Honda usará tecnologias de marca chinesa para ajudar motoristas a dirigir
Parceria entre Honda e Huawei vai compartilhar a tecnologia da gigante da tecnologia chinesa nos carros da marca japonesa. Mas calma, antes que você espere por ver em breve Honda HR-V, Civic, City ou ZR-V com assistente de direção inteligente chinês por aqui, podemos afirmar que isso não será por agora.
Isso porque a tecnologia deverá ser aplicada em carros da Honda destinados para o mercado chinês. Serão os primeiros Ye S7 e Ye P7. O nome Honda Ye é uma marca da montadora japonesa criada para carros elétricos vendidos na China.
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Antes de explicar como funciona o assistente de direção, vale lembrar que os próprios Ye S7 e Ye P7 são SUVs frutos de parcerias com outras marcas chinesas. O primeiro com a Dongfeng e o segundo com a GAC.
Outro ponto importante é que essa não é a primeira vez que Honda e Huawei se unem para um projeto. Ambas já cooperaram na produção de um cockpit mais atrativo para os modelos Ye.
Agora, a Huawei entra na jogada para contribuir com seu sistema e direção inteligente. Para quem não conhece muito bem, o Huawei Intelligent Driving já está presente em carros de outras marcas chinesas como: Dongfeng, Changan, GAC, BAIC, Seres, Chery e JAC.
Como funciona o sistema de direção da Huwaei?
Chamado também de Qiankun ADS (Advanced Driving System ou Sistema Avançado de Direção em tradução livre), o sistema já está na sua versão 3.0. Na prática, o que a Honda busca ao adotar a tecnologia é melhorar os assistentes de direção e segurança para o motorista.
De acordo com a Huwaei, assistentes como selecionar uma vaga, sair do carro e o veículo estacionar sozinho já estão incluídas no sistema. A prevenção de colisão também não fica restrita apenas a parte frontal do veículo, ampliando para as demais áreas.
Por isso, o movimento da Honda visa não só agradar investidores japoneses que estavam descontentes, como melhorar os resultados da marca japonesa no mercado chinês. Somente de janeiro a novembro de 2024, a montadora nipônica caiu 30% em vendas na China.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.