Jeep Cherokee clássico é convertido em SUV preparado para neve

Empresa americana adaptou versão 4x4 do SUV médio com esteiras feitas especialmente para rodar em terrenos off-road
Vinicius Moreira
Por
18.01.2024 às 11:34
Compartilhe:
Empresa americana adaptou versão 4x4 do SUV médio com esteiras feitas especialmente para rodar em terrenos off-road

O clássico visual do Jeep Cherokee está na mente de muitos brasileiros. Popularmente conhecido como o “carro de jogador de futebol” na década de 90 e início dos anos 2000, o SUV médio agora também é usado como snowcar, isso mesmo, um veículo feito especialmente para andar na neve.

O projeto foi feito pela empresa americana American Track Truck, do estado de Michigan, especialista na instalação de esteiras de borracha para transporte off-road na neve, gelo, pântanos e lama.

Você também pode se interessar:

O que foi adaptado no Jeep Cherokee?

Além da óbvia troca das rodas pelas esteiras de borracha, o SUV sofreu um alargamento nas caixas de rodas. Tanto na parte frontal como traseira, o Jeep agora tem um engate em cada para-choque, assim como uma conexão com capacidade para reboque. No lugar da iluminação alógena dos faróis, o Cherokee recebeu luzes de LED para ajudar nos dias com baixa luminosidade por conta das nevascas.

Quanto ao que faz o Jeep rodar na neve, a empresa americana instalou o sistema batizado como Dominator Track System. Para isso, a empresa precisou ajustar todo o sistema de suspensão e parafusou as esteiras nas estruturas já existentes, mas adaptadas.

Os freios a disco na dianteira e a tambor na traseira foram mantidos no que sobrou das rodas aro 15.

O trem de força permaneceu o mesmo: motor de seis cilindros 4.0 com transmissão automática de quatro velocidades.

O modelo do Cherokee convertido foi um 2001 comercializado nos Estados Unidos. No Brasil, o SUV desse ano foi vendido uma única versão: Sport 4.0 V6 a gasolina, que rende 177 cv de potência e 29,6 kgfm de torque a 4600 rpm. O câmbio é o automático de quatro marchas.

Agora com o uso em outro terreno, o SUV médio vai rodar com quase 300.000 km já virados no odômetro.

 

Comentários