Fulwin T10: maior SUV da Chery é registrado no Brasil
Em julho publicamos uma matéria em que um SUV híbrido plug-in chinês bateu orecorde de autonomia no Guiness Book, o livro dos recordes. O utilitário em questão é o Chery Fulwin T10, grande SUV da marca chinesa que agora acaba de ser registrado no Brasil por meio do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Para quem não se lembra, o Chery Fulwin T10 tinha conquistado naquele mês a marca a seguir: “a maior distância percorrida por um SUV híbrido plug-in com tanque de combustível cheio e bateria cheia sem recarga”. Na prática, o SUV carro rodou mais de 2.100 km em uma viagem que durou mais de três dias para ser reconhecido pelo Guiness. Com isso, o Fulwin T10 quebrou o recorde anterior em 300 km, que era do Lynk & Co 08 EM-P.
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Como é o Chery Fulwin T10?
Como pode-se observar, os desenhos registrados no INPI pertencem mesmo ao Chery Fulwin T10. Basta reparar na grande frontal parcialmente fechada com recortes verticais e os dois “bigodes” na dianteira, um integrado aos faróis afilados e outro logo abaixo da placa. No para-choque temos a entrada de ar principal, enquanto nas extremidades temos dois elementos verticais com acabamento cromado.
Quando observado de lateral, fica fácil entender o motivo deste ser um dos maiores SUVs da marca chinesa. Ele tem nada menos do que 4.850 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.712 mm de altura. Na prática, o SUV da Chery Fulwin chega a ser maior que uma Toyota SW4 e chega próximo do porte de um Chevrolet Trailblazer, embora seja um utilitário baseado em uma plataforma monobloco e não chassi escada, como os modelos citados.
Na traseira, a receita é parecida com o que vemos em outros SUVs da Chery no Brasil, principalmente devido a lanterna de LED do tipo inteiriça – tendência na indústria que vem se repetindo de forma demasiada. Fica evidente ainda a largura do modelo e sua linha de cintura mais abaulada.
O balanço traseiro do Chery Fulwin T10 traz um tamanho considerável, mas isso não é à toa. Isso porque o veículo é comercializado no mercado chinês com opções de cinco lugares e sete lugares. A distância entre-eixos de 2.820 mm presume que podemos esperar um espaço interno bem generoso, principalmente na segunda fileira de assentos.
Por dentro, o Fulwin T10 chama atenção pela tela dupla de 24,6 polegadas no total, que serve como painel de instrumentos e central multimídia. Além disso, conta com um AR-HUD de 50 polegadas e um sistema de assistência de direção inteligente (IDAS).
Motorização do Chery Fulwin T10
O motor híbrido do novo SUV registrado no INPI brasileiro é formado pelo motor 1.5 turbo de 154 cv e 22,4 kgfm atrelado a outro propulsor elétrico da especificação de tração dianteira, que rende até 375 cv e 62,2 kgfm de torque combinados. Existe também a configuração de tração integral, onde há dois motores elétricos para chegar até nada menos do que 618 cv de potência e 97,9 kgfm de torque.
Apesar das dimensões avantajadas e peso elevado do utilitário, a variante mais cara ostenta uma aceleração digna de esportivo, cumprindo a prova de a 0 a 100 km/h bons 4,9 segundos. Já a velocidade máxima atingida é de 240 km/h.
O que chama a atenção é a autonomia total deste SUV híbrido plug-in, que no recorde registrado foi de nada menos do que 2.100 km com um tanque de gasolina e bateria completa. Já a autonomia elétrica é de 210 km na versão de tração dianteira, enquanto a variante de tração integral tem alcance de 200 km, dados sempre do padrão chinês CLTC, mais otimista.
Os
números de consumo também chamam a atenção, com a configuração 4x2 fazendo 17,4
km/l e a de tração nas quatro rodas 14,7 km/l, também no padrão chinês. Vale
lembrar que, independentemente da versão, a bateria é sempre de 34,5 kWh, que
permite recarga rápida de 30% a 80% em 18 minutos.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.