GM registra ar-condicionado portátil que pode ser tirado do carro; entenda
A General Motors, dona da Chevrolet, registrou uma patente no mínimo curiosa: um ar-condicionado portátil para veículos. De acordo com o pedido de registro, o climatizador pode ser desconectado do veículo e levado para qualquer lugar.
Conforme o desenho da patente, o ar-condicionado portátil é alocado entre o painel e o cofre do motor, como geralmente acontece. No entanto, ele possui um compartimento que permite a retirada conforme a vontade do dono.
Você também pode se interessar por:
- 5 sedans da Chevrolet que antecederam o Cruze e deixaram saudades
- Chevrolet Silverado teve no Brasil SUV com motor de Omega e que ninguém lembra
- Chevrolet Chevette elétrico existiu bem antes de as chinesas dominarem mercado
- Chevrolet Kadett Lite: como era a versão básica posicionada acima do Chevette
O climatizador portátil pode funcionar tanto na função mais comum para dentro do carro, como para resfriar ou aquecer um ambiente externo como na imagem abaixo.
Olhando do ponto da versatilidade, o climatizador portátil pode oferecer alguns benefícios e soluções, mas talvez o principal seja a facilidade para manutenção.
É comum ver o painel desmontado e parte do cofre do motor retirado somente para averiguar algum problema no sistema de ar-condicionado do carro. Como a portabilidade do ar-condicionado prevê uma retirada simples e rápida, qualquer problema no funcionamento não deverá apresentar tanta dificuldade para acessar o sistema.
Por outro lado, chama a atenção o uso da solução no aspecto de segurança. Com a construção do compartimento para o ar-condicionado ser de fácil acesso para retirada, isso pode facilitar o furto do climatizador e o que era para ser uma funcionalidade a mais pode se tornar uma grande dor de cabeça.
Outra patente da General Motors apresentada recentemente pretende facilitar a vida dos donos de picape. Trata-se da abertura da tampa traseira por uma dobradiça, excluindo a necessidade de ganchos ou pistões para abrir e fechar.
Além dessa característica, é possível deixar a tampa aberta em qualquer posição por conta de um mecanismo composto por uma lingueta que trava a porta. Para abrir e fechar a tampa, o acionamento é por botão na lateral da caçamba.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Crédito imagens: gmauthority
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.