Mitsubishi Xforce é sucessor do ASX pronto para buracos e enchentes do Brasil

SUV compacto-médio lançado na Ásia tem até modo para rodar em vias alagadas e teria tudo para se dar bem como um rival direto do Jeep Compass no Brasil
LF
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14.08.2023 às 10:29
SUV compacto-médio lançado na Ásia tem até modo para rodar em vias alagadas e teria tudo para se dar bem como um rival direto do Jeep Compass no Brasil

Mitsubishi Xforce. Assim se chamará o novo SUV compacto-médio da marca que havia sido apresentado como conceito e agora foi revelado em sua versão de produção na Ásia. O SUV compacto-médio será comercializado em chamados “mercados emergentes”, como Sudeste Asiático, Oriente Médio, África e... América Latina.

Ou seja, há grandes chances de o Mitsubishi Xforce chegar ao Brasil nos próximos anos, surgindo como um sucessor tardio, mas bem-vindo, do saudoso ASX, que chegou a também ser comercializado aqui, por um breve período, como Outlander Sport em sua derradeira reestilização.

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O primeiro mercado a produzir o XForce será a Indonésia. No caso do Brasil, há um fator adicional: é preciso que a HPE, atual representante da marca da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, tope importar ou mesmo produzir o SUV localmente na fábrica de Catalão (GO), onde atualmente monta a picape média L200 Triton e o SUV cupê Eclipse Cross.

Caso venha, o XForce será um produto importante para voltar a posicionar a Mitsubishi no segmento entre R$ 150.000 e R$ 200.000 no Brasil. Atualmente, o produto mais barato da marca em nosso mercado é o Eclipse Cross GLS, de R$ 195.990.

Para vende-lo em mercados mais complexos em termos de qualidade das vias, a Mitsubishi preparou o XForce com suspensão reforçada para “trazer conforto em estradas esburacadas”, além de generosos 22,2 cm de vão livre do solo, 20,1 graus de ângulo de ataque e 30,5 graus de ângulo de saída.

O modelo também conta com vetorização eletrônica de torque entre as rodas dianteiras,  tração 4x2 e quatro modos de condução. A lista inclui um “modo enchente”, com capacidade de rodar em vias alagadas. Na Ásia, o motor é 1.5 aspirado a gasolina de 105 cv de potência e 14,4 kgfm de torque, com câmbio CVT.

Para cá, seria importante contar com uma motorização mais potente e robusta, como o motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm do próprio Eclipse Cross, também movido apenas a gasolina. Ou ainda, quem sabe, alguma motorização híbrida.

Em dimensões, o Mitsubishi Xforce mede 4,39 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, medidas muito similares às do Jeep Compass. Seu exterior é marcado por faróis e lanternas de LED em formato de martelo, grade ampla, para-lamas abaulados e vincos musculosos. As rodas de liga leve têm aro 18.

Por dentro, destaque para as telas integradas flutuantes, sendo 8 polegadas para o quadro de instrumentos digital e 12,3 polegadas para a central multimídia. Há console central elevado, carregador de celular por indução, sistema de som Dynamic Sound, da Yamaha, com 8 alto-falantes, e bancos com revestimento “mélange”, resistente a manchas.

O Mitsubishi XForce chega ao sudeste asiático até o fim deste ano. Na Indonésia, será comercializado em duas versões, Exceed e Ultimate, ambas abaixo de R$ 150.000 na conversão direta. No Brasil, não chegaria antes de 2025.

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