Honda apresenta rival que BYD Dolphin Mini não queria
Em um segmento dominado globalmente por uma única marca, é preciso se reinventar para trazer concorrentes à altura para, possivelmente, mudar o cenário de vendas mundiais. E pensando que a realidade dos subcompactos elétricos da BYD ditam o mercado no Oriente e Ocidente, a Honda decidiu inovar, buscando conquistar uma nova gama de clientes.
E para brigar com o Dolphin Mini a montadora japonesa escolheu o N-One e:. Um hatch de pequeno porte e motorização totalmente elétrica. O modelo foi apresentado pela primeira vez no início do julho durante o Goodwood Festival of Speed, e deve chegar em breve ao mercado.
Como é o Honda N-One e:
Divulgação/Honda
Embora a Honda ainda não revelado muitos detalhes sobre seu novo lançamento, sabemos que o N-One e: será uma nova variação do hatch subcompacto já existente no Japão, o N-One. Portanto, devemos esperar medidas semelhantes ao novo lançamento.
Atualmente o Honda N-One é comercializado em três versões a combustão no catálogo japonês, todas com 3,40 metros de comprimento. A nível de comparação, o BYD Dolphin Mini 3,78 metros de comprimento. Ou seja, o novo elétrico japonês deverá ser consideravelmente menor que o modelo chinês.
Pensado inicialmente para o mercado local, o novo elétrico da Honda possui dimensões que caracterizam o modelo como parte da categoria de “kei-cars”, que são bem estreitas e pensadas para a praticidade do uso na cidade.
Visualmente, para se diferenciar da variação a combustão, o N-One e: substituiu o desenho que envolve os faróis. Mantendo o padrão futurista, o modelo elétrico trocou a forma com extremidades arredondadas que lembravam o formato das orelhas do Mickey por uma linha retangular mais minimalista e futurista.
Por dentro, apesar de pequeno, o N-One e: abriga até quatro passageiros com um espaço relativamente generoso para um modelo com medidas tão estreitas.
O que o Honda N-One e: oferece
Divulgação/Honda
Seu conjunto motor ainda é uma incerteza, mas segundo o Carscoops, o propulsor não deve ultrapassar os 63 cavalos de potência. E deverá render uma autonomia superior a 245 quilômetros.
Mas o seu principal destaque e atrativo, é a capacidade de fornecer energia elétrica para casas em situações de apagões. Segundo a Honda, o N-One e: poderá atuar como gerador de energia da sua casa através do seu sistema V2L. Que permite a transferência de energia da bateria do veículo para quaisquer aparelhos conectados.
Porém, para utilização desse sistema será necessária a compra de um kit opcional que conterá o adaptador para regenerar energia elétrica alheia.
O Honda N-One e: vem para o Brasil?
Com seu lançamento esperado para meados de setembro, o subcompacto não deve chegar tão cedo ao Brasil. Porém, ele teria bastante potencial para fazer sucesso no Brasil, principalmente pelo seu atributo de transferência de energia.
Por Marcela Cavirro