Ford Ranger XL 2024: 5 itens da picape de trabalho que nem Hilux SR tem

SUV de sete lugares derivado da Hilux reina em seu segmento, apesar do preço elevado. Veja tudo que ele oferece no ano-modelo 2024
Diego Dias
Por
25.09.2023 às 08:01
SUV de sete lugares derivado da Hilux reina em seu segmento, apesar do preço elevado. Veja tudo que ele oferece no ano-modelo 2024

A Ford completou a gama da nova Ranger 2024 com a apresentação das demais versões da picape na semana passada, Ranger XL e Ranger XLS – inclusive surpreendendo ao anunciar a Ranger XLS com motor V6. A picape também chamou atenção ao lançar a picape com um pacote de equipamentos interessante mesmo na versão focada para trabalho XL.

Com visual de caminhonete básica com seus para-choques sem pintura e rodas de ferro, a Ranger XL 2024 chama a atenção por contar com itens de série que nem mesmo picapes mais caras da concorrência tem. Bom exemplo é a Toyota Hilux SR, que mesmo custando R$ 272.190 não traz itens de série que vêm na Ranger “pé de boi”, se é que podemos chamá-la assim.

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Vale lembrar que a Ford Ranger 2024 ganhou preços competitivos em todas as versões, como a de entrada XL, que é oferecida por R$ 239.990. Dito isso, vamos aos itens de série exclusivos dela perante a Hilux SR.

Painel digital

Quando começou a revelar os detalhes da nova Ranger XL 2024, a Ford surpreendeu a todos quando anunciou que até mesmo sua versão voltada para trabalho contaria com o painel de instrumentos digital de 8 polegadas. É o mesmo conjunto usado pelas variantes mais caras da Ranger e que nem está disponível na rival japonesa – nem mesmo em sua versão topo de linha.

Vale dizer que a Ranger de entrada traz um painel 100% digital configurável, trazendo os habituais mostradores (velocidade e conta-giros), informações de consumo, portas-abertas, temperatura externa, entre outras - todas de forma bem legível. As rivais têm os tradicionais painéis com mostradores analógicos que, no máximo, trazem uma pequena tela TFT central para exibir os dados de computador de bordo.

Multimídia com tela vertical

Quem imaginaria que as telas verticais conhecidas dos elétricos da Tesla passariam a equipar picapes de trabalho? A Ford também surpreendeu ao oferecer a mesma central multimídia das versões mais caras de sua caminhonete, assim democratizou o acesso ao sistema mais tecnológico.

A tela vertical da Ranger tem 10 polegadas, maior que a tela horizontal de 9 polegadas da Hilux SR. Além disso, o sistema da picape da marca do oval azul agrega os comandos de ar-condicionado, que também está disponível por meio de botões. O sistema SYNC 4 traz layout bem resolvido, além de uma operação rápida.

Degrau de acesso à caçamba

Um dos grandes destaques da Ford Ranger 2024 é o degrau de acesso lateral para a caçamba, que fica localizado logo atrás depois da caixa de roda traseira. É um recurso indisponível para a Hilux SR, bem como todas as picapes médias vendidas no mercado nacional.

A Ford destaca esse degrau adicional justamente por permitir que o proprietário tenha acesso à caçamba lateralmente. É um recurso extra que certamente vai beneficiar quem utilizar a picape na “labuta”.

Conexão USB tipo C

Além da conectividade da central multimídia Sync 4 com o display vertical de 10 polegadas, a Ranger pé de boi também em linha com os cabos mais recentes de smartphones, entre outros aparelhos eletrônicos.

Isso porque a Ranger XL soma duas conexões USB, sendo uma tipo A e outra tipo C (mais recente e que geralmente garante uma recarga mais rápida). A Hilux traz somente a entrada USB tipo A, o que denuncia seu projeto mais antigo.

Piloto automático com limitador de velocidade

Convenhamos que o piloto automático com limitador de velocidade é um equipamento trivial para uma boa parcela dos veículos de passeio comercializados hoje em dia, mas não para as picapes. A Ranger XL 2024 tem esse recurso, mas a Hilux SR traz somente o piloto automático básico, sem o recurso de limitar a velocidade.

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