Fiat Pulse Abarth: o que saber antes de comprar um

Versão esportiva do SUV cativa pelo desempenho, mas não é para todo mundo
GS
Por
06.05.2025 às 13:51
Compartilhe:
Versão esportiva do SUV cativa pelo desempenho, mas não é para todo mundo

O Fiat Pulse Abarth foi o primeiro carro da divisão esportiva a ser fabricado na América do Sul. Embora seja uma versão preparada de fábrica do SUV compacto derivado do Argo, o Pulse Abarth foi concebido com profundas mudanças técnicas para justificar o título de esportivo.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

As suspensões foram desenvolvidas com componentes exclusivos, os freios foram redimensionados (embora mantenham os tambores nas rodas traseiras), os controles de estabilidade e tração passaram por uma reconfiguração, enquanto o motor 1.3 turboflex e o câmbio automático de seis marchas herdados de modelos da Jeep têm mapeamento eletrônico mais agressivo.

Você também pode se interessar por:

O resultado é um carro agradável de guiar de maneira mais agressiva, mas que não chega a ser incômodo de usar no dia a dia. Ainda assim, o Fiat Pulse Abarth não é o modelo mais indicado para o usuário convencional de SUVs, pois as suas características voltadas à diversão ao volante podem desmotivar quem procura por um carro apenas para realizar as tarefas cotidianas focadas no conforto.

Atualmente, o Fiat Pulse Abarth é vendido a partir de R$ 152.990 (maio de 2025). Os únicos opcionais são as rodas de liga leve de 18 polegadas modelo Scorpion (R$ 1.900) e as pinturas sólidas branco Banchisa e vermelho Montecarlo (R$ 990 cada) ou a especial cinza Strato (R$ 1.490), todas contrastando com o teto preto.

Fiat Pulse Abarth – Principais características

Motor: 1.3 16V turbo flex, comando variável na admissão, 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.
Câmbio: automático com 6 marchas.
Tração: dianteira.

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

Dimensões: 4.115 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.544 mm de altura, 2.532 mm de entre-eixos, porta-malas de 370 litros e tanque de combustível de 47 litros.

Revisões até 60.000 km: R$ 4.416

Fiat Pulse Abarth – Pontos positivos

Desempenho: neste quesito, o Fiat Pulse Abarth cumpre o que promete graças ao motor 1.3 turboflex de até 185 cv, que garante disposição de sobra para empurrar os menos de 1.300 kg do SUV compacto. De acordo com os dados de fábrica, o Pulse Abarth precisa de menos de 8 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h.

Dirigibilidade: das versões “civis” do Fiat Pulse o Abarth tem apenas a “casca”, uma vez que o seu conjunto mecânico foi totalmente reformulado para honrar o legado da divisão esportiva. Além de acelerar muito bem, o SUV compacto contorna curvas e freia com precisão.

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

Suspensão: o conjunto tem acerto que combina bem a firmeza necessária para garantir estabilidade, mas sem penalizar demais o conforto. A boa altura livre do solo também garante passar por praticamente qualquer obstáculo urbano sem correr o risco de raspar o assoalho do carro.

Visual: estilo é subjetivo, mas não tem como passar despercebido com o Fiat Pulse Abarth. Os emblemas do escorpião espalhados pela carroceria no lugar dos logotipos da Fiat despertam a atenção, assim como as belas rodas de liga leve de 17 polegadas pintadas de preto e os defletores dos para-choques, que dão uma aparência mais agressiva ao SUV.

Fiat Pulse Abarth – Pontos negativos

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

Espaço interno: os 2,53 metros de distância entre-eixos limitam o espaço, principalmente no banco traseiro, da cabine oriunda do Argo. O projeto baseado em um hatch compacto também restringe o porta-malas, que no Argo tem 300 litros, mas a Fiat diz que no Pulse o compartimento tem 70 litros a mais devido à outra metodologia de medição – mas não explica de onde veio esse espaço extra. Caso o comprador necessite de mais espaço para a bagagem, melhor partir para o “irmão” cupê Fiat Fastback Abarth (parte de R$ 171.990), que oferece as mesmas características mecânicas, mas com um porta-malas de 500 litros.

Ausência de airbags de cortina: o Fiat Pulse Abarth tem quatro airbags, controles de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e sensor de ponto cego. No entanto, por se tratar de um carro com proposta voltada ao desempenho, poderia ter os airbags de cortina para reforçar o pacote de segurança.

Fiat Pulse Abarth – Ficha técnica

Guilherme Silva/Mobiauto

Guilherme Silva/Mobiauto

Motor: 1.3 com injeção direta, 16 válvulas, comando no cabeçote com variação na admissão, acionamento por corrente
Potência: 180 (G) / 185 (E) cv de potência a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm
Peso/potência: 6,92 kg/cv
Peso/torque: 46,6 kg/kgfm
Câmbio: automático com 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 7,6 segundos
Velocidade máxima: 215 km/h

Consumo Inmetro: 10,5 km/l (G) / 7,2 km/l (E) na cidade e 12,2 km/l (G) / 8,8 km/l (E) km/l na estrada

Dimensões: 4.115 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.544 mm de altura, 2.532 mm de entre-eixos, porta-malas de 370 litros e tanque de combustível de 47 litros.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados na dianteira e tambor na traseira; vão livre do solo, 18,8 cm; peso em ordem de marcha, 1.281 kg, pneus 215/50 R17.

Fiat Pulse Abarth – Itens de série

  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto)
  • ASR (Controle eletrônico de tração)
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto
  • Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Alto falantes dianteiros (2), Alto falantes traseiros (2) e Antena
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
  • Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
  • Bancos revestidos em couro
  • Brake light
  • Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
  • Cluster de 7" full digital
  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
  • Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Connect////Me - Serviços Conectados
  • Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Direção elétrica
  • ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
  • ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
  • Estepe temporário
  • Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
  • Faróis em LED
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Freios ABS com EBD
  • Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
  • Hill holder (Assistente de partida em rampa)
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Keyless Entry'n Go
  • LED DRL
  • Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Lanterna traseira em LED
  • Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
  • Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (Luz de poça)
  • Modo Poison com botão de acionamento no volante
  • Motor T270 Turbo Flex
  • Paddle-shifters
  • Partida Remota via chave canivete
  • Piloto automático (Cruise Control)
  • Repetidores de seta laterais em LED
  • Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
  • Rodas de liga leve 7.0 x 17" + Pneus 215/50 R17
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sistema de navegação GPS
  • Teto bicolor
  • Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • USB traseira (Tipo A)
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Volante em couro com regulagem de altura e profundidade
  • Carregador do Celular por Indução
  • Monitoramento de pressão dos pneus

O que saber antes de comprar

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto

  Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp