Nissan March vai virar elétrico com visual ousado e toque de Renault

Morto no Brasil, hatch ainda existe em outros mercados e ganha conceito que antecipa as linhas de uma futura geração elétrica
Renan Rodrigues
Por
25.09.2023 às 18:00
Morto no Brasil, hatch ainda existe em outros mercados e ganha conceito que antecipa as linhas de uma futura geração elétrica

Em 2020, a Nissan tirava de linha o March do mercado brasileiro, após um relativo sucesso. Também vendido como Micra em outros mercados, o hatch compacto já era oferecido em uma nova geração, que nunca chegou ao Brasil. Pois o modelo segue vivo no exterior está prestes a se tornar elétrico, ficando ainda mais arrojado.

Estamos falando do conceito 20-23, um protótipo apresentado pela Nissan que antecipa os traços da terceira geração do Micra. Ele foi revelado pelo presidente e CEO da empresa, Makoto Uchida, para comemorar os 20 anos do centro de design europeu da fabricante, que fica em Paddington, Londres (Reino Unido).

Você pode se interessar por:

O design do conceito foi amplamente inspirado nos carros de corrida da marca, incluindo enormes difusores dianteiros e traseiros. Há ainda uma asa traseira utilizada em categorias de turismo, caixas de rodas musculosas e pneus de corrida com perfil baixo.

Apesar dos traços exagerados, que obviamente não serão usados por uma eventual versão de produção, esse conceito antecipa algumas características do futuro substituto do March. O primeiro deles é o perfil lateral, que manterá características típicas de um hatch, com frente mais baixa e traseira levemente erguida.

Outros detalhes que devemos esperar no carro final são os faróis e lanternas. Ambos são de LED em formato circular, que deverão ganhar mais detalhes na produção, mantendo o formato visto nesse conceito.

Já o interior mudará drasticamente em relação ao conceito, já que a imagem revelada mostra uma ideia futurística, com volante de corrida, bancos tipo concha e cintos de cinco pontos. Outros detalhes, como câmeras no lugar dos retrovisores e portas com abertura vertical, também não estarão no carro de produção.

Vale ressaltar que o novo March deverá entrar em produção apenas em 2026, usando a plataforma CMF-BEV que a Renault já usará para os modelos 5 E-Tech e Alpine A290. Ainda não está definido se o nome Micra, ou mesmo March, será mantido no hatch elétrico.

O Nissan dividirá fábrica com o Renault 5 e deverá usar o mesmo motor elétrico dianteiro de 134 cv de potêncua. A autonomia deverá ficar próxima dos 400 quilômetros no ciclo europeu WLTP, enquanto o preço também é uma questão a ser trabalhada, já que a Nissan tem como alvo a faixa de 20.000 libras esterlinas, que equivalem atualmente a cerca de R$ 120.000.

Comentários