Hyundai lança SUV com sistema híbrido que queríamos no Creta
A nova estratégia da Hyundai em nosso mercado rende mais um lançamento. Após o acordo com a CAOA, a marca sul-coreana passou a ser responsável pela importação de produtos para o mercado brasileiro. Um desses será o novo Hyundai Kona hibrido.
O SUV já havia sido prometido pela marca no ano passado. Sua chegada oficial será em abril deste ano, e seguirá com o visual futurista que já apresentava antes da reestilização, e que é o padrão de design adotado pela marca para seus lançamentos.
Você também pode se interessar por:
- Novo Hyundai Kona híbrido 2025 tem tamanho de Creta e quer assustar BYD
- Hyundai Creta terá nova geração híbrida em 2027 contra o Jeep Renegade
- Novo Hyundai Creta 2025 chega ao mercado com mais de R$ 5.000 de aumento
- Hyundai Creta elétrico: como é e quanto custa a versão que queremos no Brasil
O novo Kona híbrido será um dos modelos eletrificados mais baratos do Brasil, é um rival direto de BYD Song Pro e Toyota Corolla Cross. Perderá apenas para Fiat Fastback e Pulse, Kia Stonic e os Caoa Chery Arrizo 6 Pro e Tiggo 5X Pro – todos esses modelos do tipo híbrido-leve.
A questão é que o novato terá uma solução interessante que queríamos ver no Hyundai Creta. O sistema híbrido usa um motor bem conhecido dos brasileiros, que é o Kappa 1.6 já usado no Creta e que esteve até em HB20.
O motor foi descontinuado neste ano no SUV compacto por causa das novas leis de emissão do Proconve L8. No entanto, para o Kona híbrido, foi mantido.
O motor 1.6 aspirado a gasolina trabalha junto de um sistema elétrico de baixa capacidade, com 1,32 kWh, mas que ainda assim é considerado pleno. De forma combinada, a usina entrega 141 cv de potência.
O sistema é parecido com o que vemos no Toyota Corolla Cross, que é mais em conta para instalação que um plug-in ou pleno de maior capacidade.
É justamente por isso que queríamos ver no Hyundai Creta, que teve reestilização profunda no ano passado e não apresentou qualquer tecnologia do tipo.
Até o momento, a marca aplica os motores 1.0 turbo flex de até 117 cv de potência e 17,5 kgfm, e o novato 1.6 turbo de até 193 cv e 27 kgfm.
Sobre Hyundai Creta híbrido, a história ainda deve se alongar e ganhar novos capítulos. Ao que tudo indica, o SUV compacto terá uma nova geração em 2027, que prevê versões híbridas para fazer companhia a elétrica.
Isso, claro, do outro lado do mundo. Mas pelo sucesso do Creta por aqui, não há dúvidas que logo menos teremos o SUV com motorização híbrida no Brasil.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.