Honda City Touring: testamos o consumo do sedan na cidade e na estrada
Longe de ser o substituo a altura do Honda Civic, que agora é importado e com preço pouco competitivo, o Honda City não só tem de atender os interessados em um sedan compacto, como os órfãos do Honda Fit atualmente na gama da Honda com a versão hatch. Tarefa ingrata, mas que o City tem cumprido da melhor maneira possível.
Nesse sentido, testamos a versão topo de linha do modelo, a Touring, para ver se o consumo de combustível compensa os R$ 140.500 cobrados pelo sedan. Para isso, rodamos pouco mais de 567 km com o City.
Você também pode se interessar:
- Honda City Touring: detalhes da versão mais completa do sedan em 38 fotos
- Flagra: Honda City terá novo visual antes de virar híbrido flex
- Flagra: novo Honda City aparece reestilizado pela primeira vez no Brasil
- Novo Honda HR-V: os principais problemas, segundo os donos
Honda City 2024 Touring – Consumo
No Brasil, o órgão responsável por chancelar uma base de consumo de combustível é o Inmetro. No ciclo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o Honda City tem um gasto declarado de 9,3 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol, já na gasolina são 13,1 km/l e 15,2 km/l na estrada, respectivamente no mesmo ciclo.
Durante os nossos testes, rodando sempre com gasolina, o City apresentou médias diferentes: 10,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.
Lembrando que, tanto no uso rodoviário quando no urbano, rodamos com o ar-condicionado ligado na maior parte do tempo, além de utilizar o modo de condução Eco para conseguir alcançar os melhores números (os outros são o Normal e Sport).
Sobre o trajeto, no ciclo urbano rodamos uma média diária de 80 km. O City Touring foi colocado à prova por vias mais movimentadas, além de ser testado desde o trânsito mais travado até o mais fluído.
Na estrada, a média chegou a bater 17 km/l no trajeto de ida, mas no final, o consolidado chegou aos 15,8 km/l, mais do que o declarado pelo Inmetro.
Honda City 2024 – Preços e versões:
- Honda City LX: R$ 115.300
- Honda City EX: R$ 121.700
- Honda City EXL: 131.200
- Honda City Touring: R$ 140.500
Principais rivais:
- Fiat Cronos 1.3 Precision: R$ 113.990
- Hyundai HB20S Platinum Safety: R$ 127.990
- Toyota Yaris XLS: R$ 128.590
- Chevrolet Onix Plus Premier Turbo: R$ 129.890
- Nissan Versa Exclusive: R$ 136.190
- Volkswagen Virtus Highline: R$ 143.990
Honda City Touring 2024 – ficha técnica
Motor: 1.5, dianteiro, transversal, aspirado, flex, 4 cilindros em linha, injeção direta
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência: 126 cv (Gasolina/Etanol) a 6.200 rpm
Torque: 15,5/15,8 kgfm (G/E) a 4.600 rpm
Peso/potência: 9,29 kg/cv
Peso/torque: 74,1 kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT de sete trocas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: 186 km/h
Dimensões e capacidades: comprimento, 4, 54 metros; entre-eixos, 2,60 m; largura, 1,74 m; altura, 1.47 m; porta-malas de 519 litros; tanque de combustível, 44 litros; peso: 1.170 kg; altura do solo, 14, 4 cm
Dados técnicos: direção elétrica, suspensão independente, McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a disco (dianteira) e tambor (traseira), 10,6 m diâmetro de giro, pneus 185/55 R16 (roda de liga leve)
Honda City Touring 2024 – Vale a pena comprar?
O trabalho da Honda no City é de se elogiar. O aproveitamento de espaço, principalmente na segunda fileira traz um trunfo, ainda mais para um sedan compacto. Isso sem comprometer o porta-malas que oferta 519 litros.
Durante os 567 km, o City mostra que se sai bem nas deformações das ruas brasileiras, assim como na estrada. O isolamento acústico é outro ponto positivo para o sedan.
Para quem ainda torce o nariz para os motores aspirados, o 1.5 de quatro cilindros é competente e entrega uma potência e força linear competentes. Em retomadas mais rápidas, o som do motor será ouvido, mas isso tem mais relação com o câmbio CVT, que segura um pouco a aceleração.
Por outro lado, como mostramos acima, o City cobra por todos esses requisitos e boa lista de equipamentos. Além disso, a Mobiauto mostrou nesse outro artigo, como o custo na manutenção pode ser um problema.
Ainda tem a preferência pelos SUVs, que na faixa entre R$ 100 mil e R$ 150 mil existem aos montes. Contudo, quem procura por um sedan compacto acima da média, a versão Touring está entre as mais indicadas no segmento.
Honda City Touring 2024 – itens de série
- Alarme de segurança com imobilizador ECU
- Assistente de estabilidade e tração - VSA (Vehicle Stability Assist)
- Assistente de partidas em aclive - HSA (Hill Start Assist)
- ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Câmera de ré com linhas dinâmicas (três vistas)
- Alerta de pressão dos pneus
- Auto High Beam (AHB) - Sistema de assistência automática de farol alto e baixo, que se ajusta de acordo com a situação.
- ACC (Adaptive Cruise Control) - Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado a sua frente.
- CMBS (Collision Mitigation Braking System) - Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
- Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
- que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.
- Sistema Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego
- Lanternas traseiras em LED
- Limpador de para-brisa com função intermitente com ajuste de velocidade
- Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico, com rebatimento automático
- Conjuntos óptico e DRL Full LED
- Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
- Faróis de neblina
- Acabamento das rodas - Diamantado e fundo preto
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas por sensor de aproximação
- Abertura e fechamento dos vidros pela chave
- myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
- Sensores de estacionamento com aviso sonoro Dianteiros e traseiros
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas com antiesmagamento
- Piloto automático (Cruise Control) Adaptativo
- Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
- Porta-revistas no banco passageiro e motorista
- Desligamento automático dos faróis após 15 segundos
- Tomada 12 Volts Dianteira e Traseira
- Jogo de tapetes com trava anti escorregamento (carpete)
- Ar-condicionado Digital Automático com ventilação para os ocupantes traseiros
- Espelho retrovisor fotocrômico
- Botão de partida do motor (START/STOP)
- Banco traseiro bipartido (60/40)
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
- Revestimento dos bancos de Couro na cor Preta ou Cinza Claro*
- Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
- Interface para smartphones Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag
- Alto-falantes de 20W cada - 8 alto-falantes
- Multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™ com Voice Tag, câmera de ré e USB
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp