Ford Everest: SUV da Ranger vem para encarar Jeep Commander e Toyota SW4

SUV grandalhão de sete lugares já é cogitado no Brasil há anos, mas projeto deve finalmente sair do papel junto com a nova geração da Ranger
Renan Bandeira
Por
02.09.2021 às 16:57
SUV grandalhão de sete lugares já é cogitado no Brasil há anos, mas projeto deve finalmente sair do papel junto com a nova geração da Ranger

A vida do Toyota SW4 pode ficar ainda mais difícil por aqui. Depois do lançamento do Jeep Commander, que nas versões T380 mira justamente no SUV de sete lugares derivado da Hilux, é a vez de a Ford querer incomodá-lo.

A marca americana pode estar preparando a chegada do Everest, um SUV de mesmo porte e que leva sete passageiros, baseado na picape média Ranger e construído em carroceria sobre chassi.

A informação é da consultoria internacional IIHS Markit e foi divulgada pelo jornal argentino Ámbito Financiero. De acordo com a publicação, o objetivo da marca é aproveitar o espaço que foi liberado pelo fim da produção do Ford Focus para aumentar a produção da picape e ainda adicionar o SUV à linha.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

Entretanto, o novo produto do complexo de General Pacheco, na Argentina, terá de esperar um pouco para ser produzido. Caso a informação seja confirmada, o SUV deve aguardar pelo menos até 2023 para entrar em produção, que é a previsão para a própria Ranger ganhar uma nova geração. 

SUV grandalhão de sete lugares já é cogitado no Brasil há anos, mas projeto deve finalmente sair do papel junto com a nova geração da Ranger

No Brasil, o utilitário esportivo ficaria posicionado acima do Bronco Sport e seria concorrente direto de Toyota Hilux, Chevrolet Trailblazer e Jeep Commander. No entanto, sua etiqueta deve ficar com valores próximos ao dos dois primeiros rivais citados, por causa da estrutura e também da motorização.

Leia também: Avaliação: Ford Bronco Sport é tudo que o EcoSport queria ter sido

O novato deve compartilhar da picape, além da estrutura, boa parte do visual, como já acontece atualmente, e o conjunto motriz - com motor, câmbio e tração 4x4. Resta saber se a Ford manterá as opções 2.2 e 3.2 turbodiesel atuais ou se apresentará a nova Ranger com novas opções de propulsores. 

Vale lembrar que o Everest já foi cogitado no Brasil em meados de 2014, quando foi apresentado ao mercado asiático no Salão de Bangkok, na Tailândia. No entanto, o projeto nunca saiu do papel para nós. 

Será que dessa vez ele vem? Torçamos para que o SUV esteja integrado no planejamento da Ford para o mercado sul-americano e no plano de investimentos de US$ 580 milhões anunciado no fim do ano passado para as instalações na Argentina.

Leia também: Avaliação: Jeep Commander quer peitar Tiggo 8, Tiguan e SW4 ao mesmo tempo

Mais novidades

O informe que fala sobre o Everest ainda divulga dois novos projetos que serão produzidos em solo argentino. Ambos devem pingar no Brasil: um deles é a picape VW Tarok, que tem porte de Fiat Toro; o outro é uma nova geração da Fiat Doblò.

Imagens: destaque - Car Expert / India Car News / texto - Wheels / Motor1

Você também pode se interessar por:

Jeep Commander 2022: veja os preços, versões e itens de série

Nova Toyota Hilux GR-Sport poderá vir rebaixada de série

Ford Maverick virá ao Brasil com 250 cv para tirar sossego da Toro

Jeep Commander faz Stellantis faturar R$ 600 milhões em 6 horas


Comentários