Neta: quantos carros a marca vendeu no Brasil e qual seu futuro?
Futuro incerto, essa é a frase que define a atual situação da Neta Auto. Apesar de comunicado oficial garantindo operação no Brasil, inclusive com a busca por parceiros, a situação na montadora chinesa não é nada boa.
No último dia 12 de junho, a Neta iniciou um processo de recuperação judicial após decretar falência. A informação foi divulgada pelo portal Car News China. Ainda há um vídeo que circula pela China no qual funcionários da empresa cobram o presidente da Neta, Fang Yunzhou, por salários atrasados.
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Na matrix, na China, a Neta já havia dado sinais de a situação estava complicada após a demissão de 2.900 funcionários em novembro de 2024. Além disso, a empresa vem sofrendo com processos e cobranças de fornecedores, o que agrava ainda mais o caso.
Como se não bastasse tudo isso, a empresa viu suas vendas na China despencarem de 127.500 uniddes em 2023 para 64.500 em 2024. Já em 2025, as vendas caíram para apenas 110 unidades.
No Brasil, a marca iniciou sua operação em novembro do ano passado, com os modelos Neta Aya e X. Desde então, é raro para não dizer quase impossível achar um modelo emplacado da marca chinesa rodando pelas ruas brasileiras.
De acordo com a Fenabrave, até maio deste ano, a Neta emplacou apenas 47 unidades. Já nos números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram apenas quatro veículos vendidos em 2024 e os mesmos 47 até o quinto mês deste ano. Os estados com maior número de emplacamentos são o Rio de Janeiro com 14 e São Paulo com 7.
Ainda no posicionamento para o mercado brasileiro, a Neta diz que já iniciou sua reorganização para quitar os débitos e que pretende retomar sua produção na China entre dois e três meses. Porém, no primeiro momento, a fabricação será retomada com o Neta X e o L, o modelo Aya ficará para o futuro.
A Neta retomou suas atividades nas redes sociais e site, ainda oferecendo o Neta Aya e com a promessa do modelo GT em breve. São cinco pontos de vendas até o momento: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Norte.
Com menos de 100 unidades vendidas até o momento, a Neta tinha prometido aos menos 40 pontos de venda em 20 cidades do Brasil já em 2025, além de sinalizar a intenção de fabricar seus carros aqui no Brasil. Mas com o atual cenário, fica difícil de imaginar qualquer um desses objetivos por agora.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.