, que é um gerenciamento do funcionamento do motor e também do gasto de combustível, só que bem mais evoluído que as centrais eletrônicas de controle que estamos acostumados a ver nos carros.

Para se ter noção, o V8 pode trabalhar em até 17 padrões diferentes para se adequar às condições da condução. A tecnologia é uma evolução à desativação convencional de cilindros que vemos em F-150 e Ram. Dependendo da situação, a picape pode rodar com apenas dois cilindros e capacidade volumétrica igual a de um Fiat Pulse 1.3 aspirado, por exemplo.

Os preços de Ram 1500 e Ford F-150

Os R$ 519.990 da Silverado são para a verão High Country, única confirmada no mercado brasileiro. Esse preço a coloca acima das duas principais rivais.

Desta forma a Ram seguirá com o título de picape grande mais barata do mercado brasileiro. São necessários R$ 469.990 para levar a 1500 Rebel para casa, enquanto a Limited sai por R$ 529.990 e a Night Edition por R$ 539.990.

Vale lembrar que a antiga geração da 1500 também é vendida no Brasil com sobrenome de Classic. Neste caso, seu preço de tabela fica em R$ 357.990 para a Laramie e R$ 367.990 para a Laramie Night Edition.

A Ford F-150 parte de R$ 479.990 na configuração Lariat e chega aos mesmos R$ 519.990 da Silverado na configuração Platinum.

Dimensões Silverado x Ram 1500 x Ford F-150

Classificadas na mesma categoria nos Estados Unidos, as três picapes são muito próximas em termos de tamanho. A maior delas é a Ram 1500 com 5,92 metros, enquanto F-150 e Silverado possuem 5,88 m de comprimento.

Já em largura, o empate é entre Ram e Ford com 2,08 m cada. A Silverado aparece com apenas dois centímetros a menos, ou seja, 2,06 m. A 1500 é a mais alta do grupo: 2,01 m, enquanto a Chevrolet tem 1,98 m e a F-150 possui 1,96 m.

No entre-eixos, que reflete no espaço interno, a grande vencedora foi a Silverado com seus 3,73 m. Enquanto a Ford F-150 possui 3,69 m e a 1500 Rebel aparece com 3,67 m.

Já nas capacidades, a Ford leva grande vantagem no tanque de combustível. Ela pode levar até 136 litros - o que acarreta gasto de meio salário mínimo para abastecer -, garantindo maior autonomia, quando associado ao consumo. Já a Ram tem um tanque de 98 litros e a Silverado suporta 86 litros de combustível.

Recentemente a Chevrolet ainda divulgou que a Silverado contará com o maior espaço na caçamba, cuja capacidade volumétrica é de nada menos do que 1.781 litros. Para se ter ideia, F-150 tem capacidade de 1.370 litros, enquanto a Ram 1500 Rebel leva 1.200 litros.

Comentários