Lançamentos de peso: relembre as principais motos que chegaram ao Brasil em 2024
O ano de 2024 vai ficar marcado como um dos mais bem sucedidos para a indústria de motos da história. Apesar de ainda faltarem os resultados de dezembro para consolidar o período, o mercado já está 20% maior do que 2023, que já vinha de uma crescente em vendas. Até novembro deste ano, mais de 1,7 milhão de motos foram vendidas no Brasil.
Para além dos números de emplacamentos, outra evidência da temperatura aquecida do setor é o número de lançamentos. Ao longo do ano, diversos modelos novos chegaram ao mercado, desde as categorias de entrada até às motos mais caras. E, nesta lista, alguns modelos se destacaram, seja por se tratarem de motos inéditas ou por renovarem modelos já bem sucedidos no País.
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Para relembrar quais foram os principais lançamentos de motos de 2024 no Brasil, Mobiauto preparou uma lista com mais de dez motos que movimentaram o mercado neste ano. Veja abaixo:
Honda XR 300L Tornado
Recuperando um nome icônico para a Honda, a nova XR 300L Tornado começou a ser vendida em agosto, após ter sido apresentada durante o Festival Interlagos. A Tornado usa o mesmo motor monocilíndrico de 293,5 cm³ da Sahara 300, mas levemente menos potente: são 24,3 cv e 2,7 kgfm de torque. Com uma proposta mais propensa ao off-road, com direito à para-lama mais alto e suspensão de 22,7 cm na frente, a Tornado ampliou a oferta de motos trail da Honda e atualmente tem preço sugerido de R$ 27.690 sem frete.
Royal Enfield Super Meteor 650
A cruiser ao estilo mais clássico chegou para ficar no topo da gama da marca no Brasil e reviver um segmento que estava órfão de novidades e ofertas no País. Estreando um chassi novo, a Super Meteor é impulsionada pelo conhecido motor bicilíndrico de 648 cm³ de 47 cv e 5,3 kgfm e é equipada com suspensão Showa, freios a disco com ABS nas duas rodas e farol de LED. Ela parte de R$ 33.990, segundo o site da Royal Enfield.
Triumph 400 cc e Daytona 660
O ano de 2024 foi movimentado para a Triumph. No primeiro semestre, a marca estreou a sua atuação no segmento de média cilindrada, com a chegada das inéditas Speed 400 e Scrambler 400 X. Ambas são equipadas com motor de apenas um cilindro, de 398,15 cm³, capaz de gerar 40 cv e 3,82 kgfm. Enquanto a Speed parte de R$ 29.990, a Scrambler custa R$ 33.990. Outro lançamento importante para a marca no ano foi o da nova Daytona 660, que chegou para ser sucessora da 675. A esportiva traz o icônico motor de três cilindros de 95 cv a 11.500 rpm e 7 kgfm a 8.250 rpm, além de contar com uma série de recursos eletrônicos de assistência à pilotagem. Ela parte de R$ 56.490 pela tabela da Triumph.
BMW R 1300 GS e R 12
Nova geração da big trail mais vendida do Brasil, a R 1300 GS trouxe novo chassi e motor mais potente à aventureira. Apesar da usina ser a mesma da antiga R 1250 GS, a “cilindrada” cresceu, com 1.300 cm³ e agora produz 145 cv e 15,2 kgfm. Visualmente, a R 1300 GS trouxe novo desenho do farol (de LED Matrix) e conta com equipamentos como quickshifter e suspensão com ajuste eletrônico. As versões começam em R$ 99.990. Além da big trail, a custom R 12 também foi lançada para aumentar a linha “heritage” da marca, com um design muito bem resolvido, com apelo custom e esportivo, trazendo um motor de 1.170 cm³ de 95 cv e 11,2 kgfm.
Novas Zontes 350 cc
Depois de pouco mais de um ano no mercado, a Zontes não só atualizou, como aumentou seu portfólio de motos disponíveis no Brasil em 2024. Foram sete modelos anunciados de uma vez só, seis deles movidos pelo motor de 348 cm³, monocilíndrico, de 41 cv e 3,34 kgfm (a scooter 350E tem um motor 349 cm³ de 39 cv). Dentre as sete novidades, as principais são a naked R 350 e a aventureira T350, mas há destaque para modelos que apostam em estilos mais de nicho, como as customs urbanas GK 350 e S 350. Os preços variam de R$ 28.880 a R$ 34.500.
Bajaj Dominar 250
Quarto modelo da Bajaj à venda no Brasil, a Dominar 250 chegou em agosto para disputar o mercado das naked de média cilindrada, ao preço de R$ 22.500. Ela é impulsionada por um motor monocilíndrico de 248,7 cm³ de 27 cv e 2,39 kgfm, dotado de refrigeração líquida e duplo comando de válvulas. A moto tem como destaque a suspensão invertida na frente e freios ABS nas duas rodas.
Kawasaki Eliminator, Ninja e Z 500
Após mais de um ano de espera, a Eliminator 500 começou a ser vendida no Brasil em 2024. A custom urbana custa R$ 44.490 e tem como apelo seu estilo de “mini-Vulcan”, além de ser equipada com o mesmo motor da esportiva Ninja 500 e da naked Z 500. As duas também foram renovadas este ano para estrear, justamente, o motor de 451 cm³, composto por dois cilindros, capaz de gerar 51 cv a 10.000 rpm e 4,3 kgfm de torque.
Ducati Diavel
Destaque como uma das motos mais bonitas expostas no último Festival Interlagos, a Ducati Diavel foi lançada este ano por R$ 139.990. Visualmente, as entradas de ar flanqueadas e a ponteira quádrupla de escape chamam a atenção do belo design da moto. O motor também merece nota à parte: trata-se do V4 Granturismo de 1.158 cm³ que gera 168 cv a 10.750 rpm e 12,8 kgfm a 7.500 rpm. Com esse motor, a Diavel pode chegar aos 100 km/h em menos de três segundos.