Flagra: BYD testa novo Song Pro com motor híbrido flex; o que muda?
O BYD Song Pro com motor híbrido flex não é uma notícia nova. A marca chinesa já tinha confirmado isso em 2024. Porém, agora o SUV foi anunciado durante a inauguração da fábrica em Camaçari (BA) já com outra novidade – o visual remodelado.
Mas por que a montadora mostrou o modelo novo, com o Song Pro atual já na linha 2026? O motivo é justamente o flagra publicado pelo perfil Placa Verde, no qual o SUV aparece com camuflagem na traseira e dianteira, onde deve mudar. Além disso, a placa verde mostra que o veículo ainda está em teste.
Você também pode se interessar:
- BYD Song Pro GS 2026: detalhes em 35 fotos exclusivas
- BYD inaugura fábrica no Brasil e Song Pro híbrido flex será primeira aposta
- BYD Song Pro com isenção para PCD fica mais barato que VW Tera completo
- BYD Song Pro 2026 é revelado com mais equipamentos; conheça em 47 fotos
E não é qualquer teste, a BYD vai estrear seu motor híbrido fllex plug-in no Song Pro. O SUV chinês não será o primeiro com a tecnologia plug-in produzida no Brasil, já que o responsável pelo feito foi o BMW X5 híbrido plug-in em Araquari (SC). Vale lembrar que Corolla Cross e Corolla são híbridos flex, mas do tipo pleno.
No caso do Song Pro, o novo conjunto híbrido comporta o já conhecido motor 1.5 aspirado de 98 cv e 12,4 kgfm de torque que já equipa o SUV, além de King e Song Plus. Combinado ao propulsor, o mesmo motor elétrico de 197 cv e 30,5 kgfm de torque, com duas opções de bateria: 12,9 kWh (GL) e 18,3 kWh (GS). Isso não deve mudar.
O que deve ser alterado realmente no conjunto é a taxa de compressão do motor a combustão, a qual vai ser calibrada para poder receber o etanol, já que o combustível vegetal tem maior poder de detonação.
Além do novo modelo exposto em Camaçari, a BYD divulgou imagens do novo Song Pro, já com a atualização visual. Com isso, podemos ver que as mudanças maiores vão se concentrar na dianteira, com faróis mais afilados, além de mudanças no desenho do para-choque.
A marca chinesa também não faz qualquer alusão à motorização híbrida flex na tampa traseira, onde permanece o nome do carro e a plataforma DM-i. Por isso, até finalizar os testes, o novo Song Pro deve dar as caras novamente somente em 2026, provavelmente já como linha 2027.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
