Macan: o que o Porsche mais barato do Brasil tem?

O carro mais barato da Porsche vale a pena? Descubra vendo o Macan em detalhes.
Camila Torres
Por
19.10.2020 às 18:55
O carro mais barato da Porsche vale a pena? Descubra vendo o Macan em detalhes.

O conceito de um legítimo modelo Porsche é o que o Macan oferece. O carro mais barato da marca no Brasil é ofertado a partir de R$ 339 mil. E mesmo sendo a opção “de entrada”, se é que podemos escrever assim, por esse valor a expectativa é alta. Afinal, é um Porsche.

O Macan conta ainda com mais duas versões: a S, de R$ 429 mil, e a GTS, de R$ 499 mil.  Neste texto, vamos focar apenas na versão de entrada. A proposta não é fazer uma avaliação, mas um convite para entrar em um Porsche Macan pela primeira vez e olhar cada detalhe com atenção, como quem admira uma bela obra de arte. 

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Aviso importante: se você nunca entrou em um carro da marca, prepare-se para ter mais um item na lista de desejos. Já para quem está buscando um modelo desta categoria e faixa de valor, saiba que esta é uma boa opção para se considerar. 

Desempenho

O Porsche Macan na versão de entrada é equipado com um elogiável motor 2.0 turbo de 252 cv e 37,7 kgfm de torque, combinado ao sempre eficiente câmbio PDK (automatizado de dupla embreagem) de sete velocidades, com opção de trocas manuais através das borboletas atrás do volante. O que torna o SUV capaz de ir de 0 a 100 km/h em 6,7 km/h e atingir até 227 km/h. 

Os números já revelam que em um Porsche Macan não há espaço para tédio, principalmente para quem gosta de pisar mais fundo no acelerador e se divertir ao ouvir o ronco do motor. 

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O SUV se mostra esperto a cada comando, é extremamente ágil nas retomadas e arrancadas, tem fôlego sobrando para qualquer estrada, passa segurança nas curvas e até encara bem terrenos off-road de nível leve. Até porque esse não é o tipo de carro que encara qualquer tipo de aventura. 

O lugar dele mesmo é no asfalto, onde é possível extrair o máximo de uma marca que é muito conhecida pela excelência de seus carros. Isso os alemães sabem fazer como ninguém.

Espaço

Modelo de entrada da marca oferece o refinamento e excelência esperado de um Porsche.

Apesar de ser um SUV menor que o Cayenne, o Macan também é um Porsche espaçoso: são 4,696 mm de comprimento, 2.807 mm de entre eixos, 1.923 de largura, 1.624 mm de altura e 488 litros de porta-malas. 

Comparando com um modelo mais acessível, o Macan é 28 cm mais comprido, 10 cm mais largo e tem 17 cm a mais de entre-eixos e 78 litros de volume a mais no porta-malas que um Jeep Compass. O SUV da FCA só leva vantagem na altura, com 11 cm de diferença.

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Design 

Modelo de entrada da marca oferece o refinamento e excelência esperado de um Porsche.

Fazendo jus à marca que pertence, o Macan não nega o DNA de um Porsche. O design característico dos faróis da fabricante alemã é marcante na dianteira do SUV. Assim como a grade ampla e as molduras dos faróis de neblina. O teto solar panorâmico é um luxo e charme à parte. 

Depois da reestilização pela qual o modelo passou em 2018, a traseira ganhou um filete horizontal em LED ligando uma lanterna à outra. A mesma estética se repete em outros modelos da marca, como 911, Cayenne e Panamera. 

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Outro carimbo da fabricante são as proporções robustas, mas ostentando muita elegância. E mesmo sendo a versão de entrada do modelo mais barato da Porsche, o configurador permite trazer a exclusividade esperada. 

Para a carroceria, são mais de dez opções de cores, sem contar as customizadas. Já o interior tem 14 tonalidades disponíveis. No que se trata das rodas, são 14 modelos. E ainda há os acessórios para deixar o carro mais ao gosto do dono. 

São três alternativas de bancos, e o cliente pode também escolher os detalhes do acabamento, como costuras em cores contrastantes. Só com o acabamento dos assentos é possível gastar mais de R$ 20 mil. 

Porsche Macan por dentro

Modelo de entrada da marca oferece o refinamento e excelência esperado de um Porsche.

Refinamento é um bom adjetivo para o interior do Porsche Macan. Até a configuração mais básica é de encher os olhos. A quantidade generosa de botões traz um toque aeroespacial, mas na prática são menos botões do que parece. 

O volante tem boa empunhadura e não deixa dúvidas que é de uma marca de luxo. O símbolo da Porsche com suas cores não passa despercebido, principalmente nas configurações mais sóbrias. 

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A central multimídia de 10,9 polegadas é perfeitamente encaixada, assim como o tradicional painel de instrumentos. São muitos detalhes para serem descritos em um texto, por isso resolvemos mostrar no vídeo abaixo como um Porsche de entrada é por dentro! Confira: 

Principais itens de série Porsche Macan

· Faróis em LED incluindo luzes diurnas em 4 pontos

· Luzes de posição em LED

· Lanternas traseiras tridimensionais em LED com luzes de freio de 4 pontos integradas

· Ar-condicionado automático de 3 zonas

· Tapetes

· Estepe de 18"

· 8 airbags

· Pontos de fixação ISOFIX nos bancos traseiros

· Aviso de mudança acidental de faixa (Lane departure)

· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus

· Pacote de memória dos bancos para motorista

· Espelhos retrovisores antiofuscantes automáticos

· Assistente de estacionamento dianteiro e traseiro

· Câmera de ré

· Interface ao sistema Apple CarPlay

· Volante multifuncional incluindo borboletas para mudanças de marchas

· Porsche Communication Management (PCM)

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