Ford Territory híbrido é lançado e pode rodar até 1200 km com um tanque
O Ford Territory acaba de ganhar uma versão híbrida na Argentina. A nova configuração do modelo já é encontrada à venda no país vizinho, tabelada em 51.380.000 pesos (R$ 190.494 em conversão direta, sem adição impostos), segundo a fabricante, o SUV consegue percorrer 1.200 km sem a necessidade de recarga.
Você também pode se interessar por:
- Ford Territory 2026: detalhes do SUV em 62 fotos exclusivas
- Como é o irmão do Ford Territory que daria dor de cabeça à BYD e GWM
- Novo Ford Territory 2026 está de cara nova (mais uma vez) e quer ser como irmão maior
- Teste: Novo Ford Bronco Sport 2025 muda de cara e está mais completo
Além da autonomia que chama a atenção, a potência da configuração também impressiona. O Territory Híbrido combina um motor 1.5 turbo de 150 cv com um elétrico de 218 cv, combinados são 245 cv de potência e 55,5 kgfm de torque.
O conjunto de motores trabalha com uma transmissão híbrida dedicada (DHT) de duas marchas. O sistema faz com que o Ford Territory possa trabalhar em cinco modos: elétrico, híbrido em série, híbrido em paralelo, Max Boost e Recuperação de energia:
- Elétrico: Para uma condução silenciosa e sem emissões, ideal para arranques e condução a baixa velocidade.
- Híbrido em Série (Extensor de Autonomia): O motor de combustão interna funciona como um gerador para recarregar a bateria, enquanto o motor elétrico impulsiona o veículo. A experiência de condução é a de um veículo elétrico.
- Híbrido em Paralelo (1ª e 2ª Marchas): Neste modo, o motor de combustão interna é a principal fonte de energia, enquanto o motor de tração elétrica auxilia, proporcionando agilidade durante as mudanças de marcha, como em ultrapassagens suaves. Em velocidades médias e altas sustentadas (condução em autoestrada), o motor de combustão interna conecta-se diretamente às rodas através de uma transmissão de duas velocidades (DHT). Este modo em paralelo pode operar tanto nas relações de marcha curtas como nas longas da transmissão DHT.
- Modo Max Boost Drive: Todos os componentes (motor de combustão, motor elétrico e gerador) trabalham em conjunto para fornecer o máximo torque e potência combinados possíveis.
- Recuperação de Energia: Converte a inércia do veículo em eletricidade durante a desaceleração e a travagem para recarregar a bateria.
Divulgação/Ford
Importante comentar que o modelo é um híbrido pleno (HEV), ou seja, é abastecido apenas com gasolina, sem a necessidade de uma recarga externa. Sua bateria é pequena, 1,8 kWh de capacidade, do tipo NCM (níquel, cobalto e manganês), a tecnologia é equipada com refrigeração direta, podendo trabalhar em temperaturas de -35°C a 50°C.
Agora, falando sobre o visual do Territory, na Argentina o modelo é comercializado com o mesmo rosto do que encontramos no Brasil. Na dianteira, o destaque está nos faróis full LED possuem um formato de “L” invertido e são acompanhados por uma faixa de LED que conecta ambas as luzes.
Na parte de trás, as lanternas também são de LED, mas sem ligação entre elas. Há o escrito “Territory” de forma centralizada na tampa do porta-malas. Na versão da Argentina há a badge “Hybrid”, identificando a configuração da versão.
Divulgação/Ford
Na cabine, o Ford Territory Hybrid é equipado com painel digital de 7”, central multimídia de 12” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, no acabamento é possível identificar as costuras em verde-limão. Ainda falando em tecnologia, mas na questão de segurança, o modelo é equipado com o sistema Ford Co-Pilot 360, que inclui:
- Sistema de Informação de Ponto Cego
- Alerta de Tráfego Cruzado
- Aviso de Saída de Porta
- Sensores de Estacionamento Traseiros
- Câmera de Estacionamento Traseira
- Alerta de Colisão Traseira
- Controle de Cruzeiro
- Assistente de Partida em Rampa
- Controle automático de Descida
Divulgação/Ford
A chegada do Territory híbrido mostra o objetivo dos eletrificados da marca na América do Sul. A marca já confirmou a produção da Ranger híbrida plug-in a partir de 2027 na Argentina, além do fato que a picape será vendida no Brasil. Sobre o Territory híbrido por aqui, nada foi comentado até o momento, vale ressaltar que o SUV é vendido em nosso país em versão única, tabelada em R$ 215.000.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
