Flagra: Peugeot 2008 testa motor híbrido polêmico e deve estrear neste ano
Lançado em agosto do ano passado, o novo Peugeot 2008 tomou a frente das vendas do hatch 208 e conquistou seu espaço de vez dentro da marca. A segunda geração do SUV compacto francês trouxe consigo visual bem acertado e preço competitivo, mas pelo jeito a fabricante não vai parar por aí, já que uma versão híbrida está em testes.
O novo Peugeot 2008 não precisa das pesadas camuflagens para ficar com sua carroceria escondida, afinal, foi lançado recentemente. Mas este flagrapublicado pelos colegas @placaverde no Instagram mostra o SUV compacto em testes, que poderia passar despercebido exatamente porque o SUV foi lançado há alguns meses. No entanto, em novembro a Fiat lançou o Pulse e o Fastback com motor T200 Hybrid, o 1.0 turbo híbrido leve com sistema de 12V da Stellantis.
Você também pode se interessar por:
- Peugeot 2008 Active 2025: conheça a nova geração do SUV em 21 fotos exclusivas
- Novo Peugeot 2008 Active: erros e acertos do SUV compacto de R$ 124.990
- Avaliação: Fiat Pulse Impetus T200 Hybrid 2025 é o híbrido para as massas?
- Fiat Pulse e Fastback Hybrid 2025 mal chegaram e já estão mais caros
E como estamos diante de um carro da Peugeot, que também está sob o guarda-chuva da Stellantis, é de se imaginar que o grupo queira aos poucos disponibilizar o T200 Hybrid para outros modelos da empresa afim de reduzir os custos de produção. Importante lembrar que o 1.0 turbo T200 convencional está debaixo do capô de sete modelos da Stellantis: os Fiat Pulse, Fastback e a Strada, Citroën C3, C3 Aircross e Basalt, além dos Peugeot 208 e 2008.
Atualmente o Peugeot 2008 é equipado com o mesmo motor 1.0 turbo T200 dos modelos citados, propulsor esse que rende até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e que trabalha sempre com um câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Ele está disponível em todas as versões do SUV da marca francesa: Active, Allure e GT, com preços entre R$ 128.490 e R$ 158.490.
O caminho natural é que esse motor T200 Hybrid utilizado pela dupla Pulse/Fastback chegue também ao SUV da Peugeot, vindo ao menos como uma versão adicional. A usina combina o motor 1.0 turbo a um pequeno motor elétrico de 12V, que gera potência de até 3 kW (4 cv) e 1 kgfm de torque, que substitui tanto o alternador e o motor de partida.
No caso dos SUVs da Fiat, o pequeno propulsor elétrico entrega torque adicional para o motor 1.0 turbo. No entanto, não traciona diretamente as rodas, como é em carros híbridos-pleno, mas auxilia o motor a combustão em momentos de acelerações e retomadas.
A questão polêmica é que o motor T200 Hybrid vem apresentado mal funcionamento no Pulse e Fastback, como apontado em primeira mão pelos colegas da Quatro Rodas. O problema é que o SUV fica sem o impulso elétrico, algo que vem sendo motivo também de reclamação de proprietários dos modelos híbridos-leve. E como o carro fica sem esse impulso elétrico, deixam de funcionar como um híbrido-leve, virando modelos com 1.0 turbo convencionais. A situação complica ainda mais porque a Fiat revelou em comunicado que tal funcionamento é considerado normal, sendo uma “característica do produto”.
Abaixo, veja o comunicado da Fiat na íntegra.
"Os produtos híbridos da Fiat foram desenvolvidos e lançados após exaustivos testes, planejados para que o consumidor sempre possa desfrutar ao máximo do seu veículo. A tecnologia aplicada no Fastback e Pulse é inovadora e projetada para ser acessível, permitindo que muito mais consumidores possam ter um modelo híbrido. A situação detectada pela revista [Quatro Rodas] é uma característica do produto. Os carros híbridos da Fiat são conectados, o que é uma vantagem e uma oportunidade, que possibilita o monitoramento. Dessa forma, a partir dos dados coletados a distância sobre como o cliente utiliza os veículos, podemos realizar evoluções contínuas nos nossos produtos. Vale dizer ainda que a tecnologia aplicada nos modelos permite economia de combustível superior a 10%. Este resultado depende diretamente da forma de condução do cliente, podendo chegar a números ainda maiores de diminuição de consumo, como verificado em testes realizados pela imprensa automotiva."
Polêmicas à parte, o novo Peugeot 2008 T200 Hybrid deve ser lançado ainda este ano como parte das novidades da marca francesa em 2025. A questão é se o conjunto híbrido-leve será atualizado a tempo para isso.
A Fiat entrou em contato com a Mobiauto após publicação desta matéria e enviou um segundo comunicado acerca da característica do motor T200 Hybrid nos Fiat Pulse e Fastback. Veja abaixo na íntegra.
"O sistema híbrido dos modelos é dotado de duas baterias de 12V (uma a base de chumbo e outra a base de íons de lítio) e uma máquina elétrica que proporciona tanto a função de geração de energia, quanto de motor elétrico que, além de dar a partida no motor térmico, fornece torque elétrico (e-assist) durante as acelerações do veículo, desonerando o motor térmico e somando-se ao torque do mesmo, assim economizando combustível. Uma central eletrônica gerencia os níveis de carga das baterias, aproveitando as reduções e frenagens para carregá-las, fornecendo, quando em aceleração, energia ao motor elétrico para o e-assist. Esta mesma central monitora os níveis de carga das baterias e pode momentaneamente desabilitar o e-assist quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema.
Segundo estudos da empresa, essa é uma condição que não afeta a utilização da maioria dos consumidores. O benefício do sistema híbrido se dá em trânsito urbano e os consumidores que o utilizam nesta situação terão redução de consumo e de níveis de emissão. Neste momento, apenas cerca de 1% dos clientes relataram dúvidas sobre esta situação em nossos canais de atendimento. Os produtos híbridos da Fiat foram desenvolvidos e lançados após exaustivos testes, sendo planejados para que o consumidor sempre possa desfrutar ao máximo de seu veículo. Inovadores em vários aspectos, os híbridos da Fiat são conectados, o que possibilita o monitoramento e o levantamento de dados sobre o carro e a utilização de nossos produtos no dia a dia. Uma vantagem e uma oportunidade, já que podemos realizar evoluções contínuas para melhor atender nossos consumidores. Assim, nos próximos dias, a Fiat vai atualizar os produtos de forma a abranger novos comportamentos de direção de seus clientes.”
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.