Flagra: Ram Rampage R/T mostra como será sua cara com grade filetada

Protótipo flagrado em BH tem diferenças visuais importantes em relação à versão Rebel, a que foi revelada oficialmente
LF
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11.06.2023 às 11:56
Protótipo flagrado em BH tem diferenças visuais importantes em relação à versão Rebel, a que foi revelada oficialmente

A Stellantis já revelou o nome e como será o visual da Ram Rampage, mas isso apenas na versão Rebel, uma das quatro que comporão a gama da inédita picape compacta-média da marca do carneiro, derivada da Fiat Toro. Nela, a grade vem em preto fosco com desenhos que formam um "bigode".

Neste fim de semana, um flagra publicado pelo perfil @audacepulse no Instagram, em um estacionamento de Belo Horizonte (MG), exibe sem camuflagem outra versão da Rampage, a R/T, de apelo esportivo e com grade de divisórias diferentes, filetadas, aos moldes da prima maior 1500 Limited.

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Daí que o teto, as rodas do veículo e a própria grade são acabadas na cor preta brilhante. É possível que outras versões da Rampage, como a Laramie, tragam a mesma grade em filetes horizontais, porém cromadas, a fim de passar maior sensação de elegância e não tanto de esportividade.

Ao que tudo indica, o vermelho sólido será a cor de lançamento da Rampage. Na versão R/T, o tom está aplicado também aos para-choques. E, com o flagra, fica claro que a Stellantis adotará aqui a mesma estratégia do Fiat Fastback: protótipos sem camuflagem inundando as ruas em busca de cliques antes da chegada efetiva às lojas.

Como será a Ram Rampage

Visualmente, a silhueta e o porte da Ram Rampage são parecidos com sua irmão de plataforma, a Fiat Toro, de quem a caçula entre as Ram herdará para-brisa, colunas A e B, suspensões (dianteira McPherson e traseira B-Link), caixas de roda frontais e freios dianteiros a disco.

Em termos de dimensões, a Rampage será apenas alguns centímetros maior que a Toro em comprimento, entre-eixos, largura e altura, ficando com porte similar ao da Ford Maverick. Os preços devem variar entre R$ 250.000 e R$ 300.000.

Os freios traseiros serão a disco, ante os tambores traseiros da Toro. Além disso, a Rampage terá elementos próprios de estamparia, como capô, portas laterais, para-lamas e toda a carroceria da coluna B para trás. Molas e amortecedores mais robustos ajudarão a dar a ela uma maior altura geral em relação ao solo.

O mais recente flagra da Rampage exibe a caçamba quase por inteira. O volume do compartimento surpreendeu os seguidores da página por ser aparentemente tão acanhado quanto o da irmã Toro.

Como o comprimento da Rampage será maior, a solução pode significar a priorização do espaço interno da cabine. Afinal, uma de suas principais missões é ser uma picape mais palatável em uso urbano. Como consolo, serve o fato de ela contar com protetor de caçamba, item de série que a rival Maverick esqueceu.

Todavia, a Rampage terá capacidade de carga de 1 tonelada na versão 2.0 MultiJet turbodiesel de 170 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, mesma calibração adotada pelo Jeep Commander. Afinal, é o mínimo que a legislação brasileira exige para permitir que uma caminhonete seja movida a diesel em nossas ruas.

Já a configuração 2.0 Hurricane 4, que deve beber apenas gasolina, chegará a cerca de 270 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque, e tende a entregar uma capacidade na faixa entre 600 e 700 kg. A promessa, aqui, é de uma capacidade de reboque mais generosa e a pecha de picape mais rápida à venda no Brasil.

Com o câmbio automático de nove marchas da ZF e conjunto de transmissão herdado das irmãs de plataforma Small Wide 4x4, a Rampage oferecerá tração 4x4 em todas as versões, incluindo reduzida (na primeira marcha) e opção de bloqueio de diferencial, inexistente na Toro e presente nos Jeep Compass e Commander.

Outro detalhe curioso está nas lanternas de LED com um singelo easter egg: um desenho no miolo da peça lembra a bandeira dos Estados Unidos, país de origem da marca Ram. Os faróis serão full-LED com projetores, farol alto automático e ajuste manual de altura do facho.

Por dentro, a picape se notabilizará pelo volante e quadro de instrumentos digital herdado de Compass e Commander, somados a console central elevado com freio de estacionamento eletrônico e seletor giratório de marchas, além de central multimídia flutuante horizontal em tela tátil de 12 polegadas.


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