Ford Ranger Raptor chega com 400 cv e será a picape mais rápida do Brasil

Versão “esportiva” da Ranger de nova geração virá equipada com motor V6 biturbo a gasolina de quase 400 cv
Diego Dias
Por
15.09.2023 às 11:42
Versão “esportiva” da Ranger de nova geração virá equipada com motor V6 biturbo a gasolina de quase 400 cv

Depois do lançamento da nova geração da Ranger, primeiro nas versões V6 de topo e, mais mais recentemente, das configurações intermediárias 2.0 turbodiesel, a Ford confirma agora o lançamento da Ranger Raptor no Brasil, algo que era bastante esperado por aqui. A picape esportiva/off-road chegará ainda este ano no país.

Desenvolvida pela Ford Performance, a variante mais radical da Ranger traz visual mais agressivo com para-lamas mais largos, pneus todo-terreno e grade frontal escura com o logotipo Ford em tamanho grande – estilo que é muito procurado pelos entusiastas da Ranger. No Brasil existe até kits que transformam a geração anterior da picape numa espécie de F-150 Raptor em tamanho médio.

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Esta será a primeira vez que a Ford venderá em nosso mercado a Ford Ranger Raptor, modelo que existe desde a geração passada no exterior. A atual geração já é vendida na Argentina, onde atualmente a picape traz um motor V6 3.5 biturbo a gasolina que entrega nada menos do que 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque.

Resta saber se toda essa força estará disponível para a versão brasileira, por conta do nosso combustível com etanol adicionado. Esperamos que sim. Um canal australiano indicou que a picape acelera de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos nesta configuração!

Vale lembrar que, na Europa, a variante esportiva da caminhonete está disponível com uma versão mais mansa deste V6 3.5 biturbo: são 288 cv de potêncua e 50 kgfm de torque. Certamente será uma opção descartada para o Brasil, pois aqui as versões V6 3.0 turbodiesel têm até mais torque (61,2 kgfm) e potência próxima (250 cv).

Apesar de a Ford não ter divulgado detalhes, podemos dizer que a nova Ranger Raptor certamente virá equipada com transmissão automática de 10 marchas. Já a tração trará um sistema 4x4 permanente, que usará uma caixa de transmissão controlada eletronicamente.

Ranger de rali

Um dos destaques da Ranger Raptor é o modo de condução com quatro opções de terreno, bem como quatro variantes para o ronco do motor. As opções de terreno ficam entre Normal, Escorregadio, Lama e Pedra.

O modo de som do motor conta com um controle eletrônico para o sistema de escape, que pode operar no modo Normal, Sport, Baja e Quiet. O mais interessante é o modo Baja, no qual a picape traz um sistema anti-lag para o turbocompressor – que continua girando por até 3 segundos após o motorista tirar o pé do acelerador.

Entre os equipamentos, destaque para o sistema de suspensão com amortecedores Fox, faróis full-LED matriciais, lanternas de LED, alargadores de para-lama, rodas de liga-leve de 17 polegadas exclusivas, escapamento esportivo e interior com bancos esportivos e acabamento com camurça e costuras laranjas.

“A Ranger Raptor é feita para quem quer o que há de mais avançado em performance todo-terreno. É um verdadeiro monstro das trilhas. Não há nenhuma picape da categoria que chegue perto dos atributos de desempenho que ela oferece para enfrentar os terrenos mais radicais do planeta. Assim como os demais modelos da Nova Ranger, ela chega para redefinir o padrão na categoria”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

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