Nissan Sentra copia um dos itens mais polêmicos do Toyota Corolla Cross

Para melhorar espaço interno e limpar console central sem usar eletrônica, sedan mudou acionamento do freio de estacionamento. Só não sabemos se todos vão gostar...
Renan Bandeira
Por
17.03.2023 às 10:02 • Atualizado em 23.03.2023
Para melhorar espaço interno e limpar console central sem usar eletrônica, sedan mudou acionamento do freio de estacionamento. Só não sabemos se todos vão gostar...

O Nissan Sentra 2023 finalmente chegou ao mercado e trouxe duas versões para tentar incomodar o líder do segmento, Toyota Corolla. Para isso, o sedan trocou de geração, modernizou o visual, voltou mais refinado e com preço competitivo. 

Curiosamente, o novo Sentra copia um dos itens mais polêmicos que o Corolla Cross, irmão do Corolla sedan, utiliza, e que gerou críticas na chegada do SUV compacto-médio ao mercado, em 2021. Será que o mesmo se repetirá com o Sentra? 

E não, não estamos falando do abafador de escapamento excessivamente aparente na traseira, algo que os internautas nunca perdoaram no Corolla Cross e que usuários do modelo tentam desesperadamente disfarçar. Mas, sim, do freio de estacionamento por pedal.  

A explicação das marcas nesses casos é que a solução deixa o console central mais limpo e com mais espaço para os ocupantes, dispensando a alavanca manual – que, por sinal, ainda é usada pelo Corolla sedan -, além de melhorar o visual.  

Para melhorar espaço interno e limpar console central sem usar eletrônica, sedan mudou acionamento do freio de estacionamento. Só não sabemos se todos vão gostar...

No entanto, assim como no Corolla Cross, não deixa de ser a saída mais barata para isso, visto que o Sentra poderia ter adotado um freio de estacionamento eletrônico por tecla, como carros de segmentos mais baratos, caso do Jeep Renegade, já fazem. 

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Só que o freio eletrônico deixaria o sedan médio um pouco mais caro e escaparia da proposta de ser mais barato que o Toyota Corolla por aqui. Por isso, os compradores do novo Sentra terão de se acostumar com o terceiro pedal dentro da cabine. 

Vale explicar que ele fica posicionado próximo ao que seria o lugar do pedal da embreagem dos carros com câmbio manual. Como o sedan é automático, esse espaço acaba sobrando e fica disponível para o freio de estacionamento por pedal ser instalado. 

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Se serve de consolo, o novo Sentra é importado do México e vem ao Brasil em configuração muito similar àquela vendida nos mercados da América do Norte, incluindo os Estados Unidos. Lá, o três-volumes também possui freio de estacionamento por pedal. 

Já o Corolla Cross adota esta solução como um barateador de custos apenas em mercados emergentes como o nosso, assim como o silencioso de escapamento mais rústico e a suspensão traseira por eixo de torção no lugar da arquitetura independente multilink, do abafador transversal mais bem escondido e do freio eletrônico presentes nos EUA. 

Nissan Sentra 2023 quer lugar do Civic 

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A Nissan tenta com o Sentra pegar o espaço que o Honda Civic deixou como vice-líder de vendas do Corolla no mercado, já que a nova geração deste chegou apenas híbrida, em versão única, Touring, custando R$ 244.900 e importada da Tailândia em lotes pequenos, para um grupo limitado de concessionárias.  

Para isso, o Sentra 2023 terá as configurações Advance e Exclusive, que partem, respectivamente, de R$ 148.490 e R$ 171.590. Sua briga mais direta será com as versões 2.0 flex do Corolla. A Mobiauto, inclusive, já testou o modelo e você pode ver aqui. 

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Em ambas as opções ele terá motor 2.0 aspirado a gasolina com 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, sempre gerenciado por uma caixa automática do tipo CVT que simula oito marchas. E promete fazer 11 km/l dentro da cidade, desempenho bom pra um carro desse porte. 

Com tudo isso e acabamento mais refinado que o do rival da Toyota, só restou mesmo o toque final com o freio de estacionamento eletrônico. Resta saber se o pedal para acionamento será bem aceito ou se será criticado como foi o Corolla Cross em seu lançamento.  

A julgar pelo freio de estacionamento do Corolla sedan por alavanca, é bem capaz que o novo Sentra consiga escapar dessa ileso... 


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