Nissan Kicks: como nova geração do SUV deve incomodar T-Cross e Creta

Utilitário vai apelar ao novo desenho e também a receitas conhecidas dos rivais
Diego Dias
Por
17.04.2025 às 13:22 • Atualizado em 29.04.2025
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Utilitário vai apelar ao novo desenho e também a receitas conhecidas dos rivais

Um dos lançamentos mais esperados de 2025, o novo Nissan Kicks teve sua produção iniciada no Brasil nesta semana na fábrica da marca em Resende (RJ). A segunda geração do SUV compacto vai subir de nível e ficar maior para brigar em pé de igualdade com modelos mais atualizados como VW T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.

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Conforme apurado pela Mobiauto anteriormente, o novo Nissan Kicks será lançado no mercado brasileiro em junho, mesmo que sua produção tenha sido iniciada nesta semana. Tal estratégia se dá para a marca provavelmente fazer volume e, assim, ter estoque para abastecer as concessionárias neste período.

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Visual

Não há dúvidas que a segunda geração do Kicks muda da água para o vinho, já que ele traz o desenho para um lado futurista que até então ele não tinha. O SUV contará com faróis em dois níveis como é tendência na indústria, mas dispostos de forma um tanto diferente por trazer as luzes diurnas de LEDs em estilo cascata, enquanto os faróis mais estreitos são ligados por uma barra preta.

O novo utilitário ganha volume também por conta da grade dianteira mais pronunciada, que mescla seu desenho em filetes com as luzes DRL. Destaque ainda para o para-choque mais avantajado também, que traz acabamento em preto que se estendem até a parte inferior da peça. Chama atenção também o capô mais volumoso e com vincos ascendentes da porção central para as extremidades.

Nas laterais saem os vincos muito demarcados para linhas mais limpas, mas agora o novo Kicks traz ombros mais largos e saias laterais mais trabalhadas. São toques de design que deixam o SUV muito mais robusto que o atual. A ligação da coluna C com acabamento em preto brilhante até o vidro permanece, mas de forma mais suave.

Já a traseira tem lanternas em L interligadas por uma barra preta, solução essa que difere do esquema de luzes inteiriças do mercado de SUVs que vêm sendo cada vez mais comum. Em resumo, o novo Nissan Kicks amadurece seu desenho mantendo de certa forma a filosofia da marca, mas sem copiar soluções dos rivais, receita essa que poderá ser uma fórmula de sucesso comercial.

Espaço

O Nissan Kicks não era a referência em espaço interno, mas tratava bem seus ocupantes em seus 4,31 metros de comprimento e 2,61 m de entre-eixos. Em contrapartida, fica devendo em espaço para os ombros na cabine (um reflexo de sua largura de 1,76 m), principalmente para quem vai sentado no banco traseiro.

A expectativa é que a nova geração melhore o espaço interno e talvez faça do Kicks uma das referências nesse quesito, pois estamos falando de um SUV que cresceu razoavelmente em porte. Ele tem 4,36 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,66 m de entre-eixos.

Embora a Nissan não tenha dados muitos detalhes sobre o SUV durante o anúncio de sua produção, é sabido que o novo Kicks será baseado na plataforma CMF-B – a mesma derivação da plataforma utilizada pelo Renault Kardian no Brasil.

Motor

Enquanto o atual Kicks Play vem equipado com motor 1.6 aspirado de até 113 cv e 15,2 kgfm de torque debaixo do capô, a segunda geração do SUV compacto tem tudo para ser equipado com motor turbo – mesmo que a Nissan ainda faça mistério sobre isso.

É sabido que o novo motor 1.0 turbo também será produzido na fábrica de Resende (RJ). Embora não haja confirmação oficial, o propulsor esperado é o mesmo trem de força da Horse que equipa o Renault Kardian, que tem uma calibração de até 125 cv e 22,4 kgfm de torque. Fica a dúvida sobre a transmissão, que o caso do SUV da Renault é um automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

Vale dizer que o Nissan Kicks teve um bom volume de vendas por todo esse tempo no mercado (já chega aos 9 anos), isso mesmo sendo equipado com um motor aspirado com bons anos nas costas. Com a chegada da receita clássico atual de 1.0 turbo (quem sabe até o turbo 1.3 TCe do Duster), é esperado que o utilitário alavanque ainda mais suas vendas.

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