Jeep terá novo SUV com base chinesa maior que Commander de até 677 cv
Leapmotor? Nada disso. A Stellantis prepara um inédito SUV, mas com tecnologia da chinesa Dongfeng Motor - parceira de longa data do conglomerado na China com a produção de modelos da Peugeot e Citroën.
O novo carro será da marca Jeep, eletrificado (híbrido plug-in ou elétrico) e com vocação off-road. De acordo com o site Car News China, o modelo deve contar com tecnologias das fabricantes Moyah e M-Hero, ambas sob o guarda-chuva da Dongfeng.
Você também pode se interessar por:
- Leapmotor C10: detalhes em 58 fotos exclusivas do SUV da Stellantis
- Leapmotor é marca chinesa da Stellantis que estreia em novembro no Brasil
- Quanto vai custar o novo SUV elétrico da Stellantis?
- Marca chinesa da Stellantis planeja fabricar carros no Brasil
Ainda segundo a publicação, a Stellantis ficará a cargo do design, enquanto o lado chinês será responsável pela motorização, interior e os sistemas de segurança, como direção autônoma. O SUV deve surgir no primeiro trimestre de 2027
Inicialmente, o novo carro deverá ser vendido apenas no mercado chinês e deve ser a retomada da Jeep na China. Posteriormente, a expectativa é que o SUV seja exportado para diferentes regiões.
Projeção/Mobiauto
As vendas e o market share da marca despencaram desde o fim do acordo, em 2022, que a Jeep tinha com a GAC. A joint-venture entre as duas fabricantes era responsável pela produção dos carros da marca norte-americana no país oriental. A empresa, no entanto, quebrou em 2022.
Especulações apontam que o inédito modelo seja baseado no recém-lançado M-Hero 817. O SUV quadradão tem mais de 5 metros de comprimento, 3 m de entre-eixos e capacidade para cinco ocupantes. É maior que o atual Jeep Commander, por exemplo, que mede 4,77 m e tem 20 cm a menos de entre-eixos, além de levar sete pessoas.
Projeção/Mobiauto
A motorização é híbrida plug-in, com a parte a combustão feita por um motor 1.5 litro turbo que trabalha em conjunto com duas unidades elétricas. Combinados, geram 677 cv de potência e mais de 80 kgfm de torque.
A bateria é grande: 50,4 kWh fornecida pela CATL. Na medição chinesa, a autonomia elétrica é de 215 km e o carro pode rodar ainda 1.365 km com um tanque e bateria cheios.
Por Raphael Panaro
