Nissan March vai virar elétrico com visual ousado e toque de Renault
Em 2020, a Nissan tirava de linha o March do mercado brasileiro, após um relativo sucesso. Também vendido como Micra em outros mercados, o hatch compacto já era oferecido em uma nova geração, que nunca chegou ao Brasil. Pois o modelo segue vivo no exterior está prestes a se tornar elétrico, ficando ainda mais arrojado.
Estamos falando do conceito 20-23, um protótipo apresentado pela Nissan que antecipa os traços da terceira geração do Micra. Ele foi revelado pelo presidente e CEO da empresa, Makoto Uchida, para comemorar os 20 anos do centro de design europeu da fabricante, que fica em Paddington, Londres (Reino Unido).
Você pode se interessar por:
- Avaliação: Renault Mégane E-Tech é tudo que o Duster queria ser
- Avaliação: BYD Seal é absurdo como Porsche Taycan pela metade do preço
- Volvo EX30 quer repetir "efeito BYD" e fazer preços dos elétricos despencarem
- Novas regras para carros elétricos, combustíveis e emissões vêm por aí
O design do conceito foi amplamente inspirado nos carros de corrida da marca, incluindo enormes difusores dianteiros e traseiros. Há ainda uma asa traseira utilizada em categorias de turismo, caixas de rodas musculosas e pneus de corrida com perfil baixo.
Apesar dos traços exagerados, que obviamente não serão usados por uma eventual versão de produção, esse conceito antecipa algumas características do futuro substituto do March. O primeiro deles é o perfil lateral, que manterá características típicas de um hatch, com frente mais baixa e traseira levemente erguida.
Outros detalhes que devemos esperar no carro final são os faróis e lanternas. Ambos são de LED em formato circular, que deverão ganhar mais detalhes na produção, mantendo o formato visto nesse conceito.
Já o interior mudará drasticamente em relação ao conceito, já que a imagem revelada mostra uma ideia futurística, com volante de corrida, bancos tipo concha e cintos de cinco pontos. Outros detalhes, como câmeras no lugar dos retrovisores e portas com abertura vertical, também não estarão no carro de produção.
Vale ressaltar que o novo March deverá entrar em produção apenas em 2026, usando a plataforma CMF-BEV que a Renault já usará para os modelos 5 E-Tech e Alpine A290. Ainda não está definido se o nome Micra, ou mesmo March, será mantido no hatch elétrico.
O Nissan dividirá fábrica com o Renault 5 e deverá usar o mesmo motor elétrico dianteiro de 134 cv de potêncua. A autonomia deverá ficar próxima dos 400 quilômetros no ciclo europeu WLTP, enquanto o preço também é uma questão a ser trabalhada, já que a Nissan tem como alvo a faixa de 20.000 libras esterlinas, que equivalem atualmente a cerca de R$ 120.000.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Flagra: Novo Nissan Kicks cresce em nova geração para peitar Creta e HR-V
- Novidades sobre carros
Nissan Sentra 2025: veja como é o único rival do Toyota Corolla
- Novidades sobre carros
Nissan e Mitsubishi querem fazer picape elétrica com capacidade de diesel
- Novidades sobre carros
VW Saveiro a Renault Duster: os últimos carros do Brasil com motor 1.6 em 2024
- Curiosidades
Nissan Frontier 2019 fica cinco anos mais nova por apenas R$ 9.000
- Novidades sobre carros
Nissan confirma “picape de meia tonelada” contra Fiat Toro
- Guia de compra
10 carros de "patrão" que hoje custam um Renault Kwid
- Novidades sobre carros
Nissan Frontier tem desconto de R$ 60 mil e acirra guerra de preços
- Novidades sobre carros
Novo Nissan Kicks: o que a versão nacional vai herdar da americana?