GAC Aion Y Plus é uma minivan elétrica que quer bater de frente com BYD e GWM
A GAC Motor, uma das maiores fabricantes de veículos em toda China, está em vias de começar suas operações no Brasil. Sua chegada parece ficar cada vez mais próxima, uma vez que dois modelos da marca foram flagrados em solo brasileiro, dentre os quais estava o GAC Aion Y Plus, uma minivan elétrica que promete brigar com BYD e GWM.
Você pode se interessar por:
- Carros da GAC Motor que poderiam fazer sucesso no Brasil
- Geely se veste de marcas de luxo para tentar sucesso em sua 2ª vez no Brasil
- BYD é a oitava marca mais vendida do mundo superando Kia e BMW
- BYD Yuan Pro x Jeep Renegade: onde o SUV do Dolphin leva a melhor e a pior
Os flagras, cedidos gentilmente pelos colegas da Revista Quatro Rodas, mostram o já comentado GAC Aion Y Plus, além do sedan elétrico GAC Aion ES. Ambos foram avistados envoltos por camuflagem na cidade de São Paulo (SP).
Vale ressaltar que a ideia da GAC lançar o Aion Y Plus e o ES por aqui e não é de hoje. Isso porque foram vazadas fotos da reunião que a empresa teve com o governo do Amapá - onde ela planeja instalar sua fábrica. Nas imagens, é possível ver que a montadora planeja trazer ao menos 19 de seus modelos, entre híbrido e elétricos, ao Brasil.
Sobre o GAC Aion Y Plus
Sobre o Aion Y Plus em si, vale primeiro dizer que ele é um modelo produzido pela Aion, uma divisão voltada para veículos elétricos da própria GAC.
Seu visual é composto por linhas arredondadas e bem modernas, as quais formam um visual até que robusto. Os faróis dianteiros contam com formato um tanto inusitado, que lembra um “Y”, e chegam a invadir o para-choque.
Atrás, o conjunto óptico de LED é totalmente interligado, em um formato bem fino e horizontalizado. Ainda na traseira, chama atenção o spoiler em seu teto e o contorno cromado que fica sobre seu para-choque.
Por dentro, o visual é bem futurista e moderno - como geralmente são os modelos chineses. Tanto a multimídia de 14,6 polegadas quanto o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas possuem formato flutuante. O modelo ainda conta com carregador de celular por indução e teto solar panorâmico.
Em relação ao porte, o Aion Y Plus mede 4,53 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,75 m de distância de entre-eixos. Por ser uma minivan elétrica, não há nenhum modelo brasileiro semelhante para traçar um paralelo.
O carro é maior que um SUV médio híbrido, como BYD Song Plus ou GWM Haval H6, mas não chega a ser maior que um BYD Tan. Caso chegue, se colocaria em um nicho ainda não explorado no Brasil por BYD ou GWM.
Quanto à mecânica, o sistema elétrico do modelo é alimentado por uma bateria de 63,2 kWh de capacidade, que o fornece uma autonomia elétrica de 430 Km – no ciclo WLTP. O conjunto produz 136 cv de potência e 23 kgfm de torque.
Na China, os valores do GAC Aion Y Plus partem de US$ 13.700 a US$ 26.100 (cerca de R$ 76.250 e R$ 145.250, respectivamente, na conversão). Por aqui, as cifras devem vir acima dos R$ 200 mil.