Geely quer usar concessionárias da Renault para voltar a vender carros no Brasil
A Geely e a Renault pretendem anunciar nas próximas semanas um acordo de cooperação no Brasil. De acordo com a agência de notícias Reuters, a fabricante chinesa quer aproveitar a rede de concessionárias da marca francesa para vender os seus carros no país ainda em 2025.
Segundo fontes ligadas às fabricantes, o acordo também prevê a possibilidade de produção de carros da Geely na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), uma vez que as duas marcas já atuam em parceria na região com a Horse Powertrain, a joint venture formada para o desenvolvimento e produção de motores a combustão.
Você também pode se interessar por:
- Novo Geely Galaxy E5: SUV elétrico que roda mais de 500 km é flagrado em SP
- Galaxy E5 é SUV médio que faz 74 km/l e custa menos que um Fiat Pulse
- BYD Dolphin Mini: 10 coisas do carro mais barato da marca no Brasil
- Novo BYD Song Plus Premium é limitado, mas nem tanto
Esse plano otimizaria a capacidade produtiva da fábrica da Renault no Paraná, a quinta maior da empresa fora da França, e ocuparia a capacidade ociosa da unidade, que atualmente fabrica os modelos Kwid, Kardian, Duster e Oroch – um SUV médio será produzido no local este ano. Além disso, a Geely se livraria do imposto de importação.
Consultada pela Reuters, a Renault confirmou em nota que tem conversado com a Geely sobre outras formas de cooperação:
“Geely Holding Group e Renault Group têm trabalhado em cooperação desde janeiro de 2022 por meio da Renault Korea e Horse Powertrain Ltd lançada em junho de 2024. Desde então, os dois grupos têm discutido oportunidades potenciais sob o espírito de parceria aberta e inovadora. Não temos detalhes para compartilhar sobre nenhuma nova cooperação neste momento”.
Enquanto negocia com a Renault, a Geely já testa no Brasil o SUV elétrico Galaxy E5, equipado com um motor de 217 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 60,22 kWh para fornecer 530 km de autonomia.
A marca ainda registrou no país a versão híbrida do Galaxy E5 e o SUV Starship 7, que combina um motor 1.5 aspirado a gasolina de 111 cv e 13,9 kgfm a um propulsor elétrico de 217 cv e 26,7 kgfm. A autonomia elétrica varia entre 55 km (bateria de 8 kWh) e 120 km (19 kWh). A Geely destaca que o Starship 7 é dotado de inteligência artificial integrada para analisar as condições de condução e definir qual dos motores deve ser utilizado.
Marca voltará ao Brasil após quase 10 anos
A Geely foi representada no Brasil pelo Grupo Gandini, importador oficial da Kia no país. O subcompacto GC2 e o sedan EC7 foram os dois únicos modelos comercializados por aqui entre 2014 e 2016.