GWM Ora 03 ganha versão SUV contra BYD Yuan Pro
O GWM Ora 03 acaba de ganhar uma versão SUV. A novidade foi revelada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), que funciona como o nosso INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para o registro de patentes. É a primeira novidade do modelo no mercado chinês desde 2022.
Na China, o modelo está sendo chamado de Ora Cat. Porém, no órgão chinês mais dois nomes foram registrados: Ora 5 e Orai5. De acordo com a imprensa local, o mais provável para o mercado internacional são os dois últimos nomes, tudo para se alinhar ao catálogo.
Visualmente, o SUV do Ora traz muito do que já vemos no hatch, a frente tem formas mais arredondadas, assim como os faróis são praticamente os mesmos em formato cricular. A diferença maior está na base do para-choque com disposição diferente para o SUV, com entradas de ar maiores.
Na traseira nada muda, o minimalismo da tampa traseira continua, assim como a lanterna na base do vidro traseiro, como no Ora 03. No registro, o sensor LIDAR, que potencializa a segurança do veículo aparece como opcional, enquanto há diferentes opções de rodas de 18 polegadas.
Em dimensões, o SUV do Ora tem 4,47 metros de comprimento, 1,88 metros de largura, 1,64 metro de altura e 2,72 m de entre-eixos. O novo modelo é maior que o Ora 03 em todas as medidas, inclusive em relação aos 2,65 metros de entre-eixos do 03.
Para mover o SUV elétrico, o motor oferta 201 cv de potência, com uma bateria de íons de lítio, ainda com sua capacidade não divulgada. Outra informação relevante do desempenho é a velocidade máxima de 170 km/h.
Como comparação, o Ora 03 Skin, versão de entrada, tem um motor elétrico de 171 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, abastecido por uma bateria de 48 kWh. Já a versão GT só tem o acréscimo de uma bateira maior de 63 kWh.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
