Nova BMW R 1300 R é apresentada na Europa

A nova roadster está mais esportiva do que nunca e conta com um motor boxer inédito.
MC
Por
22.04.2025 às 04:30 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
 A nova roadster está mais esportiva do que nunca e conta com um motor boxer inédito.

No último dia 10, o grupo BMW anunciou o lançamento da nova R 1300 R na Europa. O modelo roadster chega ainda mais esportivo e potente, trazendo novidades no visual, no motor, no chassi, na suspensão e em seu pacote de equipamentos de série.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

O grande destaque da nova R 1300 R está na motorização. Agora, ela conta com o motor boxer (de cilindros contrapostos) mais forte já produzido pela BMW. A moto mantém as 1.300 cilindradas, mas deixando para traz os 136 cavalos e 14,5 kgfm de torque. Agora são 145 cv de potência e 15,1 kgfm, com a rotação máxima atingindo 9.000 rpm.

Você também pode se interessar por:

Além da nova motorização, a R 1300 R ganhou um chassi completamente redesenhado. Ele passa a ser feito de chapa metálica de aço, com uma nova estrutura traseira em alumínio, que foi reposicionada para proporcionar uma condução mais suave e frenagens mais estáveis.

A suspensão também foi aprimorada. A moto agora oferece o Sistema de Suspensão Dinâmica (DSA), com ajuste dinâmico de amortecimento e compensação de carga como opcional. Na dianteira, há um novo garfo telescópico invertido de 47 mm, enquanto a traseira recebe o sistema Evo Paralever II, redesenhado e ainda mais eficiente.

Divulgação/BMW

Divulgação/BMW

As rodas de 17 polegadas também são novas. Mais leves e com visual renovado, agora são fundidas em alumínio com design de raios ocos, resultando em uma redução de peso de 1,4 kg.

No visual, a R 1300 R está mais robusta e esportiva, destacando-se pelo novo farol de LED octogonal, recém-projetado, com iluminação adaptável opcional. A posição de pilotagem foi redesenhada para favorecer a esportividade. O assento agora tem altura reduzida para 790 mm, enquanto o guidão e as pedaleiras estão posicionados mais abaixo. Pensando no conforto do piloto, há opções de assentos com diferentes alturas e até função de aquecimento.

Divulgação/BMW

Divulgação/BMW

O pacote de itens de série é generoso e inclui três modos de pilotagem – Rain, Road e Eco –, com os modos Dynamic e Dynamic Pro disponíveis como opcionais. A nova R 1300 R vem equipada com o Controle de Torque de Arrasto do Motor , que aumenta a segurança em desacelerações, além do ABS Pro Integral, que otimiza a atuação dos freios em curvas. O farol de LED com assinatura luminosa é de série, e o Headlight Pro com iluminação adaptativa está disponível como opcional. Entre os assistentes de pilotagem, destacam-se o controle de cruzeiro ativo e o alerta de colisão frontal, ambos opcionais.

A nova BMW R 1300 R será oferecida em quatro versões com cores específicas para cada uma: a versão básica vem na cor Snapper Rocks metálica. A versão Exclusive traz o tom Racing Blue metálico. A versão Performance aposta na cor Lightwhite uni e adiciona suspensão esportiva, manetes curtos, pedaleiras ajustáveis, sistema DTC-Shift, spoiler de motor e pneus esportivos. Por fim, a versão Option 719 Kilauea vem na cor Blackstorm metálica, com acabamentos premium.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp